Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre como os estudos de comportamento informacional e práticas informacionais podem contribuir na elaboração de ações de competência em informação em ambientes de informação formais, informais e não formais. No que se refere aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa. No que diz respeito à análise dos resultados, fez-se a leitura e a análise dos documentos selecionados, realizando-se a extração e sistematização das possíveis relações entre os conceitos de comportamento informacional, práticas informacionais e competência em informação, os quais culminaram no desdobramento de uma revisão de literatura, contendo uma discussão sobre a temática proposta. Como resultados, observa-se que os estudos de usuários em suas diversas abordagens oferecem informações essenciais para auxiliar no planejamento, implementação e realização de programas e/ou ações de competência em informação em diversos locais, condizentes com as necessidades, características e peculiaridades dos indivíduos que fazem parte das instituições e de determinados ambiências, considerando-se a educação formal, informal e não formal. |
id |
UFMG-2_f1cc751183df3b35b97998cf8bd7f0c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/40062 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informaçãoComportamento Informacional; Práticas Informacionais; Competência em Informação; Processo de ensino-aprendizagem; Educação formal, informal e não formal.CIEste artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre como os estudos de comportamento informacional e práticas informacionais podem contribuir na elaboração de ações de competência em informação em ambientes de informação formais, informais e não formais. No que se refere aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa. No que diz respeito à análise dos resultados, fez-se a leitura e a análise dos documentos selecionados, realizando-se a extração e sistematização das possíveis relações entre os conceitos de comportamento informacional, práticas informacionais e competência em informação, os quais culminaram no desdobramento de uma revisão de literatura, contendo uma discussão sobre a temática proposta. Como resultados, observa-se que os estudos de usuários em suas diversas abordagens oferecem informações essenciais para auxiliar no planejamento, implementação e realização de programas e/ou ações de competência em informação em diversos locais, condizentes com as necessidades, características e peculiaridades dos indivíduos que fazem parte das instituições e de determinados ambiências, considerando-se a educação formal, informal e não formal.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2022-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 2 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 2 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062/30699CICopyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeandro da Mata , Marta 2022-06-09T18:48:37Zoai:periodicos.ufmg.br:article/40062Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2022-06-09T18:48:37Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação |
title |
Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação |
spellingShingle |
Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação Leandro da Mata , Marta Comportamento Informacional; Práticas Informacionais; Competência em Informação; Processo de ensino-aprendizagem; Educação formal, informal e não formal. CI |
title_short |
Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação |
title_full |
Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação |
title_fullStr |
Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação |
title_full_unstemmed |
Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação |
title_sort |
Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação |
author |
Leandro da Mata , Marta |
author_facet |
Leandro da Mata , Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro da Mata , Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento Informacional; Práticas Informacionais; Competência em Informação; Processo de ensino-aprendizagem; Educação formal, informal e não formal. CI |
topic |
Comportamento Informacional; Práticas Informacionais; Competência em Informação; Processo de ensino-aprendizagem; Educação formal, informal e não formal. CI |
description |
Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre como os estudos de comportamento informacional e práticas informacionais podem contribuir na elaboração de ações de competência em informação em ambientes de informação formais, informais e não formais. No que se refere aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa. No que diz respeito à análise dos resultados, fez-se a leitura e a análise dos documentos selecionados, realizando-se a extração e sistematização das possíveis relações entre os conceitos de comportamento informacional, práticas informacionais e competência em informação, os quais culminaram no desdobramento de uma revisão de literatura, contendo uma discussão sobre a temática proposta. Como resultados, observa-se que os estudos de usuários em suas diversas abordagens oferecem informações essenciais para auxiliar no planejamento, implementação e realização de programas e/ou ações de competência em informação em diversos locais, condizentes com as necessidades, características e peculiaridades dos indivíduos que fazem parte das instituições e de determinados ambiências, considerando-se a educação formal, informal e não formal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062/30699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
CI |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 2 (2022) Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 2 (2022) Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022) 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711086682832896 |