Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, é explicitar as possibilidades e ações de combate à desinformação por parte dos estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal De Rondônia – UNIR. Visa, especificamente, analisar como eles enxergam esse fenômeno, as competências que desenvolvem no curso, a atuação do bibliotecário na linha de frente desse problema e o que eles fazem e pretendem fazer para combater a desinformação. Foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de explorar questões sobre desinformação e bibliotecário, seguido de uma coleta de dados, realizada através de entrevistas, feitas remotamente. O procedimento de análise de dados é baseado na análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes entendem a desinformação como a produção de notícias falsas, a falta de cuidado com as fontes e a ausência de informação. Também foi possível perceber que eles possuem uma perspectiva responsável em relação à informação, desenvolvendo competências de checagem de fontes e discernimento para identificar um conteúdo confiável. Por fim, foram identificadas suas ações de combate à desinformação tanto no cotidiano quanto futuramente, com o desenvolvimento de projetos que de alguma forma contribuirão para a conscientização desse fenômeno. Dessa forma, este trabalho visou contribuir para a evolução dessa discussão, para que esse assunto seja continuado e explorado por outros pesquisadores. |
id |
FEBAB-1_7da53823eca8eb2d51ec2fd28616156a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1751 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformaçãoDesinformaçãoBiblioteconomiaFake newsFormação do bibliotecárioO objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, é explicitar as possibilidades e ações de combate à desinformação por parte dos estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal De Rondônia – UNIR. Visa, especificamente, analisar como eles enxergam esse fenômeno, as competências que desenvolvem no curso, a atuação do bibliotecário na linha de frente desse problema e o que eles fazem e pretendem fazer para combater a desinformação. Foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de explorar questões sobre desinformação e bibliotecário, seguido de uma coleta de dados, realizada através de entrevistas, feitas remotamente. O procedimento de análise de dados é baseado na análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes entendem a desinformação como a produção de notícias falsas, a falta de cuidado com as fontes e a ausência de informação. Também foi possível perceber que eles possuem uma perspectiva responsável em relação à informação, desenvolvendo competências de checagem de fontes e discernimento para identificar um conteúdo confiável. Por fim, foram identificadas suas ações de combate à desinformação tanto no cotidiano quanto futuramente, com o desenvolvimento de projetos que de alguma forma contribuirão para a conscientização desse fenômeno. Dessa forma, este trabalho visou contribuir para a evolução dessa discussão, para que esse assunto seja continuado e explorado por outros pesquisadores.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2023-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 19 (2023): Jubileu de ouro; 1-231980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751/1463Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Camilade Lucca, Djuli MachadoAymonin, Andréa Doyle Louzada de Mattos Dodebei2023-09-06T00:17:29Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1751Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdONGhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2023-09-06T00:17:29RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação |
title |
Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação |
spellingShingle |
Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação Furtado, Camila Desinformação Biblioteconomia Fake news Formação do bibliotecário |
title_short |
Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação |
title_full |
Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação |
title_fullStr |
Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação |
title_full_unstemmed |
Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação |
title_sort |
Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação |
author |
Furtado, Camila |
author_facet |
Furtado, Camila de Lucca, Djuli Machado Aymonin, Andréa Doyle Louzada de Mattos Dodebei |
author_role |
author |
author2 |
de Lucca, Djuli Machado Aymonin, Andréa Doyle Louzada de Mattos Dodebei |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Camila de Lucca, Djuli Machado Aymonin, Andréa Doyle Louzada de Mattos Dodebei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desinformação Biblioteconomia Fake news Formação do bibliotecário |
topic |
Desinformação Biblioteconomia Fake news Formação do bibliotecário |
description |
O objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, é explicitar as possibilidades e ações de combate à desinformação por parte dos estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal De Rondônia – UNIR. Visa, especificamente, analisar como eles enxergam esse fenômeno, as competências que desenvolvem no curso, a atuação do bibliotecário na linha de frente desse problema e o que eles fazem e pretendem fazer para combater a desinformação. Foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de explorar questões sobre desinformação e bibliotecário, seguido de uma coleta de dados, realizada através de entrevistas, feitas remotamente. O procedimento de análise de dados é baseado na análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes entendem a desinformação como a produção de notícias falsas, a falta de cuidado com as fontes e a ausência de informação. Também foi possível perceber que eles possuem uma perspectiva responsável em relação à informação, desenvolvendo competências de checagem de fontes e discernimento para identificar um conteúdo confiável. Por fim, foram identificadas suas ações de combate à desinformação tanto no cotidiano quanto futuramente, com o desenvolvimento de projetos que de alguma forma contribuirão para a conscientização desse fenômeno. Dessa forma, este trabalho visou contribuir para a evolução dessa discussão, para que esse assunto seja continuado e explorado por outros pesquisadores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751/1463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 19 (2023): Jubileu de ouro; 1-23 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1820240354321891328 |