Livro didático: o despertar da memória afetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Lucas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Custódio, Marcela, Eggert-Steindel, Gisela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1043
Resumo: Os livros didáticos são objetos que fazem parte da história e da memória escolar e por estarem presentes em muitos momentos de nossa vida escolar é entendido como um objeto indispensável. Pensando nisso este artigo pretende a partir das discussões entre história e memória despertar a afetividade ao livro didático e a sua materialidade, apontado como pela perspectiva da história cultural tal objeto se mostra empoderado como objeto escolar e criador de sensibilidades, como ele é caracterizado na memória e na história escolar e discutir como os autores lidos o entende. Para tal foi realizado um levantamento bibliográfico de cunho exploratório dentro da temática dos Livros didáticos. Como resultado pode-se perceber que o livro didático é um objeto que apesar de ter uma extensa história, e ser um objeto de grandes significados e poderes é quase invisível quanto sua presença como fonte de estudos sobre sua materialidade, e que essa mesma materialidade pode ser grande evocadora de memórias afetivas diversas. Se entende por fim que é necessário que os professores, pesquisadores, alunos e bibliotecários estejam cientes da importância da preservação e conservação desses livros.
id FEBAB-1_9dd8e2dd94e8005e00d662b51e908d59
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1043
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Livro didático: o despertar da memória afetivaLivro DidáticoMemóriaHistória da escolaOs livros didáticos são objetos que fazem parte da história e da memória escolar e por estarem presentes em muitos momentos de nossa vida escolar é entendido como um objeto indispensável. Pensando nisso este artigo pretende a partir das discussões entre história e memória despertar a afetividade ao livro didático e a sua materialidade, apontado como pela perspectiva da história cultural tal objeto se mostra empoderado como objeto escolar e criador de sensibilidades, como ele é caracterizado na memória e na história escolar e discutir como os autores lidos o entende. Para tal foi realizado um levantamento bibliográfico de cunho exploratório dentro da temática dos Livros didáticos. Como resultado pode-se perceber que o livro didático é um objeto que apesar de ter uma extensa história, e ser um objeto de grandes significados e poderes é quase invisível quanto sua presença como fonte de estudos sobre sua materialidade, e que essa mesma materialidade pode ser grande evocadora de memórias afetivas diversas. Se entende por fim que é necessário que os professores, pesquisadores, alunos e bibliotecários estejam cientes da importância da preservação e conservação desses livros.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1043Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 932-9431980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1043/855Copyright (c) 2017 Marcela Custódiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, LucasCustódio, MarcelaEggert-Steindel, Gisela2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1043Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático: o despertar da memória afetiva
title Livro didático: o despertar da memória afetiva
spellingShingle Livro didático: o despertar da memória afetiva
Mendes, Lucas
Livro Didático
Memória
História da escola
title_short Livro didático: o despertar da memória afetiva
title_full Livro didático: o despertar da memória afetiva
title_fullStr Livro didático: o despertar da memória afetiva
title_full_unstemmed Livro didático: o despertar da memória afetiva
title_sort Livro didático: o despertar da memória afetiva
author Mendes, Lucas
author_facet Mendes, Lucas
Custódio, Marcela
Eggert-Steindel, Gisela
author_role author
author2 Custódio, Marcela
Eggert-Steindel, Gisela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Lucas
Custódio, Marcela
Eggert-Steindel, Gisela
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Memória
História da escola
topic Livro Didático
Memória
História da escola
description Os livros didáticos são objetos que fazem parte da história e da memória escolar e por estarem presentes em muitos momentos de nossa vida escolar é entendido como um objeto indispensável. Pensando nisso este artigo pretende a partir das discussões entre história e memória despertar a afetividade ao livro didático e a sua materialidade, apontado como pela perspectiva da história cultural tal objeto se mostra empoderado como objeto escolar e criador de sensibilidades, como ele é caracterizado na memória e na história escolar e discutir como os autores lidos o entende. Para tal foi realizado um levantamento bibliográfico de cunho exploratório dentro da temática dos Livros didáticos. Como resultado pode-se perceber que o livro didático é um objeto que apesar de ter uma extensa história, e ser um objeto de grandes significados e poderes é quase invisível quanto sua presença como fonte de estudos sobre sua materialidade, e que essa mesma materialidade pode ser grande evocadora de memórias afetivas diversas. Se entende por fim que é necessário que os professores, pesquisadores, alunos e bibliotecários estejam cientes da importância da preservação e conservação desses livros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1043
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1043/855
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcela Custódio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcela Custódio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 932-943
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319778039857152