Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria da Conceição Pinto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51110
Resumo: Este artigo resultou de um trabalho de investigação/intervenção com crianças/adolescentes em situação de acolhimento institucional, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A finalidade de tal investigação/intervenção orientou-se para a criação de uma residência/vivência familiar e a promoção de um caminho para a autonomização, por meio da promoção de competências pessoais, sociais e escolares, visando à aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos potenciadores de emancipação e independência. Para a implementação do plano de ação, em termos metodológicos, orientamo-nos pelo paradigma qualitativo. Tendo como objeto um trabalho de investigação-ação-participativa, procuramos a implicação e a participação dos participantes recorrendo à animação sociocultural. A implementação do projeto fez-se na base do desenvolvimento de cinco oficinas com o objetivo de desenvolver competências comportamentais, emocionais, cognitivas, escolares, funcionais e parentais. A avaliação final do projeto realizado sugere alterações positivas e muito significativas no âmbito do estudo e do aproveitamento escolar, assim como no âmbito das competências pessoais, relacionais e funcionais.
id RCAP_73f2032b785fbac027470b78bb9a109c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomiaCrianças/adolescentes institucionalizadosIntervenção socioeducativaAutonomiaInstitutionalized children/teensSocio-educational interventionAutonomyNiños/adolescentes en instituciónIntervención socio-educacionalAutonomíaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo resultou de um trabalho de investigação/intervenção com crianças/adolescentes em situação de acolhimento institucional, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A finalidade de tal investigação/intervenção orientou-se para a criação de uma residência/vivência familiar e a promoção de um caminho para a autonomização, por meio da promoção de competências pessoais, sociais e escolares, visando à aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos potenciadores de emancipação e independência. Para a implementação do plano de ação, em termos metodológicos, orientamo-nos pelo paradigma qualitativo. Tendo como objeto um trabalho de investigação-ação-participativa, procuramos a implicação e a participação dos participantes recorrendo à animação sociocultural. A implementação do projeto fez-se na base do desenvolvimento de cinco oficinas com o objetivo de desenvolver competências comportamentais, emocionais, cognitivas, escolares, funcionais e parentais. A avaliação final do projeto realizado sugere alterações positivas e muito significativas no âmbito do estudo e do aproveitamento escolar, assim como no âmbito das competências pessoais, relacionais e funcionais.This paper is a result from an action-research program developed with 7 to 12 year-children/teens living under institutional care. The aim of this project was the creation of a home and family life for these children and of their empowerment through the promotion of personal, social and academic skills that enhance emancipation and independence. For the implementation of the action plan, in terms of methodology, we are guided by the qualitative paradigm; we followed a work-action-participatory research plan seeking the active involvement of the participants in sociocultural animation tasks. It was implemented through the development of five workshops about behavioral, emotional, cognitive, educational, functional and parenting skills. The data was subjected to a qualitative analysis, the results of which suggest the existence of positive and significant changes in participants’ academic knowledge and school performance, as well as in what concerns to personal, relational and functional skills.Este proyecto ha resultado de un trabajo de investigación/ intervención con jóvenes en situación de refugio institucional, con edades comprendidas entre los 7 y 12 años de edad. La finalidad de este proyecto se orientó para la creación de una residencia/ vivencia familiar y la promoción de un camino para la autonomía a través de la promoción de competencias personales, sociales y escolares, proponiéndose la adquisición de conocimientos, actitudes y comportamientos potenciadores de emancipación e independencia. Para la implementación del plan de acción, en términos metodológicos, nos hemos orientado por el paradigma cualitativo y teniendo como objeto un trabajo de investigación acción participativa, hemos procurado la implicación y participación de los participantes recurriendo a la animación sociocultural. La implementación del proyecto se realizó con base en 5 workshops con el objetivo de desarrollar competencias comportamentales, emocionales, cognitivas, escolares, funcionales y parentales. La evaluación final del proyecto sugiere alteraciones positivas y muy significativas al nivel de la enseñanza y del beneficio escolar, bien como a nivel de las competencias personales, relacionales y funcionales.info:eu-repo/semantics/publishedVersionCentro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)Universidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição Pinto2016-062016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51110por1518-70392317-6091https://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/487/357info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:26.176080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia
title Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia
spellingShingle Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia
Antunes, Maria da Conceição Pinto
Crianças/adolescentes institucionalizados
Intervenção socioeducativa
Autonomia
Institutionalized children/teens
Socio-educational intervention
Autonomy
Niños/adolescentes en institución
Intervención socio-educacional
Autonomía
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia
title_full Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia
title_fullStr Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia
title_full_unstemmed Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia
title_sort Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia
author Antunes, Maria da Conceição Pinto
author_facet Antunes, Maria da Conceição Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria da Conceição Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças/adolescentes institucionalizados
Intervenção socioeducativa
Autonomia
Institutionalized children/teens
Socio-educational intervention
Autonomy
Niños/adolescentes en institución
Intervención socio-educacional
Autonomía
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Crianças/adolescentes institucionalizados
Intervenção socioeducativa
Autonomia
Institutionalized children/teens
Socio-educational intervention
Autonomy
Niños/adolescentes en institución
Intervención socio-educacional
Autonomía
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo resultou de um trabalho de investigação/intervenção com crianças/adolescentes em situação de acolhimento institucional, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A finalidade de tal investigação/intervenção orientou-se para a criação de uma residência/vivência familiar e a promoção de um caminho para a autonomização, por meio da promoção de competências pessoais, sociais e escolares, visando à aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos potenciadores de emancipação e independência. Para a implementação do plano de ação, em termos metodológicos, orientamo-nos pelo paradigma qualitativo. Tendo como objeto um trabalho de investigação-ação-participativa, procuramos a implicação e a participação dos participantes recorrendo à animação sociocultural. A implementação do projeto fez-se na base do desenvolvimento de cinco oficinas com o objetivo de desenvolver competências comportamentais, emocionais, cognitivas, escolares, funcionais e parentais. A avaliação final do projeto realizado sugere alterações positivas e muito significativas no âmbito do estudo e do aproveitamento escolar, assim como no âmbito das competências pessoais, relacionais e funcionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06
2016-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/51110
url http://hdl.handle.net/1822/51110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1518-7039
2317-6091
https://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/487/357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133130333880320