Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Vitorino, Elizete
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Probst Purnhagen Packer, Celine Rubia, Goulart Righetto, Guilherme, Machado de Lucca, Djuli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/820
Resumo: Trata das conexões entre as teorias sobre a competência em informação e, em especial, à teorização criada por Vitorino e Piantola (2011) sobre as dimensões da técnica, estética, ética e política para esta competência e, agora relatada sob o recorte da teoria versus prática. Volta-se também ao ensino e a aprendizagem em Biblioteconomia. Relata a atividade realizada com alunos de graduação sobre aspectos das teorias associadas à realidade e mais exatamente em apresentar a ação que se concretiza na prática dos bibliotecários nas bibliotecas universitárias. Realiza a contextualização das dimensões e dos itens correlatos com aporte na literatura. A atividade deu-se em observações realizadas por alunos de 3ª. fase (um ano e meio de curso), da disciplina de CIN7306 – Competência em Informação, ofertada no núcleo comum dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A realização da atividade permitiu aos alunos reconhecerem elementos das práticas em teorias. Segundo a experiência, foi possível estabelecer e reconhecer as diversas relações entre teoria e prática quando se trata das dimensões da competência em informação. Conclui argumentando em prol da realização de estudos que envolvam o eixo teoria-prática no campopara a formação social e técnica do bibliotecário na contemporaneidade.
id FEBAB-1_84bad4afc860f78682c50bbcb7c7ba05
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/820
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduaçãoCompetência em informação. Dimensões da competência em informação. Biblioteconomia. Teoria. Prática.Trata das conexões entre as teorias sobre a competência em informação e, em especial, à teorização criada por Vitorino e Piantola (2011) sobre as dimensões da técnica, estética, ética e política para esta competência e, agora relatada sob o recorte da teoria versus prática. Volta-se também ao ensino e a aprendizagem em Biblioteconomia. Relata a atividade realizada com alunos de graduação sobre aspectos das teorias associadas à realidade e mais exatamente em apresentar a ação que se concretiza na prática dos bibliotecários nas bibliotecas universitárias. Realiza a contextualização das dimensões e dos itens correlatos com aporte na literatura. A atividade deu-se em observações realizadas por alunos de 3ª. fase (um ano e meio de curso), da disciplina de CIN7306 – Competência em Informação, ofertada no núcleo comum dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A realização da atividade permitiu aos alunos reconhecerem elementos das práticas em teorias. Segundo a experiência, foi possível estabelecer e reconhecer as diversas relações entre teoria e prática quando se trata das dimensões da competência em informação. Conclui argumentando em prol da realização de estudos que envolvam o eixo teoria-prática no campopara a formação social e técnica do bibliotecário na contemporaneidade.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/820Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 2269-22861980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/820/938Copyright (c) 2017 Elizete Vieira Vitorino, Celine Rubia Probst Purnhagen Packer, Guilherme Goulart Righetto, Djuli Machado de Luccahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira Vitorino, ElizeteProbst Purnhagen Packer, Celine RubiaGoulart Righetto, GuilhermeMachado de Lucca, Djuli2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/820Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduação
title Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduação
spellingShingle Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduação
Vieira Vitorino, Elizete
Competência em informação. Dimensões da competência em informação. Biblioteconomia. Teoria. Prática.
title_short Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduação
title_full Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduação
title_fullStr Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduação
title_full_unstemmed Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduação
title_sort Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduação
author Vieira Vitorino, Elizete
author_facet Vieira Vitorino, Elizete
Probst Purnhagen Packer, Celine Rubia
Goulart Righetto, Guilherme
Machado de Lucca, Djuli
author_role author
author2 Probst Purnhagen Packer, Celine Rubia
Goulart Righetto, Guilherme
Machado de Lucca, Djuli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Vitorino, Elizete
Probst Purnhagen Packer, Celine Rubia
Goulart Righetto, Guilherme
Machado de Lucca, Djuli
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação. Dimensões da competência em informação. Biblioteconomia. Teoria. Prática.
topic Competência em informação. Dimensões da competência em informação. Biblioteconomia. Teoria. Prática.
description Trata das conexões entre as teorias sobre a competência em informação e, em especial, à teorização criada por Vitorino e Piantola (2011) sobre as dimensões da técnica, estética, ética e política para esta competência e, agora relatada sob o recorte da teoria versus prática. Volta-se também ao ensino e a aprendizagem em Biblioteconomia. Relata a atividade realizada com alunos de graduação sobre aspectos das teorias associadas à realidade e mais exatamente em apresentar a ação que se concretiza na prática dos bibliotecários nas bibliotecas universitárias. Realiza a contextualização das dimensões e dos itens correlatos com aporte na literatura. A atividade deu-se em observações realizadas por alunos de 3ª. fase (um ano e meio de curso), da disciplina de CIN7306 – Competência em Informação, ofertada no núcleo comum dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A realização da atividade permitiu aos alunos reconhecerem elementos das práticas em teorias. Segundo a experiência, foi possível estabelecer e reconhecer as diversas relações entre teoria e prática quando se trata das dimensões da competência em informação. Conclui argumentando em prol da realização de estudos que envolvam o eixo teoria-prática no campopara a formação social e técnica do bibliotecário na contemporaneidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/820
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/820/938
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 2269-2286
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777182121984