Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo compreender as práticas de mediação da leitura no que concerne ao ensino-aprendizagem dos estudantes do curso de Biblioteconomia, a partir da disciplina Teoria e Prática da Leitura, ofertada no referido curso, na Universidade Federal do Ceará. Para consecução deste objetivo, analisamos a percepção dos discentes quanto à formação de leitores e à mediação da leitura, correlacionamos conceitos inerentes à temática e elencamos as práticas de ensino-aprendizagem empregadas, a partir de disciplinas ofertadas nos cursos de Biblioteconomia nas universidades do Nordeste do Brasil. Como metodologia, inicia-se com estudo bibliográfico sobre formação de leitores e mediação da leitura a partir dos autores, Freire (1992), Cândido (2011), Almeida Júnior (2007), Barbosa et al. (2020), Britto (2009), Cavalcante (2016; 2018), Ferreira (2009), Silva, Ferreira e Scorsi (2009), Petit (2009), dentre outros. A pesquisa empírica, de caráter analítico e exploratório, foi realizada com os estudantes da disciplina Teoria e Prática da Leitura, no semestre 2021.2, por meio da aplicação de questionário eletrônico e observação participante. Ao analisar os dados da pesquisa, conclui-se que a mediação da leitura é elemento essencial para a formação bibliotecária, bem como para despertar nos estudantes a visão crítica do seu papel social e educador, considerando que muitas e significativas são as vozes leitoras na construção de si e do outro. |
id |
FEBAB-1_6e7b7356562f4e4d4806a83dd81de411 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1819 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediadorMediação da leituraPráticas de mediação da leituraFormação de mediadores da leituraEnsino-aprendizagem.A pesquisa tem como objetivo compreender as práticas de mediação da leitura no que concerne ao ensino-aprendizagem dos estudantes do curso de Biblioteconomia, a partir da disciplina Teoria e Prática da Leitura, ofertada no referido curso, na Universidade Federal do Ceará. Para consecução deste objetivo, analisamos a percepção dos discentes quanto à formação de leitores e à mediação da leitura, correlacionamos conceitos inerentes à temática e elencamos as práticas de ensino-aprendizagem empregadas, a partir de disciplinas ofertadas nos cursos de Biblioteconomia nas universidades do Nordeste do Brasil. Como metodologia, inicia-se com estudo bibliográfico sobre formação de leitores e mediação da leitura a partir dos autores, Freire (1992), Cândido (2011), Almeida Júnior (2007), Barbosa et al. (2020), Britto (2009), Cavalcante (2016; 2018), Ferreira (2009), Silva, Ferreira e Scorsi (2009), Petit (2009), dentre outros. A pesquisa empírica, de caráter analítico e exploratório, foi realizada com os estudantes da disciplina Teoria e Prática da Leitura, no semestre 2021.2, por meio da aplicação de questionário eletrônico e observação participante. Ao analisar os dados da pesquisa, conclui-se que a mediação da leitura é elemento essencial para a formação bibliotecária, bem como para despertar nos estudantes a visão crítica do seu papel social e educador, considerando que muitas e significativas são as vozes leitoras na construção de si e do outro.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-201980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819/1376Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Luana Karen Rodrigues deCavalcante, Lidia Eugenia2022-09-03T17:11:14Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1819Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-09-03T17:11:14RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador |
title |
Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador |
spellingShingle |
Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador Carvalho, Luana Karen Rodrigues de Mediação da leitura Práticas de mediação da leitura Formação de mediadores da leitura Ensino-aprendizagem. |
title_short |
Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador |
title_full |
Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador |
title_fullStr |
Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador |
title_full_unstemmed |
Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador |
title_sort |
Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador |
author |
Carvalho, Luana Karen Rodrigues de |
author_facet |
Carvalho, Luana Karen Rodrigues de Cavalcante, Lidia Eugenia |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Lidia Eugenia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Luana Karen Rodrigues de Cavalcante, Lidia Eugenia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação da leitura Práticas de mediação da leitura Formação de mediadores da leitura Ensino-aprendizagem. |
topic |
Mediação da leitura Práticas de mediação da leitura Formação de mediadores da leitura Ensino-aprendizagem. |
description |
A pesquisa tem como objetivo compreender as práticas de mediação da leitura no que concerne ao ensino-aprendizagem dos estudantes do curso de Biblioteconomia, a partir da disciplina Teoria e Prática da Leitura, ofertada no referido curso, na Universidade Federal do Ceará. Para consecução deste objetivo, analisamos a percepção dos discentes quanto à formação de leitores e à mediação da leitura, correlacionamos conceitos inerentes à temática e elencamos as práticas de ensino-aprendizagem empregadas, a partir de disciplinas ofertadas nos cursos de Biblioteconomia nas universidades do Nordeste do Brasil. Como metodologia, inicia-se com estudo bibliográfico sobre formação de leitores e mediação da leitura a partir dos autores, Freire (1992), Cândido (2011), Almeida Júnior (2007), Barbosa et al. (2020), Britto (2009), Cavalcante (2016; 2018), Ferreira (2009), Silva, Ferreira e Scorsi (2009), Petit (2009), dentre outros. A pesquisa empírica, de caráter analítico e exploratório, foi realizada com os estudantes da disciplina Teoria e Prática da Leitura, no semestre 2021.2, por meio da aplicação de questionário eletrônico e observação participante. Ao analisar os dados da pesquisa, conclui-se que a mediação da leitura é elemento essencial para a formação bibliotecária, bem como para despertar nos estudantes a visão crítica do seu papel social e educador, considerando que muitas e significativas são as vozes leitoras na construção de si e do outro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819/1376 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-20 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319780176855040 |