Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51110 |
Resumo: | Este artigo resultou de um trabalho de investigação/intervenção com crianças/adolescentes em situação de acolhimento institucional, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A finalidade de tal investigação/intervenção orientou-se para a criação de uma residência/vivência familiar e a promoção de um caminho para a autonomização, por meio da promoção de competências pessoais, sociais e escolares, visando à aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos potenciadores de emancipação e independência. Para a implementação do plano de ação, em termos metodológicos, orientamo-nos pelo paradigma qualitativo. Tendo como objeto um trabalho de investigação-ação-participativa, procuramos a implicação e a participação dos participantes recorrendo à animação sociocultural. A implementação do projeto fez-se na base do desenvolvimento de cinco oficinas com o objetivo de desenvolver competências comportamentais, emocionais, cognitivas, escolares, funcionais e parentais. A avaliação final do projeto realizado sugere alterações positivas e muito significativas no âmbito do estudo e do aproveitamento escolar, assim como no âmbito das competências pessoais, relacionais e funcionais. |
id |
RCAP_73f2032b785fbac027470b78bb9a109c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51110 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomiaCrianças/adolescentes institucionalizadosIntervenção socioeducativaAutonomiaInstitutionalized children/teensSocio-educational interventionAutonomyNiños/adolescentes en instituciónIntervención socio-educacionalAutonomíaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo resultou de um trabalho de investigação/intervenção com crianças/adolescentes em situação de acolhimento institucional, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A finalidade de tal investigação/intervenção orientou-se para a criação de uma residência/vivência familiar e a promoção de um caminho para a autonomização, por meio da promoção de competências pessoais, sociais e escolares, visando à aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos potenciadores de emancipação e independência. Para a implementação do plano de ação, em termos metodológicos, orientamo-nos pelo paradigma qualitativo. Tendo como objeto um trabalho de investigação-ação-participativa, procuramos a implicação e a participação dos participantes recorrendo à animação sociocultural. A implementação do projeto fez-se na base do desenvolvimento de cinco oficinas com o objetivo de desenvolver competências comportamentais, emocionais, cognitivas, escolares, funcionais e parentais. A avaliação final do projeto realizado sugere alterações positivas e muito significativas no âmbito do estudo e do aproveitamento escolar, assim como no âmbito das competências pessoais, relacionais e funcionais.This paper is a result from an action-research program developed with 7 to 12 year-children/teens living under institutional care. The aim of this project was the creation of a home and family life for these children and of their empowerment through the promotion of personal, social and academic skills that enhance emancipation and independence. For the implementation of the action plan, in terms of methodology, we are guided by the qualitative paradigm; we followed a work-action-participatory research plan seeking the active involvement of the participants in sociocultural animation tasks. It was implemented through the development of five workshops about behavioral, emotional, cognitive, educational, functional and parenting skills. The data was subjected to a qualitative analysis, the results of which suggest the existence of positive and significant changes in participants’ academic knowledge and school performance, as well as in what concerns to personal, relational and functional skills.Este proyecto ha resultado de un trabajo de investigación/ intervención con jóvenes en situación de refugio institucional, con edades comprendidas entre los 7 y 12 años de edad. La finalidad de este proyecto se orientó para la creación de una residencia/ vivencia familiar y la promoción de un camino para la autonomía a través de la promoción de competencias personales, sociales y escolares, proponiéndose la adquisición de conocimientos, actitudes y comportamientos potenciadores de emancipación e independencia. Para la implementación del plan de acción, en términos metodológicos, nos hemos orientado por el paradigma cualitativo y teniendo como objeto un trabajo de investigación acción participativa, hemos procurado la implicación y participación de los participantes recurriendo a la animación sociocultural. La implementación del proyecto se realizó con base en 5 workshops con el objetivo de desarrollar competencias comportamentales, emocionales, cognitivas, escolares, funcionales y parentales. La evaluación final del proyecto sugiere alteraciones positivas y muy significativas al nivel de la enseñanza y del beneficio escolar, bien como a nivel de las competencias personales, relacionales y funcionales.info:eu-repo/semantics/publishedVersionCentro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)Universidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição Pinto2016-062016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51110por1518-70392317-6091https://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/487/357info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:26.176080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia |
title |
Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia |
spellingShingle |
Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia Antunes, Maria da Conceição Pinto Crianças/adolescentes institucionalizados Intervenção socioeducativa Autonomia Institutionalized children/teens Socio-educational intervention Autonomy Niños/adolescentes en institución Intervención socio-educacional Autonomía Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia |
title_full |
Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia |
title_fullStr |
Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia |
title_full_unstemmed |
Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia |
title_sort |
Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia |
author |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_facet |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças/adolescentes institucionalizados Intervenção socioeducativa Autonomia Institutionalized children/teens Socio-educational intervention Autonomy Niños/adolescentes en institución Intervención socio-educacional Autonomía Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Crianças/adolescentes institucionalizados Intervenção socioeducativa Autonomia Institutionalized children/teens Socio-educational intervention Autonomy Niños/adolescentes en institución Intervención socio-educacional Autonomía Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo resultou de um trabalho de investigação/intervenção com crianças/adolescentes em situação de acolhimento institucional, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A finalidade de tal investigação/intervenção orientou-se para a criação de uma residência/vivência familiar e a promoção de um caminho para a autonomização, por meio da promoção de competências pessoais, sociais e escolares, visando à aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos potenciadores de emancipação e independência. Para a implementação do plano de ação, em termos metodológicos, orientamo-nos pelo paradigma qualitativo. Tendo como objeto um trabalho de investigação-ação-participativa, procuramos a implicação e a participação dos participantes recorrendo à animação sociocultural. A implementação do projeto fez-se na base do desenvolvimento de cinco oficinas com o objetivo de desenvolver competências comportamentais, emocionais, cognitivas, escolares, funcionais e parentais. A avaliação final do projeto realizado sugere alterações positivas e muito significativas no âmbito do estudo e do aproveitamento escolar, assim como no âmbito das competências pessoais, relacionais e funcionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06 2016-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/51110 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/51110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1518-7039 2317-6091 https://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/487/357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133130333880320 |