Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia em Pacientes com Necessidade de Anexectomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Francisco José Cândido dos
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Nogueira,Antônio Alberto, Andrade,Jurandyr Moreira de, Carrara,Hélio Humberto Angotti, Reis,Patrícia de Almeida Silva, Bighetti,Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72031998001000005
Resumo: Objetivos: avaliar as vantagens da laparoscopia como instrumento para conversão de histerectomias abdominais em vaginais em pacientes com indicação de anexectomia concomitante, considerando-se a segurança e os custos hospitalares adicionais relativos ao procedimento. Pacientes e Métodos: estudo de caso controle envolvendo 9 pacientes submetidas à Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia (HVAL) e 18 pacientes-controle submetidas à Histerectomia Abdominal (HA), associadas à anexectomia. Foram avaliadas as características pré-operatórias e os resultados do procedimento. Os grupos HVAL e HA são semelhantes quanto à idade, paridade, cesáreas anteriores, cirurgias prévias e IMC. Resultados: o grupo HVAL apresentou tempo cirúrgico médio de 163,9 minutos e o grupo HA de 142,8 minutos. Não ocorreram complicações pós-operatórias no grupo HVAL, ao passo que no grupo HA houve 2 casos de deiscência de sutura e 1 caso de hérnia incisional. A mediana do tempo de internação foi de 1 dia no grupo HVAL e 2 dias no grupo HA; a mediana do período de convalescença por sua vez foi de 2 e 4 semanas respectivamente. No grupo HVAL, 55,6% das pacientes necessitaram de medicação analgésica no pós-operatório, o que ocorreu em 100% das pacientes do grupo HA. Conclusões: a HVAL mostrou-se vantajosa em relação à HA em termos de melhor recuperação e menor incidência de complicações no pós-operatório. O procedimento é factível com segurança em um Hospital Universitário, não implicando tampouco em custos adicionais com equipamentos ou instrumental.
id FEBRASGO-1_6ff0b43a6cef55db911b0cc335fc5cf5
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-72031998001000005
network_acronym_str FEBRASGO-1
network_name_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository_id_str
spelling Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia em Pacientes com Necessidade de AnexectomiaHisterectomiaLaparoscopiaCustos em saúdeObjetivos: avaliar as vantagens da laparoscopia como instrumento para conversão de histerectomias abdominais em vaginais em pacientes com indicação de anexectomia concomitante, considerando-se a segurança e os custos hospitalares adicionais relativos ao procedimento. Pacientes e Métodos: estudo de caso controle envolvendo 9 pacientes submetidas à Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia (HVAL) e 18 pacientes-controle submetidas à Histerectomia Abdominal (HA), associadas à anexectomia. Foram avaliadas as características pré-operatórias e os resultados do procedimento. Os grupos HVAL e HA são semelhantes quanto à idade, paridade, cesáreas anteriores, cirurgias prévias e IMC. Resultados: o grupo HVAL apresentou tempo cirúrgico médio de 163,9 minutos e o grupo HA de 142,8 minutos. Não ocorreram complicações pós-operatórias no grupo HVAL, ao passo que no grupo HA houve 2 casos de deiscência de sutura e 1 caso de hérnia incisional. A mediana do tempo de internação foi de 1 dia no grupo HVAL e 2 dias no grupo HA; a mediana do período de convalescença por sua vez foi de 2 e 4 semanas respectivamente. No grupo HVAL, 55,6% das pacientes necessitaram de medicação analgésica no pós-operatório, o que ocorreu em 100% das pacientes do grupo HA. Conclusões: a HVAL mostrou-se vantajosa em relação à HA em termos de melhor recuperação e menor incidência de complicações no pós-operatório. O procedimento é factível com segurança em um Hospital Universitário, não implicando tampouco em custos adicionais com equipamentos ou instrumental.Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72031998001000005Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.20 n.10 1998reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)instacron:FEBRASGO10.1590/S0100-72031998001000005info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Francisco José Cândido dosNogueira,Antônio AlbertoAndrade,Jurandyr Moreira deCarrara,Hélio Humberto AngottiReis,Patrícia de Almeida SilvaBighetti,Sérgiopor2007-04-04T00:00:00Zoai:scielo:S0100-72031998001000005Revistahttp://www.scielo.br/rbgohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppublicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br1806-93390100-7203opendoar:2007-04-04T00:00Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)false
dc.title.none.fl_str_mv Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia em Pacientes com Necessidade de Anexectomia
title Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia em Pacientes com Necessidade de Anexectomia
spellingShingle Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia em Pacientes com Necessidade de Anexectomia
Reis,Francisco José Cândido dos
Histerectomia
Laparoscopia
Custos em saúde
title_short Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia em Pacientes com Necessidade de Anexectomia
title_full Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia em Pacientes com Necessidade de Anexectomia
title_fullStr Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia em Pacientes com Necessidade de Anexectomia
title_full_unstemmed Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia em Pacientes com Necessidade de Anexectomia
title_sort Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia em Pacientes com Necessidade de Anexectomia
author Reis,Francisco José Cândido dos
author_facet Reis,Francisco José Cândido dos
Nogueira,Antônio Alberto
Andrade,Jurandyr Moreira de
Carrara,Hélio Humberto Angotti
Reis,Patrícia de Almeida Silva
Bighetti,Sérgio
author_role author
author2 Nogueira,Antônio Alberto
Andrade,Jurandyr Moreira de
Carrara,Hélio Humberto Angotti
Reis,Patrícia de Almeida Silva
Bighetti,Sérgio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Francisco José Cândido dos
Nogueira,Antônio Alberto
Andrade,Jurandyr Moreira de
Carrara,Hélio Humberto Angotti
Reis,Patrícia de Almeida Silva
Bighetti,Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Histerectomia
Laparoscopia
Custos em saúde
topic Histerectomia
Laparoscopia
Custos em saúde
description Objetivos: avaliar as vantagens da laparoscopia como instrumento para conversão de histerectomias abdominais em vaginais em pacientes com indicação de anexectomia concomitante, considerando-se a segurança e os custos hospitalares adicionais relativos ao procedimento. Pacientes e Métodos: estudo de caso controle envolvendo 9 pacientes submetidas à Histerectomia Vaginal Assistida por Laparoscopia (HVAL) e 18 pacientes-controle submetidas à Histerectomia Abdominal (HA), associadas à anexectomia. Foram avaliadas as características pré-operatórias e os resultados do procedimento. Os grupos HVAL e HA são semelhantes quanto à idade, paridade, cesáreas anteriores, cirurgias prévias e IMC. Resultados: o grupo HVAL apresentou tempo cirúrgico médio de 163,9 minutos e o grupo HA de 142,8 minutos. Não ocorreram complicações pós-operatórias no grupo HVAL, ao passo que no grupo HA houve 2 casos de deiscência de sutura e 1 caso de hérnia incisional. A mediana do tempo de internação foi de 1 dia no grupo HVAL e 2 dias no grupo HA; a mediana do período de convalescença por sua vez foi de 2 e 4 semanas respectivamente. No grupo HVAL, 55,6% das pacientes necessitaram de medicação analgésica no pós-operatório, o que ocorreu em 100% das pacientes do grupo HA. Conclusões: a HVAL mostrou-se vantajosa em relação à HA em termos de melhor recuperação e menor incidência de complicações no pós-operatório. O procedimento é factível com segurança em um Hospital Universitário, não implicando tampouco em custos adicionais com equipamentos ou instrumental.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72031998001000005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72031998001000005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-72031998001000005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.20 n.10 1998
reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron:FEBRASGO
instname_str Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron_str FEBRASGO
institution FEBRASGO
reponame_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
collection Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
repository.mail.fl_str_mv publicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br
_version_ 1754115935971573760