Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Claudia Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/402
Resumo: Investigando o processo de formação de preço do IPO desde o momento do lançamento do Prospecto Preliminar com a divulgação do range de preços para o bookbuilding, até o momento da definição do preço final de lançamento. Esta pesquisa contribui de forma inédita para literatura nacional, por encontrar evidências empíricas de que a atualização de preço do IPO pode ser previsível de acordo com fatores como: (1) características da oferta: tamanho da emissão, volume de emissão secundária e ainda a presença de investidores do varejo podem influenciar o nível de atualização do preço; (2) Bem como as características da empresa como setor, por exemplo; (3) a reputação do banco de investimentos também tem relação direta com a atualização deste preço. (4) Contrariamente a intuição, os preços não são atualizados de acordo com movimentos de mercado relativos ao período de bookbuilding, e tampouco, as atualizações são maiores em momentos de mercado aquecido
id FECAP-0_0a11f6a736fe72a0366602628f520747
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/402
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no BrasilFinanceStocksCorporate governanceBasing-point systemFinançasAções (Finanças)Governança CorporativaPreço - DeterminaçãoADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASInvestigando o processo de formação de preço do IPO desde o momento do lançamento do Prospecto Preliminar com a divulgação do range de preços para o bookbuilding, até o momento da definição do preço final de lançamento. Esta pesquisa contribui de forma inédita para literatura nacional, por encontrar evidências empíricas de que a atualização de preço do IPO pode ser previsível de acordo com fatores como: (1) características da oferta: tamanho da emissão, volume de emissão secundária e ainda a presença de investidores do varejo podem influenciar o nível de atualização do preço; (2) Bem como as características da empresa como setor, por exemplo; (3) a reputação do banco de investimentos também tem relação direta com a atualização deste preço. (4) Contrariamente a intuição, os preços não são atualizados de acordo com movimentos de mercado relativos ao período de bookbuilding, e tampouco, as atualizações são maiores em momentos de mercado aquecidoBy investigating the IPO pricing process from the moment of the release of preliminary prospectus when the price range is revealed, going through the bookbuilding until the moment of the definition of final price. This research contributes in an unprecedented way for national literature, by finding empirical evidence that IPO price update is predictable according to factors such as: (1) Offer characteristics: the offer size, the volume of secondary issues and also the presence of Retail investors can influence the level of price update; (2) As well as the company characteristics as industry sector, for example; (3) the investment bank's reputation also is directly related to the price update. (4) Contrary to intuition, the prices are not updated in accordance with market movements related to bookbuilding period, and neither the updates are higher during hot market periodsFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasYoshinaga, Claudia EmikoCPF:29328076846http://lattes.cnpq.br/9991689534310081Nakamura, Wilson ToshiroCPF:02835270809http://lattes.cnpq.br/1327686935533816Lucchesi, Eduardo PozziCPF:21369669879http://lattes.cnpq.br/4363162358618307Araujo, Claudia Silva2015-12-03T18:33:16Z2015-10-082015-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfARAUJO, Claudia Silva. Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T19:58:25Zoai:tede.fecap.br:tede/402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T19:58:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil
title Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil
spellingShingle Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil
Araujo, Claudia Silva
Finance
Stocks
Corporate governance
Basing-point system
Finanças
Ações (Finanças)
Governança Corporativa
Preço - Determinação
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil
title_full Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil
title_fullStr Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil
title_full_unstemmed Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil
title_sort Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil
author Araujo, Claudia Silva
author_facet Araujo, Claudia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yoshinaga, Claudia Emiko
CPF:29328076846
http://lattes.cnpq.br/9991689534310081
Nakamura, Wilson Toshiro
CPF:02835270809
http://lattes.cnpq.br/1327686935533816
Lucchesi, Eduardo Pozzi
CPF:21369669879
http://lattes.cnpq.br/4363162358618307
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Claudia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Finance
Stocks
Corporate governance
Basing-point system
Finanças
Ações (Finanças)
Governança Corporativa
Preço - Determinação
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Finance
Stocks
Corporate governance
Basing-point system
Finanças
Ações (Finanças)
Governança Corporativa
Preço - Determinação
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description Investigando o processo de formação de preço do IPO desde o momento do lançamento do Prospecto Preliminar com a divulgação do range de preços para o bookbuilding, até o momento da definição do preço final de lançamento. Esta pesquisa contribui de forma inédita para literatura nacional, por encontrar evidências empíricas de que a atualização de preço do IPO pode ser previsível de acordo com fatores como: (1) características da oferta: tamanho da emissão, volume de emissão secundária e ainda a presença de investidores do varejo podem influenciar o nível de atualização do preço; (2) Bem como as características da empresa como setor, por exemplo; (3) a reputação do banco de investimentos também tem relação direta com a atualização deste preço. (4) Contrariamente a intuição, os preços não são atualizados de acordo com movimentos de mercado relativos ao período de bookbuilding, e tampouco, as atualizações são maiores em momentos de mercado aquecido
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03T18:33:16Z
2015-10-08
2015-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Claudia Silva. Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/402
identifier_str_mv ARAUJO, Claudia Silva. Fatores determinantes da atualização de preço de lançamento de Ipos no Brasil. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330836434944