Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro da Mata , Marta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062
Resumo: Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre como os estudos de comportamento informacional e práticas informacionais podem contribuir na elaboração de ações de competência em informação em ambientes de informação formais, informais e não formais. No que se refere aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa. No que diz respeito à análise dos resultados, fez-se a leitura e a análise dos documentos selecionados, realizando-se a extração e sistematização das possíveis relações entre os conceitos de comportamento informacional, práticas informacionais e competência em informação, os quais culminaram no desdobramento de uma revisão de literatura, contendo uma discussão sobre a temática proposta. Como resultados, observa-se que os estudos de usuários em suas diversas abordagens oferecem informações essenciais para auxiliar no planejamento, implementação e realização de programas e/ou ações de competência em informação em diversos locais, condizentes com as necessidades, características e peculiaridades dos indivíduos que fazem parte das instituições e de determinados ambiências, considerando-se a educação formal, informal e não formal.
id UFMG-2_f1cc751183df3b35b97998cf8bd7f0c0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/40062
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informaçãoComportamento Informacional; Práticas Informacionais; Competência em Informação; Processo de ensino-aprendizagem; Educação formal, informal e não formal.CIEste artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre como os estudos de comportamento informacional e práticas informacionais podem contribuir na elaboração de ações de competência em informação em ambientes de informação formais, informais e não formais. No que se refere aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa. No que diz respeito à análise dos resultados, fez-se a leitura e a análise dos documentos selecionados, realizando-se a extração e sistematização das possíveis relações entre os conceitos de comportamento informacional, práticas informacionais e competência em informação, os quais culminaram no desdobramento de uma revisão de literatura, contendo uma discussão sobre a temática proposta. Como resultados, observa-se que os estudos de usuários em suas diversas abordagens oferecem informações essenciais para auxiliar no planejamento, implementação e realização de programas e/ou ações de competência em informação em diversos locais, condizentes com as necessidades, características e peculiaridades dos indivíduos que fazem parte das instituições e de determinados ambiências, considerando-se a educação formal, informal e não formal.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2022-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 2 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 2 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062/30699CICopyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeandro da Mata , Marta 2022-06-09T18:48:37Zoai:periodicos.ufmg.br:article/40062Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2022-06-09T18:48:37Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação
title Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação
spellingShingle Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação
Leandro da Mata , Marta
Comportamento Informacional; Práticas Informacionais; Competência em Informação; Processo de ensino-aprendizagem; Educação formal, informal e não formal.
CI
title_short Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação
title_full Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação
title_fullStr Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação
title_full_unstemmed Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação
title_sort Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação
author Leandro da Mata , Marta
author_facet Leandro da Mata , Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro da Mata , Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento Informacional; Práticas Informacionais; Competência em Informação; Processo de ensino-aprendizagem; Educação formal, informal e não formal.
CI
topic Comportamento Informacional; Práticas Informacionais; Competência em Informação; Processo de ensino-aprendizagem; Educação formal, informal e não formal.
CI
description Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre como os estudos de comportamento informacional e práticas informacionais podem contribuir na elaboração de ações de competência em informação em ambientes de informação formais, informais e não formais. No que se refere aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa. No que diz respeito à análise dos resultados, fez-se a leitura e a análise dos documentos selecionados, realizando-se a extração e sistematização das possíveis relações entre os conceitos de comportamento informacional, práticas informacionais e competência em informação, os quais culminaram no desdobramento de uma revisão de literatura, contendo uma discussão sobre a temática proposta. Como resultados, observa-se que os estudos de usuários em suas diversas abordagens oferecem informações essenciais para auxiliar no planejamento, implementação e realização de programas e/ou ações de competência em informação em diversos locais, condizentes com as necessidades, características e peculiaridades dos indivíduos que fazem parte das instituições e de determinados ambiências, considerando-se a educação formal, informal e não formal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062/30699
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv CI
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 2 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 2 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022)
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711086682832896