Formação do bibliotecário escolar: perspectivas curriculares dos países no contexto ibero-americano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1846 |
Resumo: | O estudo acerca da área de currículo e formação profissional do bibliotecário escolar se torna necessário em um contexto que passa por constantes mudanças e produz um volume de informações onde a seleção, avaliação e uso de maneira competente dessa massa de dados são caracterizados como requisito fundamental para a formação social. Para atender a essa necessidade, o papel do bibliotecário escolar deve ser entendido não apenas como de gestor, mas sim de educador pois, a biblioteca escolar constitui-se em um espaço, por excelência, para a formação integral do indivíduo. Dessa maneira, é essencial que as instituições de ensino na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação se comprometam com a formação de profissionais que se sintam capacitados e atraídos para atuar em ambientes educacionais. A partir dessa premissa, o objetivo do estudo é analisar como a formação do bibliotecário escolar tem sido abordada no currículo dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil e na Colômbia. Em relação aos procedimentos metodológicos trata-se de um estudo comparativo. Para tanto, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, abrangendo revisão bibliográfica e análise documental. Como procedimento de interpretação de dados utiliza-se a Análise de Conteúdo. Os resultados destacam que, as disciplinas que abordam conteúdos relacionados à formação do bibliotecário escolar estão em posição de menor expressão na matriz curricular dos cursos analisados. No Brasil, eles estão dispostos na grade de disciplinas optativas e, na Colômbia, a formação é ofertada por meio da participação em um seminário sobre a temática. Diante do apresentado, conclui-se que o processo de formação possui lacunas que precisam ser repensadas. Contudo, espera-se com essa pesquisa apresentar contribuições teóricas e propor diretrizes de conteúdos que possam ser abordados nas disciplinas de Biblioteca escolar, visando a promoção de competências necessárias para a formação do bibliotecário escolar. |
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