Preservação cultural de Fortaleza-CE: uma análise sobre educação patrimonial

Bibliographic Details
Main Author: Conrado, Déborah Monnise
Publication Date: 2022
Other Authors: Nunes, Jefferson Veras
Format: Article
Language: por
Source: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Download full: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1807
Summary: Trata sobre patrimônio cultural, tendo como foco a cidade de Fortaleza-Ce. Nesse sentido, versa sobre o papel da Educação Patrimonial para a preservação cultural, tendo como objetivo principal analisar em que medida a percepção do patrimônio cultural de Fortaleza-Ce pode contribuir para a preservação cultural da cidade, sobretudo, quando aliado a práticas educativas patrimoniais. Sob uma abordagem qualitativa, o estudo se caracteriza como exploratório no tocante aos objetivos, utilizando como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Para a coleta de dados, adotou-se o questionário, com questões organizadas em torno das seguintes categorias: Patrimônio Cultural de Fortaleza; Educação Patrimonial e seus agentes; e, Preservação Cultural da Cidade. Como resultados, traz relatos que apresentam vivências na cidade, contribuindo, inclusive, com sugestões dos próprios respondentes para aprimorar a preservação da história e da cultura de Fortaleza, podendo ser melhor exploradas pelo poder público através de políticas que visem a Educação Patrimonial. Conclui que a cidade de Fortaleza se destaca tanto por seus aspectos materiais quanto imateriais, sendo, no entanto, reconhecida pela presença do humor, da música e da gastronomia, além de equipamentos como praças e teatros com significativo valor histórico e cultural. A contribuição da presente pesquisa dirige-se a discussões acerca da preservação do patrimônio cultural das cidades no âmbito da Ciência da Informação, reforçando, entretanto, a importância do poder público fomentar um número cada vez maior de ações educativas que visem a preservação da memória, da tradição e da cultura.
id FEBAB-1_7dcd086382f32d4eab6ef4644ba3f828
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1807
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Preservação cultural de Fortaleza-CE: uma análise sobre educação patrimonialPatrimônio culturalEducação PatrimonialPatrimônioPreservação da memóriaFortaleza-CeTrata sobre patrimônio cultural, tendo como foco a cidade de Fortaleza-Ce. Nesse sentido, versa sobre o papel da Educação Patrimonial para a preservação cultural, tendo como objetivo principal analisar em que medida a percepção do patrimônio cultural de Fortaleza-Ce pode contribuir para a preservação cultural da cidade, sobretudo, quando aliado a práticas educativas patrimoniais. Sob uma abordagem qualitativa, o estudo se caracteriza como exploratório no tocante aos objetivos, utilizando como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Para a coleta de dados, adotou-se o questionário, com questões organizadas em torno das seguintes categorias: Patrimônio Cultural de Fortaleza; Educação Patrimonial e seus agentes; e, Preservação Cultural da Cidade. Como resultados, traz relatos que apresentam vivências na cidade, contribuindo, inclusive, com sugestões dos próprios respondentes para aprimorar a preservação da história e da cultura de Fortaleza, podendo ser melhor exploradas pelo poder público através de políticas que visem a Educação Patrimonial. Conclui que a cidade de Fortaleza se destaca tanto por seus aspectos materiais quanto imateriais, sendo, no entanto, reconhecida pela presença do humor, da música e da gastronomia, além de equipamentos como praças e teatros com significativo valor histórico e cultural. A contribuição da presente pesquisa dirige-se a discussões acerca da preservação do patrimônio cultural das cidades no âmbito da Ciência da Informação, reforçando, entretanto, a importância do poder público fomentar um número cada vez maior de ações educativas que visem a preservação da memória, da tradição e da cultura.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1807Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-191980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1807/1364Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConrado, Déborah MonniseNunes, Jefferson Veras2022-09-03T17:11:13Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1807Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-09-03T17:11:13RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Preservação cultural de Fortaleza-CE: uma análise sobre educação patrimonial
title Preservação cultural de Fortaleza-CE: uma análise sobre educação patrimonial
spellingShingle Preservação cultural de Fortaleza-CE: uma análise sobre educação patrimonial
Conrado, Déborah Monnise
Patrimônio cultural
Educação Patrimonial
Patrimônio
Preservação da memória
Fortaleza-Ce
title_short Preservação cultural de Fortaleza-CE: uma análise sobre educação patrimonial
title_full Preservação cultural de Fortaleza-CE: uma análise sobre educação patrimonial
title_fullStr Preservação cultural de Fortaleza-CE: uma análise sobre educação patrimonial
title_full_unstemmed Preservação cultural de Fortaleza-CE: uma análise sobre educação patrimonial
title_sort Preservação cultural de Fortaleza-CE: uma análise sobre educação patrimonial
author Conrado, Déborah Monnise
author_facet Conrado, Déborah Monnise
Nunes, Jefferson Veras
author_role author
author2 Nunes, Jefferson Veras
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conrado, Déborah Monnise
Nunes, Jefferson Veras
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
Educação Patrimonial
Patrimônio
Preservação da memória
Fortaleza-Ce
topic Patrimônio cultural
Educação Patrimonial
Patrimônio
Preservação da memória
Fortaleza-Ce
description Trata sobre patrimônio cultural, tendo como foco a cidade de Fortaleza-Ce. Nesse sentido, versa sobre o papel da Educação Patrimonial para a preservação cultural, tendo como objetivo principal analisar em que medida a percepção do patrimônio cultural de Fortaleza-Ce pode contribuir para a preservação cultural da cidade, sobretudo, quando aliado a práticas educativas patrimoniais. Sob uma abordagem qualitativa, o estudo se caracteriza como exploratório no tocante aos objetivos, utilizando como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Para a coleta de dados, adotou-se o questionário, com questões organizadas em torno das seguintes categorias: Patrimônio Cultural de Fortaleza; Educação Patrimonial e seus agentes; e, Preservação Cultural da Cidade. Como resultados, traz relatos que apresentam vivências na cidade, contribuindo, inclusive, com sugestões dos próprios respondentes para aprimorar a preservação da história e da cultura de Fortaleza, podendo ser melhor exploradas pelo poder público através de políticas que visem a Educação Patrimonial. Conclui que a cidade de Fortaleza se destaca tanto por seus aspectos materiais quanto imateriais, sendo, no entanto, reconhecida pela presença do humor, da música e da gastronomia, além de equipamentos como praças e teatros com significativo valor histórico e cultural. A contribuição da presente pesquisa dirige-se a discussões acerca da preservação do patrimônio cultural das cidades no âmbito da Ciência da Informação, reforçando, entretanto, a importância do poder público fomentar um número cada vez maior de ações educativas que visem a preservação da memória, da tradição e da cultura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1807
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1807/1364
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-19
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319780150640640