Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luana Karen Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cavalcante, Lidia Eugenia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender as práticas de mediação da leitura no que concerne ao ensino-aprendizagem dos estudantes do curso de Biblioteconomia, a partir da disciplina Teoria e Prática da Leitura, ofertada no referido curso, na Universidade Federal do Ceará. Para consecução deste objetivo, analisamos a percepção dos discentes quanto à formação de leitores e à mediação da leitura, correlacionamos conceitos inerentes à temática e elencamos as práticas de ensino-aprendizagem empregadas, a partir de disciplinas ofertadas nos cursos de Biblioteconomia nas universidades do Nordeste do Brasil. Como metodologia, inicia-se com estudo bibliográfico sobre formação de leitores e mediação da leitura a partir dos autores, Freire (1992), Cândido (2011), Almeida Júnior (2007), Barbosa et al. (2020), Britto (2009), Cavalcante (2016; 2018), Ferreira (2009), Silva, Ferreira e Scorsi (2009), Petit (2009), dentre outros. A pesquisa empírica, de caráter analítico e exploratório, foi realizada com os estudantes da disciplina Teoria e Prática da Leitura, no semestre 2021.2, por meio da aplicação de questionário eletrônico e observação participante. Ao analisar os dados da pesquisa, conclui-se que a mediação da leitura é elemento essencial para a formação bibliotecária, bem como para despertar nos estudantes a visão crítica do seu papel social e educador, considerando que muitas e significativas são as vozes leitoras na construção de si e do outro.
id FEBAB-1_6e7b7356562f4e4d4806a83dd81de411
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1819
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediadorMediação da leituraPráticas de mediação da leituraFormação de mediadores da leituraEnsino-aprendizagem.A pesquisa tem como objetivo compreender as práticas de mediação da leitura no que concerne ao ensino-aprendizagem dos estudantes do curso de Biblioteconomia, a partir da disciplina Teoria e Prática da Leitura, ofertada no referido curso, na Universidade Federal do Ceará. Para consecução deste objetivo, analisamos a percepção dos discentes quanto à formação de leitores e à mediação da leitura, correlacionamos conceitos inerentes à temática e elencamos as práticas de ensino-aprendizagem empregadas, a partir de disciplinas ofertadas nos cursos de Biblioteconomia nas universidades do Nordeste do Brasil. Como metodologia, inicia-se com estudo bibliográfico sobre formação de leitores e mediação da leitura a partir dos autores, Freire (1992), Cândido (2011), Almeida Júnior (2007), Barbosa et al. (2020), Britto (2009), Cavalcante (2016; 2018), Ferreira (2009), Silva, Ferreira e Scorsi (2009), Petit (2009), dentre outros. A pesquisa empírica, de caráter analítico e exploratório, foi realizada com os estudantes da disciplina Teoria e Prática da Leitura, no semestre 2021.2, por meio da aplicação de questionário eletrônico e observação participante. Ao analisar os dados da pesquisa, conclui-se que a mediação da leitura é elemento essencial para a formação bibliotecária, bem como para despertar nos estudantes a visão crítica do seu papel social e educador, considerando que muitas e significativas são as vozes leitoras na construção de si e do outro.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-201980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819/1376Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Luana Karen Rodrigues deCavalcante, Lidia Eugenia2022-09-03T17:11:14Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1819Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-09-03T17:11:14RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador
title Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador
spellingShingle Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador
Carvalho, Luana Karen Rodrigues de
Mediação da leitura
Práticas de mediação da leitura
Formação de mediadores da leitura
Ensino-aprendizagem.
title_short Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador
title_full Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador
title_fullStr Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador
title_full_unstemmed Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador
title_sort Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador
author Carvalho, Luana Karen Rodrigues de
author_facet Carvalho, Luana Karen Rodrigues de
Cavalcante, Lidia Eugenia
author_role author
author2 Cavalcante, Lidia Eugenia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luana Karen Rodrigues de
Cavalcante, Lidia Eugenia
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação da leitura
Práticas de mediação da leitura
Formação de mediadores da leitura
Ensino-aprendizagem.
topic Mediação da leitura
Práticas de mediação da leitura
Formação de mediadores da leitura
Ensino-aprendizagem.
description A pesquisa tem como objetivo compreender as práticas de mediação da leitura no que concerne ao ensino-aprendizagem dos estudantes do curso de Biblioteconomia, a partir da disciplina Teoria e Prática da Leitura, ofertada no referido curso, na Universidade Federal do Ceará. Para consecução deste objetivo, analisamos a percepção dos discentes quanto à formação de leitores e à mediação da leitura, correlacionamos conceitos inerentes à temática e elencamos as práticas de ensino-aprendizagem empregadas, a partir de disciplinas ofertadas nos cursos de Biblioteconomia nas universidades do Nordeste do Brasil. Como metodologia, inicia-se com estudo bibliográfico sobre formação de leitores e mediação da leitura a partir dos autores, Freire (1992), Cândido (2011), Almeida Júnior (2007), Barbosa et al. (2020), Britto (2009), Cavalcante (2016; 2018), Ferreira (2009), Silva, Ferreira e Scorsi (2009), Petit (2009), dentre outros. A pesquisa empírica, de caráter analítico e exploratório, foi realizada com os estudantes da disciplina Teoria e Prática da Leitura, no semestre 2021.2, por meio da aplicação de questionário eletrônico e observação participante. Ao analisar os dados da pesquisa, conclui-se que a mediação da leitura é elemento essencial para a formação bibliotecária, bem como para despertar nos estudantes a visão crítica do seu papel social e educador, considerando que muitas e significativas são as vozes leitoras na construção de si e do outro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819/1376
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-20
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319780176855040