Diagnóstico das bibliotecas escolares de nove municípios de Santa Catarina: dados preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Viviane Carolina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ohira, Maria Lourdes Blatt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/855
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo conhecer a realidade das bibliotecas escolares no estado de Santa Catarina, com base nas determinações da Lei 12.244/2010. Assim como, identificar pesquisas que abordaram diagnósticos de bibliotecas escolares em municípios catarinenses, desde a promulgação da referida Lei. Atualmente, encontra-se em execução o Diagnóstico das Bibliotecas Escolares em Santa Catarina, em resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado entre os órgãos de classe catarinenses e o Ministério Público de Santa Catarina. No presente trabalho, foram analisados, somente, os aspectos referentes aos recursos humanos e acervo das unidades escolares com biblioteca, através da aplicação de formulário nas visitas in loco da Bibliotecária Fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia – 14ª Região, durante o exercício de sua função, nos municípios de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó e Garuva, e através de pesquisa bibliográfica (período entre 2010 e 2017) nos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Jaraguá do Sul e Indaial. Diante dos dados apontados nessa pesquisa, verifica-se a necessidade de políticas públicas, nas esferas estaduais e municipais, em prol da biblioteconomia catarinense, com vistas às condições das Bibliotecas Escolares. Considera-se, portanto, que o diagnóstico apresentado poderá subsidiar debates mais efetivos com a Administração Pública, no sentido de fazer cumprir a Lei 12.244/2010.
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