Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1848 |
Resumo: | A criação de decretos, leis, pela sociedade, garante direito educacional a todo indivíduo. Busca analisar a importância da biblioteca na formação do estudante, em particular o estudante com deficiência, bem como as estratégias utilizadas pelos bibliotecários/respondentes da pesquisa na mediação e no atendimento. Questiona o desafio da biblioteca escolar na adequação ao âmbito informacional deste tipo de público, em quatro bibliotecas escolares na cidade de Marília – São Paulo. Justifica pela importância da biblioteca como extensão da sala de aula para o ensino-aprendizagem do estudante. Objetiva-se descrever e analisar o papel da biblioteca escolar, na contribuição social para a formação da pessoa com deficiência, para que se torne cidadão independente na busca informacional. Aborda a inclusão do estudante com deficiência no âmbito educacional. Para realização do estudo, utilizou-se um questionário com nove questões abertas e fechadas, aplicado a quatro escolas particulares da cidade de Marília – São Paulo, que possuem biblioteca escolar, com bibliotecários. Os resultados foram tabulados e analisados na abordagem qualitativa. Após análise das respostas das quatro bibliotecas, foi possível constatar que, os objetivos foram alcançados, e encontramos poucos resultados positivos: todas recebem os alunos com deficiência, e estes estudantes frequentam a biblioteca; dessas quatro bibliotecas: uma atende os estudantes com deficiência, a mesma possui material especializado para as necessidades desse público, e duas dessas são adaptadas/adequadas, e contribuem com a escola no aprendizado desses alunos. Os profissionais participantes do estudo precisam de capacitação. Desta forma, os desafios: atendimento precário, estruturas não adequadas para acessar o acervo, e o espaço físico da biblioteca, a falta de verbas e materiais, e de ações atitudinais por parte do bibliotecário, são fatores pertinentes na maioria das bibliotecas analisadas. Concluímos que nenhuma das quatro bibliotecas da pesquisa estão totalmente adequadas, nem os seus profissionais estão totalmente capacitados para o recebimento e atendimento dos estudantes com deficiência, a ineficácia desses primeiros prejudicará todo o restante. |
id |
FEBAB-1_c4ace8d36ec9447fe4ee13e41d3eeb6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1848 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SPMediação da InformaçãoAluno com deficiênciaBiblioteca escolar.A criação de decretos, leis, pela sociedade, garante direito educacional a todo indivíduo. Busca analisar a importância da biblioteca na formação do estudante, em particular o estudante com deficiência, bem como as estratégias utilizadas pelos bibliotecários/respondentes da pesquisa na mediação e no atendimento. Questiona o desafio da biblioteca escolar na adequação ao âmbito informacional deste tipo de público, em quatro bibliotecas escolares na cidade de Marília – São Paulo. Justifica pela importância da biblioteca como extensão da sala de aula para o ensino-aprendizagem do estudante. Objetiva-se descrever e analisar o papel da biblioteca escolar, na contribuição social para a formação da pessoa com deficiência, para que se torne cidadão independente na busca informacional. Aborda a inclusão do estudante com deficiência no âmbito educacional. Para realização do estudo, utilizou-se um questionário com nove questões abertas e fechadas, aplicado a quatro escolas particulares da cidade de Marília – São Paulo, que possuem biblioteca escolar, com bibliotecários. Os resultados foram tabulados e analisados na abordagem qualitativa. Após análise das respostas das quatro bibliotecas, foi possível constatar que, os objetivos foram alcançados, e encontramos poucos resultados positivos: todas recebem os alunos com deficiência, e estes estudantes frequentam a biblioteca; dessas quatro bibliotecas: uma atende os estudantes com deficiência, a mesma possui material especializado para as necessidades desse público, e duas dessas são adaptadas/adequadas, e contribuem com a escola no aprendizado desses alunos. Os profissionais participantes do estudo precisam de capacitação. Desta forma, os desafios: atendimento precário, estruturas não adequadas para acessar o acervo, e o espaço físico da biblioteca, a falta de verbas e materiais, e de ações atitudinais por parte do bibliotecário, são fatores pertinentes na maioria das bibliotecas analisadas. Concluímos que nenhuma das quatro bibliotecas da pesquisa estão totalmente adequadas, nem os seus profissionais estão totalmente capacitados para o recebimento e atendimento dos estudantes com deficiência, a ineficácia desses primeiros prejudicará todo o restante.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1848Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-211980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1848/1404Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Sara Regina deCasarin, Helen de Castro Silva2022-09-03T17:11:17Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1848Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdONGhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-09-03T17:11:17RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SP |
title |
Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SP |
spellingShingle |
Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SP Souza, Sara Regina de Mediação da Informação Aluno com deficiência Biblioteca escolar. |
title_short |
Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SP |
title_full |
Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SP |
title_fullStr |
Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SP |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SP |
title_sort |
Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SP |
author |
Souza, Sara Regina de |
author_facet |
Souza, Sara Regina de Casarin, Helen de Castro Silva |
author_role |
author |
author2 |
Casarin, Helen de Castro Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sara Regina de Casarin, Helen de Castro Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação da Informação Aluno com deficiência Biblioteca escolar. |
topic |
Mediação da Informação Aluno com deficiência Biblioteca escolar. |
description |
A criação de decretos, leis, pela sociedade, garante direito educacional a todo indivíduo. Busca analisar a importância da biblioteca na formação do estudante, em particular o estudante com deficiência, bem como as estratégias utilizadas pelos bibliotecários/respondentes da pesquisa na mediação e no atendimento. Questiona o desafio da biblioteca escolar na adequação ao âmbito informacional deste tipo de público, em quatro bibliotecas escolares na cidade de Marília – São Paulo. Justifica pela importância da biblioteca como extensão da sala de aula para o ensino-aprendizagem do estudante. Objetiva-se descrever e analisar o papel da biblioteca escolar, na contribuição social para a formação da pessoa com deficiência, para que se torne cidadão independente na busca informacional. Aborda a inclusão do estudante com deficiência no âmbito educacional. Para realização do estudo, utilizou-se um questionário com nove questões abertas e fechadas, aplicado a quatro escolas particulares da cidade de Marília – São Paulo, que possuem biblioteca escolar, com bibliotecários. Os resultados foram tabulados e analisados na abordagem qualitativa. Após análise das respostas das quatro bibliotecas, foi possível constatar que, os objetivos foram alcançados, e encontramos poucos resultados positivos: todas recebem os alunos com deficiência, e estes estudantes frequentam a biblioteca; dessas quatro bibliotecas: uma atende os estudantes com deficiência, a mesma possui material especializado para as necessidades desse público, e duas dessas são adaptadas/adequadas, e contribuem com a escola no aprendizado desses alunos. Os profissionais participantes do estudo precisam de capacitação. Desta forma, os desafios: atendimento precário, estruturas não adequadas para acessar o acervo, e o espaço físico da biblioteca, a falta de verbas e materiais, e de ações atitudinais por parte do bibliotecário, são fatores pertinentes na maioria das bibliotecas analisadas. Concluímos que nenhuma das quatro bibliotecas da pesquisa estão totalmente adequadas, nem os seus profissionais estão totalmente capacitados para o recebimento e atendimento dos estudantes com deficiência, a ineficácia desses primeiros prejudicará todo o restante. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1848 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1848/1404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-21 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1820240354469740544 |