A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/947 |
Resumo: | O preço é um dos principais aspectos determinantes para a escolha dos produtos pelos compradores. Fatores como maior diferenciação dos produtos, desenvolvimentos tecnológicos e globalização da economia fizerem com que o preço ganhasse importância, pois é um dos elementos chave para alcançar o volume de vendas desejado e por impactar nos lucros e na rentabilidade das empresas. Além disso, as estratégias de precificação são fundamentais para a consolidação de um posicionamento de mercado adequado. Sendo assim, este trabalho analisou as estratégias e os processos de precificação utilizados em 153 empresas afiliadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), verificando a relação das decisões de preço com o desempenho destas empresas. Como método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa quantitativo-descritiva do tipo survey com os responsáveis pelo processo de precificação destas empresas. Para a análise dos resultados, foi empregada a Análise Fatorial a Análise de Variância (ANOVA) e Análise de Cluster Os principais resultados sugerem que as empresas tendem a considerar como principal método de definição de preços o preço baseado em custos. No entanto, existem diferenças entre as estratégias de preços utilizadas e diferenças nos desempenhos apresentados entre os ramos de atividade, bem como no porte das empresas pesquisadas, definido pela separação em três grupos de empresas ou clusters sendo que o Cluster concentra as empresas de menor porte com menor desempenho e os demais Clusters com um desempenho superior. Além disso, os dados sugerem que empresas que pertencem ao Cluster 2 e ao Cluster que conseguem captar melhor o valor percebido dos clientes, aliado a uma estratégia de preços altos, apresentam um melhor desempenho diante dos seus principais concorrentes. |
id |
UCS_07eb8b95227cdfb4e992d84b8914af33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/947 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Saciloto, Evandro BusataDe Toni, DeonirGava, RogérioTondolo, Vilmar Antonio GonçalvesMilan, Gabriel Sperandio2015-06-08T16:14:30Z2015-06-08T16:14:30Z2015-06-082015-04-09https://repositorio.ucs.br/handle/11338/947O preço é um dos principais aspectos determinantes para a escolha dos produtos pelos compradores. Fatores como maior diferenciação dos produtos, desenvolvimentos tecnológicos e globalização da economia fizerem com que o preço ganhasse importância, pois é um dos elementos chave para alcançar o volume de vendas desejado e por impactar nos lucros e na rentabilidade das empresas. Além disso, as estratégias de precificação são fundamentais para a consolidação de um posicionamento de mercado adequado. Sendo assim, este trabalho analisou as estratégias e os processos de precificação utilizados em 153 empresas afiliadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), verificando a relação das decisões de preço com o desempenho destas empresas. Como método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa quantitativo-descritiva do tipo survey com os responsáveis pelo processo de precificação destas empresas. Para a análise dos resultados, foi empregada a Análise Fatorial a Análise de Variância (ANOVA) e Análise de Cluster Os principais resultados sugerem que as empresas tendem a considerar como principal método de definição de preços o preço baseado em custos. No entanto, existem diferenças entre as estratégias de preços utilizadas e diferenças nos desempenhos apresentados entre os ramos de atividade, bem como no porte das empresas pesquisadas, definido pela separação em três grupos de empresas ou clusters sendo que o Cluster concentra as empresas de menor porte com menor desempenho e os demais Clusters com um desempenho superior. Além disso, os dados sugerem que empresas que pertencem ao Cluster 2 e ao Cluster que conseguem captar melhor o valor percebido dos clientes, aliado a uma estratégia de preços altos, apresentam um melhor desempenho diante dos seus principais concorrentes.The price is one of the main aspects when costumers are choosing products. Factors such as a higher level of differentiation of products, technological developments and globalization of the economy increased the importance of price, because it is a key element in order to reach the sales amount desired as well as for having an impact in the profitability of the companies. Furthermore, the pricing strategies are paramount for a suitable market positioning consolidation. Therefore, this paper has analysed the strategies and the processes of pricing of 153 companies that are part of the Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), verifying the relationship between pricing decision make and their performance. As for the research method, a survey was conducted with a quantitative approach and descriptive study with the persons responsible for the pricing process in their respective enterprises. The analysis of the results used the Factor Analysis, Variance Analysys (ANOVA) and Cluster Analysis. The main results suggest that enterprises tend to consider as a main method of pricing definition a cost based method. However, there are differences in the price strategies and performance verified in different fields of economic activity as well as in the size of the companies researched, defined by the segregation in the three different groups of companies in which the Cluster 1 concentrates the companies of lower performance and smaller size and the other Cluster concentrate the companies of superior performance. Moreover, the data suggest that companies that manage to better understand the perceived value of the customers, allied to strategies of higher prices present an improved performance when compared to their main competitors.Preços - DeterminaçãoAdministração de empresasBasing-point systemIndustrial managementA relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9942140650927309SACILOTO, E. B.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoLarentis, FabianoTEXTDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdf.txtDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdf.txtExtracted texttext/plain282734https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/3/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdf.txt7c4b6990b2492e0f2410f1f6e0678364MD53THUMBNAILDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdf.jpgDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/4/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdf.jpga96cc537bba9734b7150c1f3f0f103fcMD54ORIGINALDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdfDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdfapplication/pdf1733087https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/1/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdfd0a8acfb43c74b74aa5c00d9cbf4f2fbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/9472021-12-14 19:35:53.204oai:repositorio.ucs.br:11338/947IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:34.189577Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas |
title |
A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas |
spellingShingle |
A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas Saciloto, Evandro Busata Preços - Determinação Administração de empresas Basing-point system Industrial management |
title_short |
A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas |
title_full |
A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas |
title_fullStr |
A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas |
title_full_unstemmed |
A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas |
title_sort |
A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas |
author |
Saciloto, Evandro Busata |
author_facet |
Saciloto, Evandro Busata |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
De Toni, Deonir Gava, Rogério Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saciloto, Evandro Busata |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Milan, Gabriel Sperandio |
contributor_str_mv |
Milan, Gabriel Sperandio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preços - Determinação Administração de empresas |
topic |
Preços - Determinação Administração de empresas Basing-point system Industrial management |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Basing-point system Industrial management |
description |
O preço é um dos principais aspectos determinantes para a escolha dos produtos pelos compradores. Fatores como maior diferenciação dos produtos, desenvolvimentos tecnológicos e globalização da economia fizerem com que o preço ganhasse importância, pois é um dos elementos chave para alcançar o volume de vendas desejado e por impactar nos lucros e na rentabilidade das empresas. Além disso, as estratégias de precificação são fundamentais para a consolidação de um posicionamento de mercado adequado. Sendo assim, este trabalho analisou as estratégias e os processos de precificação utilizados em 153 empresas afiliadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), verificando a relação das decisões de preço com o desempenho destas empresas. Como método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa quantitativo-descritiva do tipo survey com os responsáveis pelo processo de precificação destas empresas. Para a análise dos resultados, foi empregada a Análise Fatorial a Análise de Variância (ANOVA) e Análise de Cluster Os principais resultados sugerem que as empresas tendem a considerar como principal método de definição de preços o preço baseado em custos. No entanto, existem diferenças entre as estratégias de preços utilizadas e diferenças nos desempenhos apresentados entre os ramos de atividade, bem como no porte das empresas pesquisadas, definido pela separação em três grupos de empresas ou clusters sendo que o Cluster concentra as empresas de menor porte com menor desempenho e os demais Clusters com um desempenho superior. Além disso, os dados sugerem que empresas que pertencem ao Cluster 2 e ao Cluster que conseguem captar melhor o valor percebido dos clientes, aliado a uma estratégia de preços altos, apresentam um melhor desempenho diante dos seus principais concorrentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-04-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-08T16:14:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-08T16:14:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/947 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/3/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/4/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/1/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c4b6990b2492e0f2410f1f6e0678364 a96cc537bba9734b7150c1f3f0f103fc d0a8acfb43c74b74aa5c00d9cbf4f2fb deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258450092687360 |