Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630 |
Resumo: | O processo de formação profissional, no âmbito da Museologia, constitui-se de uma formação interdisciplinar, na qual dialogam diferentes áreas como a Comunicação, Ciência da Informação, Artes, História, que permitem uma compreensão mais aprofundada da práxis museal. No campo das exposições, estão diretamente ligadas à comunicação museal, sendo o seu processo com maior visibilidade por parte do público visitante. Desta forma, pensar em estratégias para a consolidação do processo de ensino/aprendizagem, inserindo os discentes ainda em formação nos processos de concepção de planos de ensino e acompanhamento de disciplinas por meio de monitorias, tem resultado em um instrumento eficaz para a disseminação do fazer museológico, bem como da formação de pesquisadores no âmbito dos museus. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa qualitativa, ancorada nos métodos descritivo e analítico do relato de experiência enquanto monitor de duas disciplinas da graduação em Museologia, Expologia I e Expologia II. A partir da experiência ao longo de quase um ano, foi possível perceber e acompanhar o processo de construção de disciplinas e procedimento avaliativos, critérios de seleção de textos, bem como a importância da relação Professor > Monitor > Discente, na qual o monitor assume uma função de intermediário das dúvidas, questionamentos e relações que são desenvolvidas ao longo das disciplinas. |
id |
FEBAB-1_e8d58d66f0f56a03b93395954c933441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1630 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoriaEnsinoAprendizagemFormaçãoMuseologia.O processo de formação profissional, no âmbito da Museologia, constitui-se de uma formação interdisciplinar, na qual dialogam diferentes áreas como a Comunicação, Ciência da Informação, Artes, História, que permitem uma compreensão mais aprofundada da práxis museal. No campo das exposições, estão diretamente ligadas à comunicação museal, sendo o seu processo com maior visibilidade por parte do público visitante. Desta forma, pensar em estratégias para a consolidação do processo de ensino/aprendizagem, inserindo os discentes ainda em formação nos processos de concepção de planos de ensino e acompanhamento de disciplinas por meio de monitorias, tem resultado em um instrumento eficaz para a disseminação do fazer museológico, bem como da formação de pesquisadores no âmbito dos museus. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa qualitativa, ancorada nos métodos descritivo e analítico do relato de experiência enquanto monitor de duas disciplinas da graduação em Museologia, Expologia I e Expologia II. A partir da experiência ao longo de quase um ano, foi possível perceber e acompanhar o processo de construção de disciplinas e procedimento avaliativos, critérios de seleção de textos, bem como a importância da relação Professor > Monitor > Discente, na qual o monitor assume uma função de intermediário das dúvidas, questionamentos e relações que são desenvolvidas ao longo das disciplinas. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-131980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630/1289Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Priscila Maria dePeixoto, Ana Flávia da Costa de Campos2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1630Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria |
title |
Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria |
spellingShingle |
Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria Jesus, Priscila Maria de Ensino Aprendizagem Formação Museologia. |
title_short |
Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria |
title_full |
Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria |
title_fullStr |
Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria |
title_full_unstemmed |
Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria |
title_sort |
Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria |
author |
Jesus, Priscila Maria de |
author_facet |
Jesus, Priscila Maria de Peixoto, Ana Flávia da Costa de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Ana Flávia da Costa de Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Priscila Maria de Peixoto, Ana Flávia da Costa de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Formação Museologia. |
topic |
Ensino Aprendizagem Formação Museologia. |
description |
O processo de formação profissional, no âmbito da Museologia, constitui-se de uma formação interdisciplinar, na qual dialogam diferentes áreas como a Comunicação, Ciência da Informação, Artes, História, que permitem uma compreensão mais aprofundada da práxis museal. No campo das exposições, estão diretamente ligadas à comunicação museal, sendo o seu processo com maior visibilidade por parte do público visitante. Desta forma, pensar em estratégias para a consolidação do processo de ensino/aprendizagem, inserindo os discentes ainda em formação nos processos de concepção de planos de ensino e acompanhamento de disciplinas por meio de monitorias, tem resultado em um instrumento eficaz para a disseminação do fazer museológico, bem como da formação de pesquisadores no âmbito dos museus. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa qualitativa, ancorada nos métodos descritivo e analítico do relato de experiência enquanto monitor de duas disciplinas da graduação em Museologia, Expologia I e Expologia II. A partir da experiência ao longo de quase um ano, foi possível perceber e acompanhar o processo de construção de disciplinas e procedimento avaliativos, critérios de seleção de textos, bem como a importância da relação Professor > Monitor > Discente, na qual o monitor assume uma função de intermediário das dúvidas, questionamentos e relações que são desenvolvidas ao longo das disciplinas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630/1289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-13 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319779934633984 |