Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042 |
Resumo: | Acessar de forma responsável e consciente a informação, maximizando seu uso com senso ético é uma problemática que precisa ser discutida na sociedade do século XXI. Daí a necessidade de disseminação das estratégias de competências informacionais em âmbito educacional formal e não formal. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências de ensino não formal e aprendizagens obtidas com um ciclo de formação disponibilizado pela parceria entre a biblioteca e uma docente sobre este conceito. Ocorrida na biblioteca de uma instituição pública de ensino superior paulista, entre janeiro/fevereiro de 2017; a formação utilizou vários recursos pedagógicos, desde os tradicionais, como exposição didática em power point e banners como também dinâmicas de grupo e a participação em jogos virtuais de forma a estimular a pro-atividade dos cursistas frente aos conhecimentos tratados no ciclo. A experiência gerou recursos e material didático, bem como expectativas dos participantes sobre as próximas edições. Observou-se nas falas dos graduandos que o curso atendeu as expectativas de ampliação de conhecimentos, de aprimoramento das estratégias e de suas aplicações de forma crítica, ativa e criativa, não somente nos trabalhos acadêmicos, mas como forma de enfrentamento das situações cotidianas. |
id |
FEBAB-1_fcd55cfe82e76e51f5f491ce1be800f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1042 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovadorSociedade da Informação. Biblioteca. Inovações PedagógicasEnsino não FormalEstratégias de Pesquisa.Acessar de forma responsável e consciente a informação, maximizando seu uso com senso ético é uma problemática que precisa ser discutida na sociedade do século XXI. Daí a necessidade de disseminação das estratégias de competências informacionais em âmbito educacional formal e não formal. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências de ensino não formal e aprendizagens obtidas com um ciclo de formação disponibilizado pela parceria entre a biblioteca e uma docente sobre este conceito. Ocorrida na biblioteca de uma instituição pública de ensino superior paulista, entre janeiro/fevereiro de 2017; a formação utilizou vários recursos pedagógicos, desde os tradicionais, como exposição didática em power point e banners como também dinâmicas de grupo e a participação em jogos virtuais de forma a estimular a pro-atividade dos cursistas frente aos conhecimentos tratados no ciclo. A experiência gerou recursos e material didático, bem como expectativas dos participantes sobre as próximas edições. Observou-se nas falas dos graduandos que o curso atendeu as expectativas de ampliação de conhecimentos, de aprimoramento das estratégias e de suas aplicações de forma crítica, ativa e criativa, não somente nos trabalhos acadêmicos, mas como forma de enfrentamento das situações cotidianas.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 584-5971980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042/684Copyright (c) 2017 Jaqueline Costa Castilho Moreira, Tereza Raquel Vanallihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Jaqueline Costa CastilhoVanalli, Tereza Raquel2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1042Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador |
title |
Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador |
spellingShingle |
Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador Moreira, Jaqueline Costa Castilho Sociedade da Informação. Biblioteca. Inovações Pedagógicas Ensino não Formal Estratégias de Pesquisa. |
title_short |
Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador |
title_full |
Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador |
title_fullStr |
Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador |
title_full_unstemmed |
Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador |
title_sort |
Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador |
author |
Moreira, Jaqueline Costa Castilho |
author_facet |
Moreira, Jaqueline Costa Castilho Vanalli, Tereza Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Vanalli, Tereza Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Jaqueline Costa Castilho Vanalli, Tereza Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociedade da Informação. Biblioteca. Inovações Pedagógicas Ensino não Formal Estratégias de Pesquisa. |
topic |
Sociedade da Informação. Biblioteca. Inovações Pedagógicas Ensino não Formal Estratégias de Pesquisa. |
description |
Acessar de forma responsável e consciente a informação, maximizando seu uso com senso ético é uma problemática que precisa ser discutida na sociedade do século XXI. Daí a necessidade de disseminação das estratégias de competências informacionais em âmbito educacional formal e não formal. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências de ensino não formal e aprendizagens obtidas com um ciclo de formação disponibilizado pela parceria entre a biblioteca e uma docente sobre este conceito. Ocorrida na biblioteca de uma instituição pública de ensino superior paulista, entre janeiro/fevereiro de 2017; a formação utilizou vários recursos pedagógicos, desde os tradicionais, como exposição didática em power point e banners como também dinâmicas de grupo e a participação em jogos virtuais de forma a estimular a pro-atividade dos cursistas frente aos conhecimentos tratados no ciclo. A experiência gerou recursos e material didático, bem como expectativas dos participantes sobre as próximas edições. Observou-se nas falas dos graduandos que o curso atendeu as expectativas de ampliação de conhecimentos, de aprimoramento das estratégias e de suas aplicações de forma crítica, ativa e criativa, não somente nos trabalhos acadêmicos, mas como forma de enfrentamento das situações cotidianas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042/684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Jaqueline Costa Castilho Moreira, Tereza Raquel Vanalli https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Jaqueline Costa Castilho Moreira, Tereza Raquel Vanalli https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 584-597 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319778037760000 |