Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Janete de Fátima
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/672
Resumo: A formação de profissionais de Ciências Contábeis no mundo globalizado traz à tona a discussão sobre a grade curricular dos cursos dessa área, a respeito da legislação que direciona tais currículos e da necessária relação com o mercado de trabalho, traduzida em seu perfil profissiográfico. O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos professores de Controladoria do curso de Ciências Contábeis sobre a importância da Interdisciplinaridade na formação do Contador, já que cabe a eles contribuir para a formação de futuros profissionais, aptos ao mercado de trabalho dinâmico e exigente de competências. Para atingir esse objetivo, utilizou-se, em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, resultando dessa última a constatação de que o fenômeno da Interdisciplinaridade é mais pensado e falado que efetivamente realizado no ensino superior brasileiro de Ciências Contábeis. A segunda etapa da pesquisa consistiu de pesquisa de campo, por meio de entrevista realizada com professores de Controladoria de quatro IES - Instituições de Ensino Superior situadas no município de São Paulo. As informações obtidas confirmaram as constatações da revisão bibliográfica e chamaram a atenção para o fato de que, embora sensibilizados pela importância da Interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores e, em sua maioria, praticantes intuitivos da Interdisciplinaridade, ainda há uma distância entre o falado e pensado e o efetivamente colocado em prática pelos professores de Controladoria entrevistados.
id FECAP-0_051509cad41e35994ec332aa6391b14f
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/672
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo.Interdisciplinary approach in education. Controllership. Accounting - Study and teaching (Higher)Abordagem interdisciplinar do conhecimento. Controladoria. Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)CIÊNCIAS CONTÁBEISA formação de profissionais de Ciências Contábeis no mundo globalizado traz à tona a discussão sobre a grade curricular dos cursos dessa área, a respeito da legislação que direciona tais currículos e da necessária relação com o mercado de trabalho, traduzida em seu perfil profissiográfico. O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos professores de Controladoria do curso de Ciências Contábeis sobre a importância da Interdisciplinaridade na formação do Contador, já que cabe a eles contribuir para a formação de futuros profissionais, aptos ao mercado de trabalho dinâmico e exigente de competências. Para atingir esse objetivo, utilizou-se, em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, resultando dessa última a constatação de que o fenômeno da Interdisciplinaridade é mais pensado e falado que efetivamente realizado no ensino superior brasileiro de Ciências Contábeis. A segunda etapa da pesquisa consistiu de pesquisa de campo, por meio de entrevista realizada com professores de Controladoria de quatro IES - Instituições de Ensino Superior situadas no município de São Paulo. As informações obtidas confirmaram as constatações da revisão bibliográfica e chamaram a atenção para o fato de que, embora sensibilizados pela importância da Interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores e, em sua maioria, praticantes intuitivos da Interdisciplinaridade, ainda há uma distância entre o falado e pensado e o efetivamente colocado em prática pelos professores de Controladoria entrevistados.The Graduating of Accounting professionals in the globalized world brings a discussion concerning the main subjects in the Accounting field, which can be perceived in its perfil profissiográfico (PPP- a type of document of the Brazilian high education). The aim of this dissertation was to identify the perception of some Accountig professors regarding the importance of interdiciplinarity for the professionals of this field, as such professors are to contribute for the future of Accounting professionals, who should be able to interact and compete in a dinamic market. Firstly, it was carried an experimental study through documentary and bibliographic research. The results disclosed that the interdisciplinarity is more a conceipt than a real application in the Brazilian Accounting universities. Secondly, it was carried a field research, through an interview with some Accounting professors in the of four universities, all of them located in São Paulo city. The results confirm the conclusions of the literature and highlight that there is still a gap between the conceipt of interdisciplinarity and its real application by the interviewed professors, even though they are aware of its importance.FECAPFundação escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em Ciências ContábeisPeleias, Ivam Ricardohttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686Fazenda, Ivani Catarina Aranteshttp://lattes.cnpq.br/9538159500171350Pontes, Cecília Carmem Cunhahttp://lattes.cnpq.br/9357489138452468Mendonça, Janete de Fátima2016-01-26T21:10:41Z2007-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMendonça, Janete de Fátima. Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo. 2007. 158 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, São Paulo, 2007.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/672porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-10-10T19:54:58Zoai:tede.fecap.br:tede/672Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-10-10T19:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo.
title Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo.
spellingShingle Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo.
Mendonça, Janete de Fátima
Interdisciplinary approach in education. Controllership. Accounting - Study and teaching (Higher)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento. Controladoria. Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo.
title_full Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo.
title_fullStr Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo.
title_full_unstemmed Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo.
title_sort Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo.
author Mendonça, Janete de Fátima
author_facet Mendonça, Janete de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peleias, Ivam Ricardo
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
Fazenda, Ivani Catarina Arantes
http://lattes.cnpq.br/9538159500171350
Pontes, Cecília Carmem Cunha
http://lattes.cnpq.br/9357489138452468
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Janete de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinary approach in education. Controllership. Accounting - Study and teaching (Higher)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento. Controladoria. Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Interdisciplinary approach in education. Controllership. Accounting - Study and teaching (Higher)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento. Controladoria. Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description A formação de profissionais de Ciências Contábeis no mundo globalizado traz à tona a discussão sobre a grade curricular dos cursos dessa área, a respeito da legislação que direciona tais currículos e da necessária relação com o mercado de trabalho, traduzida em seu perfil profissiográfico. O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos professores de Controladoria do curso de Ciências Contábeis sobre a importância da Interdisciplinaridade na formação do Contador, já que cabe a eles contribuir para a formação de futuros profissionais, aptos ao mercado de trabalho dinâmico e exigente de competências. Para atingir esse objetivo, utilizou-se, em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, resultando dessa última a constatação de que o fenômeno da Interdisciplinaridade é mais pensado e falado que efetivamente realizado no ensino superior brasileiro de Ciências Contábeis. A segunda etapa da pesquisa consistiu de pesquisa de campo, por meio de entrevista realizada com professores de Controladoria de quatro IES - Instituições de Ensino Superior situadas no município de São Paulo. As informações obtidas confirmaram as constatações da revisão bibliográfica e chamaram a atenção para o fato de que, embora sensibilizados pela importância da Interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores e, em sua maioria, praticantes intuitivos da Interdisciplinaridade, ainda há uma distância entre o falado e pensado e o efetivamente colocado em prática pelos professores de Controladoria entrevistados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-21
2016-01-26T21:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mendonça, Janete de Fátima. Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo. 2007. 158 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, São Paulo, 2007.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/672
identifier_str_mv Mendonça, Janete de Fátima. Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo. 2007. 158 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, São Paulo, 2007.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850327100358656