Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Priscila Maria de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Peixoto, Ana Flávia da Costa de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630
Resumo: O processo de formação profissional, no âmbito da Museologia, constitui-se de uma formação interdisciplinar, na qual dialogam diferentes áreas como a Comunicação, Ciência da Informação, Artes, História, que permitem uma compreensão mais aprofundada da práxis museal. No campo das exposições, estão diretamente ligadas à comunicação museal, sendo o seu processo com maior visibilidade por parte do público visitante. Desta forma, pensar em estratégias para a consolidação do processo de ensino/aprendizagem, inserindo os discentes ainda em formação nos processos de concepção de planos de ensino e acompanhamento de disciplinas por meio de monitorias, tem resultado em um instrumento eficaz para a disseminação do fazer museológico, bem como da formação de pesquisadores no âmbito dos museus. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa qualitativa, ancorada nos métodos descritivo e analítico do relato de experiência enquanto monitor de duas disciplinas da graduação em Museologia, Expologia I e Expologia II. A partir da experiência ao longo de quase um ano, foi possível perceber e acompanhar o processo de construção de disciplinas e procedimento avaliativos, critérios de seleção de textos, bem como a importância da relação Professor > Monitor > Discente, na qual o monitor assume uma função de intermediário das dúvidas, questionamentos e relações que são desenvolvidas ao longo das disciplinas.  
id FEBAB-1_e8d58d66f0f56a03b93395954c933441
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1630
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoriaEnsinoAprendizagemFormaçãoMuseologia.O processo de formação profissional, no âmbito da Museologia, constitui-se de uma formação interdisciplinar, na qual dialogam diferentes áreas como a Comunicação, Ciência da Informação, Artes, História, que permitem uma compreensão mais aprofundada da práxis museal. No campo das exposições, estão diretamente ligadas à comunicação museal, sendo o seu processo com maior visibilidade por parte do público visitante. Desta forma, pensar em estratégias para a consolidação do processo de ensino/aprendizagem, inserindo os discentes ainda em formação nos processos de concepção de planos de ensino e acompanhamento de disciplinas por meio de monitorias, tem resultado em um instrumento eficaz para a disseminação do fazer museológico, bem como da formação de pesquisadores no âmbito dos museus. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa qualitativa, ancorada nos métodos descritivo e analítico do relato de experiência enquanto monitor de duas disciplinas da graduação em Museologia, Expologia I e Expologia II. A partir da experiência ao longo de quase um ano, foi possível perceber e acompanhar o processo de construção de disciplinas e procedimento avaliativos, critérios de seleção de textos, bem como a importância da relação Professor > Monitor > Discente, na qual o monitor assume uma função de intermediário das dúvidas, questionamentos e relações que são desenvolvidas ao longo das disciplinas.  Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-131980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630/1289Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Priscila Maria dePeixoto, Ana Flávia da Costa de Campos2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1630Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria
title Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria
spellingShingle Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria
Jesus, Priscila Maria de
Ensino
Aprendizagem
Formação
Museologia.
title_short Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria
title_full Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria
title_fullStr Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria
title_full_unstemmed Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria
title_sort Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria
author Jesus, Priscila Maria de
author_facet Jesus, Priscila Maria de
Peixoto, Ana Flávia da Costa de Campos
author_role author
author2 Peixoto, Ana Flávia da Costa de Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Priscila Maria de
Peixoto, Ana Flávia da Costa de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Formação
Museologia.
topic Ensino
Aprendizagem
Formação
Museologia.
description O processo de formação profissional, no âmbito da Museologia, constitui-se de uma formação interdisciplinar, na qual dialogam diferentes áreas como a Comunicação, Ciência da Informação, Artes, História, que permitem uma compreensão mais aprofundada da práxis museal. No campo das exposições, estão diretamente ligadas à comunicação museal, sendo o seu processo com maior visibilidade por parte do público visitante. Desta forma, pensar em estratégias para a consolidação do processo de ensino/aprendizagem, inserindo os discentes ainda em formação nos processos de concepção de planos de ensino e acompanhamento de disciplinas por meio de monitorias, tem resultado em um instrumento eficaz para a disseminação do fazer museológico, bem como da formação de pesquisadores no âmbito dos museus. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa qualitativa, ancorada nos métodos descritivo e analítico do relato de experiência enquanto monitor de duas disciplinas da graduação em Museologia, Expologia I e Expologia II. A partir da experiência ao longo de quase um ano, foi possível perceber e acompanhar o processo de construção de disciplinas e procedimento avaliativos, critérios de seleção de textos, bem como a importância da relação Professor > Monitor > Discente, na qual o monitor assume uma função de intermediário das dúvidas, questionamentos e relações que são desenvolvidas ao longo das disciplinas.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630/1289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-13
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319779934633984