Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Jaqueline Costa Castilho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vanalli, Tereza Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042
Resumo: Acessar de forma responsável e consciente a informação, maximizando seu uso com senso ético é uma problemática que precisa ser discutida na sociedade do século XXI. Daí a necessidade de disseminação das estratégias de competências informacionais em âmbito educacional formal e não formal. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências de ensino não formal e aprendizagens obtidas com um ciclo de formação disponibilizado pela parceria entre a biblioteca e uma docente sobre este conceito. Ocorrida na biblioteca de uma instituição pública de ensino superior paulista, entre janeiro/fevereiro de 2017; a formação utilizou vários recursos pedagógicos, desde os tradicionais, como exposição didática em power point e banners como também dinâmicas de grupo e a participação em jogos virtuais de forma a estimular a pro-atividade dos cursistas frente aos conhecimentos tratados no ciclo. A experiência gerou recursos e material didático, bem como expectativas dos participantes sobre as próximas edições. Observou-se nas falas dos graduandos que o curso atendeu as expectativas de ampliação de conhecimentos, de aprimoramento das estratégias e de suas aplicações de forma crítica, ativa e criativa, não somente nos trabalhos acadêmicos, mas como forma de enfrentamento das situações cotidianas.
id FEBAB-1_fcd55cfe82e76e51f5f491ce1be800f1
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1042
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovadorSociedade da Informação. Biblioteca. Inovações PedagógicasEnsino não FormalEstratégias de Pesquisa.Acessar de forma responsável e consciente a informação, maximizando seu uso com senso ético é uma problemática que precisa ser discutida na sociedade do século XXI. Daí a necessidade de disseminação das estratégias de competências informacionais em âmbito educacional formal e não formal. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências de ensino não formal e aprendizagens obtidas com um ciclo de formação disponibilizado pela parceria entre a biblioteca e uma docente sobre este conceito. Ocorrida na biblioteca de uma instituição pública de ensino superior paulista, entre janeiro/fevereiro de 2017; a formação utilizou vários recursos pedagógicos, desde os tradicionais, como exposição didática em power point e banners como também dinâmicas de grupo e a participação em jogos virtuais de forma a estimular a pro-atividade dos cursistas frente aos conhecimentos tratados no ciclo. A experiência gerou recursos e material didático, bem como expectativas dos participantes sobre as próximas edições. Observou-se nas falas dos graduandos que o curso atendeu as expectativas de ampliação de conhecimentos, de aprimoramento das estratégias e de suas aplicações de forma crítica, ativa e criativa, não somente nos trabalhos acadêmicos, mas como forma de enfrentamento das situações cotidianas.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 584-5971980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042/684Copyright (c) 2017 Jaqueline Costa Castilho Moreira, Tereza Raquel Vanallihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Jaqueline Costa CastilhoVanalli, Tereza Raquel2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1042Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador
title Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador
spellingShingle Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador
Moreira, Jaqueline Costa Castilho
Sociedade da Informação. Biblioteca. Inovações Pedagógicas
Ensino não Formal
Estratégias de Pesquisa.
title_short Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador
title_full Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador
title_fullStr Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador
title_full_unstemmed Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador
title_sort Ciclo de formação em competências informacionais: implementação de um conceito inovador
author Moreira, Jaqueline Costa Castilho
author_facet Moreira, Jaqueline Costa Castilho
Vanalli, Tereza Raquel
author_role author
author2 Vanalli, Tereza Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Jaqueline Costa Castilho
Vanalli, Tereza Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade da Informação. Biblioteca. Inovações Pedagógicas
Ensino não Formal
Estratégias de Pesquisa.
topic Sociedade da Informação. Biblioteca. Inovações Pedagógicas
Ensino não Formal
Estratégias de Pesquisa.
description Acessar de forma responsável e consciente a informação, maximizando seu uso com senso ético é uma problemática que precisa ser discutida na sociedade do século XXI. Daí a necessidade de disseminação das estratégias de competências informacionais em âmbito educacional formal e não formal. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências de ensino não formal e aprendizagens obtidas com um ciclo de formação disponibilizado pela parceria entre a biblioteca e uma docente sobre este conceito. Ocorrida na biblioteca de uma instituição pública de ensino superior paulista, entre janeiro/fevereiro de 2017; a formação utilizou vários recursos pedagógicos, desde os tradicionais, como exposição didática em power point e banners como também dinâmicas de grupo e a participação em jogos virtuais de forma a estimular a pro-atividade dos cursistas frente aos conhecimentos tratados no ciclo. A experiência gerou recursos e material didático, bem como expectativas dos participantes sobre as próximas edições. Observou-se nas falas dos graduandos que o curso atendeu as expectativas de ampliação de conhecimentos, de aprimoramento das estratégias e de suas aplicações de forma crítica, ativa e criativa, não somente nos trabalhos acadêmicos, mas como forma de enfrentamento das situações cotidianas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1042/684
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Jaqueline Costa Castilho Moreira, Tereza Raquel Vanalli
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Jaqueline Costa Castilho Moreira, Tereza Raquel Vanalli
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 584-597
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319778037760000