A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lanzi, Lucirene Andréa Catini, Ferneda, Edberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
DOI: 10.5433/1981-8920.2014v19n2p117
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19997
Resumo: Introdução: A mediação da informação promove a aproximação entre o usuário e o conteúdo de seu interesse.Objetivos: Apresentar um recorte da dissertação “Apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico”, onde mostraremos as diversas formas para que sejam realizadas interferências no sentido de satisfazer as necessidades informacionais em uma biblioteca escolar, baseada nas propostas do “Manifesto de um bibliotecário 2.0” de Laura Cohen, bibliotecária da Universidade de Albany, nos Estados Unidos, além de apresentar estudos feitos pelo grupo de bibliotecárias australianas: Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, que organizaram um projeto para identificar as principais habilidades, conhecimentos e atributos exigidos pelo “bibliotecário 2.0”, do qual participaram 81 profissionais australianos.Metodologia: Esse estudo buscou uma pesquisa qualitativa e com análise bibliográfica das investigações apresentadas pela bibliotecária norte americana Laura Cohen e das três pesquisadoras australianas Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, para dessa forma fazermos uma comparação entre realidades e experiências, tão adversas e ao mesmo tempo semelhantes com a nossa realidade brasileira.Resultados: Não basta utilizar as TIC na biblioteca só pela modernidade ou variedade de aplicações. É necessário ter consciência da utilidade destes ou de qualquer outro meio de interesse dos alunos para poder mostrar sua qualidade e a utilidade prática. O bibliotecário, antes de utilizar as TIC, deve fazer um levantamento profundo sobre as problemáticas com as quais esse instrumento de trabalho pode contribuir de forma relevante.Conclusão: Eventos, atividades e estruturação física do ambiente proporcionam um claro exemplo de mediação da informação em uma biblioteca escolar, evidenciando a interferência positiva que o profissional da informação pode ter sobre os usuários e o seu comportamento informacional.
id UEL-8_0a0164da7a43c97e6808a4ed33bcc45e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19997
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
spelling A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.Mediação da Informação. Tecnologias de Informação e Comunicação. Biblioteca Escolar.Introdução: A mediação da informação promove a aproximação entre o usuário e o conteúdo de seu interesse.Objetivos: Apresentar um recorte da dissertação “Apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico”, onde mostraremos as diversas formas para que sejam realizadas interferências no sentido de satisfazer as necessidades informacionais em uma biblioteca escolar, baseada nas propostas do “Manifesto de um bibliotecário 2.0” de Laura Cohen, bibliotecária da Universidade de Albany, nos Estados Unidos, além de apresentar estudos feitos pelo grupo de bibliotecárias australianas: Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, que organizaram um projeto para identificar as principais habilidades, conhecimentos e atributos exigidos pelo “bibliotecário 2.0”, do qual participaram 81 profissionais australianos.Metodologia: Esse estudo buscou uma pesquisa qualitativa e com análise bibliográfica das investigações apresentadas pela bibliotecária norte americana Laura Cohen e das três pesquisadoras australianas Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, para dessa forma fazermos uma comparação entre realidades e experiências, tão adversas e ao mesmo tempo semelhantes com a nossa realidade brasileira.Resultados: Não basta utilizar as TIC na biblioteca só pela modernidade ou variedade de aplicações. É necessário ter consciência da utilidade destes ou de qualquer outro meio de interesse dos alunos para poder mostrar sua qualidade e a utilidade prática. O bibliotecário, antes de utilizar as TIC, deve fazer um levantamento profundo sobre as problemáticas com as quais esse instrumento de trabalho pode contribuir de forma relevante.Conclusão: Eventos, atividades e estruturação física do ambiente proporcionam um claro exemplo de mediação da informação em uma biblioteca escolar, evidenciando a interferência positiva que o profissional da informação pode ter sobre os usuários e o seu comportamento informacional.Universidade Estadual de Londrina2014-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1999710.5433/1981-8920.2014v19n2p117Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 117-1371981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19997/pdf_22Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregorioLanzi, Lucirene Andréa CatiniFerneda, Edberto2017-06-29T17:23:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19997Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2017-06-29T17:23:38Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.
title A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.
spellingShingle A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.
A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Mediação da Informação. Tecnologias de Informação e Comunicação. Biblioteca Escolar.
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Mediação da Informação. Tecnologias de Informação e Comunicação. Biblioteca Escolar.
title_short A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.
title_full A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.
title_fullStr A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.
A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.
title_full_unstemmed A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.
A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.
title_sort A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.
author Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
author_facet Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Lanzi, Lucirene Andréa Catini
Ferneda, Edberto
Lanzi, Lucirene Andréa Catini
Ferneda, Edberto
author_role author
author2 Lanzi, Lucirene Andréa Catini
Ferneda, Edberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Lanzi, Lucirene Andréa Catini
Ferneda, Edberto
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação da Informação. Tecnologias de Informação e Comunicação. Biblioteca Escolar.
topic Mediação da Informação. Tecnologias de Informação e Comunicação. Biblioteca Escolar.
description Introdução: A mediação da informação promove a aproximação entre o usuário e o conteúdo de seu interesse.Objetivos: Apresentar um recorte da dissertação “Apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico”, onde mostraremos as diversas formas para que sejam realizadas interferências no sentido de satisfazer as necessidades informacionais em uma biblioteca escolar, baseada nas propostas do “Manifesto de um bibliotecário 2.0” de Laura Cohen, bibliotecária da Universidade de Albany, nos Estados Unidos, além de apresentar estudos feitos pelo grupo de bibliotecárias australianas: Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, que organizaram um projeto para identificar as principais habilidades, conhecimentos e atributos exigidos pelo “bibliotecário 2.0”, do qual participaram 81 profissionais australianos.Metodologia: Esse estudo buscou uma pesquisa qualitativa e com análise bibliográfica das investigações apresentadas pela bibliotecária norte americana Laura Cohen e das três pesquisadoras australianas Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, para dessa forma fazermos uma comparação entre realidades e experiências, tão adversas e ao mesmo tempo semelhantes com a nossa realidade brasileira.Resultados: Não basta utilizar as TIC na biblioteca só pela modernidade ou variedade de aplicações. É necessário ter consciência da utilidade destes ou de qualquer outro meio de interesse dos alunos para poder mostrar sua qualidade e a utilidade prática. O bibliotecário, antes de utilizar as TIC, deve fazer um levantamento profundo sobre as problemáticas com as quais esse instrumento de trabalho pode contribuir de forma relevante.Conclusão: Eventos, atividades e estruturação física do ambiente proporcionam um claro exemplo de mediação da informação em uma biblioteca escolar, evidenciando a interferência positiva que o profissional da informação pode ter sobre os usuários e o seu comportamento informacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19997
10.5433/1981-8920.2014v19n2p117
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19997
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2014v19n2p117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19997/pdf_22
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 117-137
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1822182500965810176
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5433/1981-8920.2014v19n2p117