Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Neuda Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Viana, Francisca das Chagas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/946
Resumo: O projeto sob o título: Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível, surgiu como alternativa para diminuir a dispersão dos alunos nos momentos de estudo, bem como para inserí-los em um contexto musical diferenciado, apresentando-os à música clássica e instrumental. Percebeu-se que durante a execução musical, as conversas paralelas diminuíram. Passou-se a executar o projeto uma vez por semana. Quanto aos objetivos a pesquisa caracterizou-se como descritiva e exploratória, de cunho qualitativo e quantitativo. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 5 (cinco) perguntas, sendo 1 (uma) objetiva e 4 (quatro) subjetivas. A amostra populacional foi de 30% do total de 100 (cem) alunos nos turnos da manhã e da tarde. Foram distribuídos 30 questionários. A partir dos resultados, pode-se inferir que o objetivo que era o de contribuir para o processo de concentração e de relaxamento no momento de estudo, fora alcançado. De acordo com as respostas obtidas, constatamos que alguns ajustes são necessários como: a adequação do volume do som, o trabalho com músicas calmas e relaxantes em detrimento de outras um pouco mais intensas e a busca por ritmos variados que se adequem a proposta instrumental.
id FEBAB-1_c9d5f0d5157c1d8bdf9157e2a9f8b86c
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/946
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possívelBiblioteca – Música e Estudo. Biblioteca - Música clássica e instrumental. Música e Concentração.O projeto sob o título: Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível, surgiu como alternativa para diminuir a dispersão dos alunos nos momentos de estudo, bem como para inserí-los em um contexto musical diferenciado, apresentando-os à música clássica e instrumental. Percebeu-se que durante a execução musical, as conversas paralelas diminuíram. Passou-se a executar o projeto uma vez por semana. Quanto aos objetivos a pesquisa caracterizou-se como descritiva e exploratória, de cunho qualitativo e quantitativo. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 5 (cinco) perguntas, sendo 1 (uma) objetiva e 4 (quatro) subjetivas. A amostra populacional foi de 30% do total de 100 (cem) alunos nos turnos da manhã e da tarde. Foram distribuídos 30 questionários. A partir dos resultados, pode-se inferir que o objetivo que era o de contribuir para o processo de concentração e de relaxamento no momento de estudo, fora alcançado. De acordo com as respostas obtidas, constatamos que alguns ajustes são necessários como: a adequação do volume do som, o trabalho com músicas calmas e relaxantes em detrimento de outras um pouco mais intensas e a busca por ritmos variados que se adequem a proposta instrumental.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/946Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1275-12881980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/946/876Copyright (c) 2017 Neuda Fernandes Dias, Francisca das Chagas Vianahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Neuda FernandesViana, Francisca das Chagas2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/946Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível
title Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível
spellingShingle Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível
Dias, Neuda Fernandes
Biblioteca – Música e Estudo. Biblioteca - Música clássica e instrumental. Música e Concentração.
title_short Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível
title_full Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível
title_fullStr Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível
title_full_unstemmed Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível
title_sort Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível
author Dias, Neuda Fernandes
author_facet Dias, Neuda Fernandes
Viana, Francisca das Chagas
author_role author
author2 Viana, Francisca das Chagas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Neuda Fernandes
Viana, Francisca das Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca – Música e Estudo. Biblioteca - Música clássica e instrumental. Música e Concentração.
topic Biblioteca – Música e Estudo. Biblioteca - Música clássica e instrumental. Música e Concentração.
description O projeto sob o título: Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível, surgiu como alternativa para diminuir a dispersão dos alunos nos momentos de estudo, bem como para inserí-los em um contexto musical diferenciado, apresentando-os à música clássica e instrumental. Percebeu-se que durante a execução musical, as conversas paralelas diminuíram. Passou-se a executar o projeto uma vez por semana. Quanto aos objetivos a pesquisa caracterizou-se como descritiva e exploratória, de cunho qualitativo e quantitativo. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 5 (cinco) perguntas, sendo 1 (uma) objetiva e 4 (quatro) subjetivas. A amostra populacional foi de 30% do total de 100 (cem) alunos nos turnos da manhã e da tarde. Foram distribuídos 30 questionários. A partir dos resultados, pode-se inferir que o objetivo que era o de contribuir para o processo de concentração e de relaxamento no momento de estudo, fora alcançado. De acordo com as respostas obtidas, constatamos que alguns ajustes são necessários como: a adequação do volume do som, o trabalho com músicas calmas e relaxantes em detrimento de outras um pouco mais intensas e a busca por ritmos variados que se adequem a proposta instrumental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/946
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/946/876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Neuda Fernandes Dias, Francisca das Chagas Viana
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Neuda Fernandes Dias, Francisca das Chagas Viana
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1275-1288
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777633009664