Possibilidades de mediação da informação no Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1847 |
Resumo: | A pesquisa faz uma análise sobre a mediação da informação nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Discorreu-se, de modo sucinto, sobre a expansão dos Institutos Federais e de suas bibliotecas pelo país, que atendem um público diverso, no âmbito social e econômico, e que podem cursar a educação profissional do nível básico ao superior. O objetivo geral do trabalho é analisar a mediação da informação nas bibliotecas do Instituto por meio do bibliotecário, discutindo-se o conceito de interferência do profissional da informação na teoria e na práxis. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem quali-quantitativa onde realizou-se como procedimentos: levantamento bibliográfico conciso sobre mediação da informação (tema central) relacionando os conceitos do tema central e a práxis bibliotecária; análise documental elencou as atribuições dos bibliotecários e quais se enquadram na mediação da informação. Dentre os resultados verificou-se que 93,8% dos entrevistados concordam realizar atividades gerenciais; cerca de 88% disseram realizar atividades educativas e culturais em suas bibliotecas; e além disso, 25% concordam parcialmente e 75% concordam totalmente que realizam catalogação, indexação ou outra atividade técnica, ou seja, 100% dos entrevistados realizam processamento técnico nas bibliotecas. A maioria dessas bibliotecas não atuam em espaços setorizados, como as bibliotecas universitárias, e são compostas, por um bibliotecário e auxiliares técnicos. Dessa forma, é possível afirmar que a mediação da informação realizada nas bibliotecas do Instituto Federal do Pará ocorre sobre três aspectos: o gerencial, o técnico e sócio-educativo-cultural. Nas considerações finais são apontadas algumas sugestões de aplicabilidade da mediação da informação baseado na coleta de exemplos e modernização de bibliotecas. |
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