Materialidade significante dos cadernos especiais do Jornal do Povo: uma análise cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1824 |
Resumo: | Reflete sobre a materialidade dos cadernos especiais do jornal cearense O Povo, compreendendo-a como um fenômeno socialmente significante. A análise acontece a partir do diálogo construído entre Robert Darnton, Paul Ricoeur e Gonzalo Abril, no que tange ao ciclo de vida dos meios de comunicação (DARNTON, 1990), à tríplice mímesis (RICOEUR, 2010) e às três dimensões do texto e da cultura visual (ABRIL, 2012). Comum aos três autores, a perspectiva ancorada na ideia de cultura como matriz configurativa e mediacional de simbolismos nos suportes comunicacionais é tomada como o aporte necessário ao estudo dos cadernos especiais de O Povo, em sua materialidade significante. Essa materialidade é representada pelos projetos gráficos de duas produções – o caderno Planeta seca, publicado em 2012, e Sertão a ferro e fogo, publicado em 2014 –, tendo em vista a repercussão que geraram em suas épocas, impactando no processo de produção da editoria. De natureza qualitativa e exploratória, com viés antropológico e hermenêutico subsidiado pela experiência empírica proveniente de uma pesquisa de mestrado, os resultados indicam que os referidos cadernos foram planejados para compor narrativas densas sobre realidades do Semiárido e seus sujeitos, apropriando-se de signos culturais e submetendo-os às diretrizes editoriais do jornal, por intermédio da ação dos repórteres e do projetista visual. Considera finalmente que a solução estética dos cadernos medeia informações simbólicas, imagéticas, complexas e antropológicas, manifestando-se como uma materialidade grávida de significados culturalmente ordenados – um processo mediacional que dialoga com os pressupostos da Ciência da Informação sobre o modo como a informação e a cultura estão imbricadas nas produções de sentido, reforçando a característica interdisciplinar do campo. |
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