Retratos da biblioteca escolar da rede estadual de ensino do estado de Goiás
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/927 |
Resumo: | Apresenta diagnóstico dos serviços, produtos, estrutura física e organizacional de bibliotecas escolares da rede pública estadual de ensino de Goiás. A partir da compreensão da biblioteca escolar como um ambiente de produção de conhecimento necessária para formação de diferentes leitores/as, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva e documental, com abordagem pesquisa quanti-qualitativa, que objetiva analisar a realidade das bibliotecas escolares da rede estadual de ensino de Goiás. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, questionários estruturados. Foram enviados 1150 questionários, de modo que todas escolas da rede o receberam. Destes, foram respondidos 982 questionários, 85% da amostra. O questionário enviado teve por base os "Parâmetros para bibliotecas escolares" publicados pelo GEBE - Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da UFMG, adaptados à realidade do Estado de Goiás pelos pesquisadores da UFG. O instrumento foi aplicado entre agosto e dezembro de 2016. Os dados apontam que quase 80% das escolas possuem bibliotecas, porém, apenas 12,18% tem espaço considerado “nível intermediário” (entre 50 a 100 m²). Observa-se, ainda, interesse por parte dos gestores e equipe pedagógica em equipar as bibliotecas da melhor forma possível. Conclui-se que o Estado de Goiás tem condições de implantar uma rede de Bibliotecas Estadual a partir da parceria entre universidade e estado, pois além do interesse em melhorar as atuais estruturas, a resolução CEE/2011 prevê a obrigatoriedade da implantação de bibliotecas e a presença do bibliotecário para realizar a gestão desses espaços. |
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Retratos da biblioteca escolar da rede estadual de ensino do estado de GoiásBiblioteca escolar. Bibliotecário. Lei 12.244 – biblioteca escolarApresenta diagnóstico dos serviços, produtos, estrutura física e organizacional de bibliotecas escolares da rede pública estadual de ensino de Goiás. A partir da compreensão da biblioteca escolar como um ambiente de produção de conhecimento necessária para formação de diferentes leitores/as, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva e documental, com abordagem pesquisa quanti-qualitativa, que objetiva analisar a realidade das bibliotecas escolares da rede estadual de ensino de Goiás. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, questionários estruturados. Foram enviados 1150 questionários, de modo que todas escolas da rede o receberam. Destes, foram respondidos 982 questionários, 85% da amostra. O questionário enviado teve por base os "Parâmetros para bibliotecas escolares" publicados pelo GEBE - Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da UFMG, adaptados à realidade do Estado de Goiás pelos pesquisadores da UFG. O instrumento foi aplicado entre agosto e dezembro de 2016. Os dados apontam que quase 80% das escolas possuem bibliotecas, porém, apenas 12,18% tem espaço considerado “nível intermediário” (entre 50 a 100 m²). Observa-se, ainda, interesse por parte dos gestores e equipe pedagógica em equipar as bibliotecas da melhor forma possível. Conclui-se que o Estado de Goiás tem condições de implantar uma rede de Bibliotecas Estadual a partir da parceria entre universidade e estado, pois além do interesse em melhorar as atuais estruturas, a resolução CEE/2011 prevê a obrigatoriedade da implantação de bibliotecas e a presença do bibliotecário para realizar a gestão desses espaços.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/927Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 773-7871980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/927/844Copyright (c) 2017 Andrea Pereira Santos, Suely Henrique de Aquino Gomes, Erinaldo Dias Valério, Filipe Reis, Frederico Ramos Oliveira, Geisa Muller de Campos Ribeiro, Lívia Ferreira Carvalho, Marizangela Gomes Moraeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Andrea PereiraGomes, Suely Henrique de AquinoValério, Erinaldo DiasReis, FilipeOliveira, Frederico RamosRibeiro, Geisa Muller de CamposCarvalho, Lívia FerreiraMoraes, Marizangela Gomes2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/927Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
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