Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rita Cássia Silva dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guaraldo, Tamara de Souza Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1851
Resumo: O presente trabalho refere-se à aplicação de atividades didáticas e de mediação da informação no curso de Gestão de Tecnologia de uma faculdade particular na cidade de Bauru/SP, no segundo semestre de 2020, durante isolamento social da COVID-19. A pandemia surge como situação-problema, com isso levou ao uso de novas formas de ensino/aprendizagem, como o ensino remoto emergencial (ERE) e uso de plataformas para mediação da informação entre docentes e alunos. O artigo tem por objetivo apresentar as adequações ao ERE, as estratégias didáticas e de mediação da informação na disciplina de Tecnologia da Informação, os resultados obtidos e a percepção dos alunos em relação a estas. Apresenta uma metodologia de caráter exploratório descritivo, se refere à narração das estratégias desenvolvidas na disciplina citada durante o ERE. Foram observados o uso de metodologias ativas, como atividades práticas, desenvolvimento de vídeos, apresentações on-line, com apoio da plataforma Google Classroom para mediação da informação entre docente e alunos. Dentre os trabalhos desenvolvidos foram analisados a produção de vídeos aulas pelos próprios alunos, em equipes remotamente, e produção de e-book explicativo sobre o conteúdo dos vídeos desenvolvidos. Como avaliação final, foi aplicado um questionário sobre o aproveitamento da disciplina, o comportamento dos alunos e a percepção geral deste momento. Os resultados encontrados, através da análise dos trabalhos apresentados pelos alunos e dos questionários, demonstraram que as atividades propostas, proporcionaram uma aprendizagem ativa na busca e uso de informações. A Mediação da Informação através da Plataforma Google Classroom, foi exercitada de maneira satisfatória, e pôde auxiliar para gerar mais autonomia aos alunos. Considera-se também que, os alunos vivenciaram uma aprendizagem dinâmica, fora dos moldes padrão da aula presencial, incentivando o aluno a desenvolver o seu conhecimento via pesquisa e busca de informações.
id FEBAB-1_3eaf333cbaa2308d621a1ae83f2e704e
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1851
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SPMediação da InformaçãoEnsino remoto emergencialMetodologias AtivasGoogle ClassroomO presente trabalho refere-se à aplicação de atividades didáticas e de mediação da informação no curso de Gestão de Tecnologia de uma faculdade particular na cidade de Bauru/SP, no segundo semestre de 2020, durante isolamento social da COVID-19. A pandemia surge como situação-problema, com isso levou ao uso de novas formas de ensino/aprendizagem, como o ensino remoto emergencial (ERE) e uso de plataformas para mediação da informação entre docentes e alunos. O artigo tem por objetivo apresentar as adequações ao ERE, as estratégias didáticas e de mediação da informação na disciplina de Tecnologia da Informação, os resultados obtidos e a percepção dos alunos em relação a estas. Apresenta uma metodologia de caráter exploratório descritivo, se refere à narração das estratégias desenvolvidas na disciplina citada durante o ERE. Foram observados o uso de metodologias ativas, como atividades práticas, desenvolvimento de vídeos, apresentações on-line, com apoio da plataforma Google Classroom para mediação da informação entre docente e alunos. Dentre os trabalhos desenvolvidos foram analisados a produção de vídeos aulas pelos próprios alunos, em equipes remotamente, e produção de e-book explicativo sobre o conteúdo dos vídeos desenvolvidos. Como avaliação final, foi aplicado um questionário sobre o aproveitamento da disciplina, o comportamento dos alunos e a percepção geral deste momento. Os resultados encontrados, através da análise dos trabalhos apresentados pelos alunos e dos questionários, demonstraram que as atividades propostas, proporcionaram uma aprendizagem ativa na busca e uso de informações. A Mediação da Informação através da Plataforma Google Classroom, foi exercitada de maneira satisfatória, e pôde auxiliar para gerar mais autonomia aos alunos. Considera-se também que, os alunos vivenciaram uma aprendizagem dinâmica, fora dos moldes padrão da aula presencial, incentivando o aluno a desenvolver o seu conhecimento via pesquisa e busca de informações.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1851Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-141980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1851/1408Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rita Cássia Silva dosGuaraldo, Tamara de Souza Brandão2022-09-03T17:11:17Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1851Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-09-03T17:11:17RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP
title Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP
spellingShingle Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP
Santos, Rita Cássia Silva dos
Mediação da Informação
Ensino remoto emergencial
Metodologias Ativas
Google Classroom
title_short Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP
title_full Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP
title_fullStr Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP
title_full_unstemmed Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP
title_sort Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP
author Santos, Rita Cássia Silva dos
author_facet Santos, Rita Cássia Silva dos
Guaraldo, Tamara de Souza Brandão
author_role author
author2 Guaraldo, Tamara de Souza Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rita Cássia Silva dos
Guaraldo, Tamara de Souza Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação da Informação
Ensino remoto emergencial
Metodologias Ativas
Google Classroom
topic Mediação da Informação
Ensino remoto emergencial
Metodologias Ativas
Google Classroom
description O presente trabalho refere-se à aplicação de atividades didáticas e de mediação da informação no curso de Gestão de Tecnologia de uma faculdade particular na cidade de Bauru/SP, no segundo semestre de 2020, durante isolamento social da COVID-19. A pandemia surge como situação-problema, com isso levou ao uso de novas formas de ensino/aprendizagem, como o ensino remoto emergencial (ERE) e uso de plataformas para mediação da informação entre docentes e alunos. O artigo tem por objetivo apresentar as adequações ao ERE, as estratégias didáticas e de mediação da informação na disciplina de Tecnologia da Informação, os resultados obtidos e a percepção dos alunos em relação a estas. Apresenta uma metodologia de caráter exploratório descritivo, se refere à narração das estratégias desenvolvidas na disciplina citada durante o ERE. Foram observados o uso de metodologias ativas, como atividades práticas, desenvolvimento de vídeos, apresentações on-line, com apoio da plataforma Google Classroom para mediação da informação entre docente e alunos. Dentre os trabalhos desenvolvidos foram analisados a produção de vídeos aulas pelos próprios alunos, em equipes remotamente, e produção de e-book explicativo sobre o conteúdo dos vídeos desenvolvidos. Como avaliação final, foi aplicado um questionário sobre o aproveitamento da disciplina, o comportamento dos alunos e a percepção geral deste momento. Os resultados encontrados, através da análise dos trabalhos apresentados pelos alunos e dos questionários, demonstraram que as atividades propostas, proporcionaram uma aprendizagem ativa na busca e uso de informações. A Mediação da Informação através da Plataforma Google Classroom, foi exercitada de maneira satisfatória, e pôde auxiliar para gerar mais autonomia aos alunos. Considera-se também que, os alunos vivenciaram uma aprendizagem dinâmica, fora dos moldes padrão da aula presencial, incentivando o aluno a desenvolver o seu conhecimento via pesquisa e busca de informações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1851
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1851/1408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-14
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319780412784640