Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/356 |
Resumo: | Esta dissertação discute as percepções e opiniões dos executivos da indústria de genéricos sobre o desenvolvimento deste mercado no Brasil através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade. Foram analisadas as forças competitivas dos stakeholders desta classe de medicamentos. Estas informações são ainda precárias na literatura acadêmica mundial. Foram realizadas entrevistas com dez executivos da Indústria Farmacêutica de genéricos, em um período de estudo de três meses - de agosto a outubro de 2005 - com o objetivo de verificar suas percepções em relação a importância do papel do distribuidor, farmácia, médico, paciente e governo na performance desta indústria. O critério principal de escolha dos entrevistados foi baseado nos cargos estratégicos ocupados por eles. Pode-se concluir que o governo desempenha um papel importante na divulgação dos medicamentos genéricos à população. A farmácia e o distribuidor foram apontados como entraves no crescimento deste mercado, devido às práticas utilizadas nos pontos-de-venda. O médico também foi apontado como um agente para popularizar o uso de medicamentos genéricos no Brasil. |
id |
FECAP-0_12fd8e67bb8482876dbc6092fffcd94b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/356 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setorPharmaceutical industryExecutivesPerceptionGeneric drugsIndústria farmacêutica - Medicamentos genéricos - Executivos - PercepçãoADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASEsta dissertação discute as percepções e opiniões dos executivos da indústria de genéricos sobre o desenvolvimento deste mercado no Brasil através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade. Foram analisadas as forças competitivas dos stakeholders desta classe de medicamentos. Estas informações são ainda precárias na literatura acadêmica mundial. Foram realizadas entrevistas com dez executivos da Indústria Farmacêutica de genéricos, em um período de estudo de três meses - de agosto a outubro de 2005 - com o objetivo de verificar suas percepções em relação a importância do papel do distribuidor, farmácia, médico, paciente e governo na performance desta indústria. O critério principal de escolha dos entrevistados foi baseado nos cargos estratégicos ocupados por eles. Pode-se concluir que o governo desempenha um papel importante na divulgação dos medicamentos genéricos à população. A farmácia e o distribuidor foram apontados como entraves no crescimento deste mercado, devido às práticas utilizadas nos pontos-de-venda. O médico também foi apontado como um agente para popularizar o uso de medicamentos genéricos no Brasil.This dissertation discusses perceptions and opinions of generic industry executives about the development of this market in Brazil through a qualitative survey with in depth interviews. Stakeholders´ competitive forces were also studied in generic industry environment. There is lack of academic information about generic drug industry worldwide. It was made ten interviews with executives in the generic industry in a period of three months study - from August through October 2005 - with the objective of analyzing their perceptions regarding the importance of distributor, pharmacy, physician, patient and government. The main criteria to select the interviewers were based on the strategic positions they have in the companies. Some of the conclusions of this study were that government develops an important role in divulging generic drugs to people. Pharmacy and distributor were indicated as barriers to grow this market due to the sales practices they develop in the stores. Physician plays an important role as a stakeholder in this industry in order to popularize the use of generic drug in Brazil.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasSilva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Bazanini, RobertoCPF:41689100834http://lattes.cnpq.br/0166946863505823Garcia, Mauro NevesCPF:06009751853http://lattes.cnpq.br/6202169991924202Sfeir, Silvia Antonio2015-12-03T18:33:05Z2012-02-292006-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSFEIR, Silvia Antonio. Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T21:04:48Zoai:tede.fecap.br:tede/356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T21:04:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor |
title |
Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor |
spellingShingle |
Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor Sfeir, Silvia Antonio Pharmaceutical industry Executives Perception Generic drugs Indústria farmacêutica - Medicamentos genéricos - Executivos - Percepção ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
title_short |
Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor |
title_full |
Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor |
title_fullStr |
Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor |
title_full_unstemmed |
Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor |
title_sort |
Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor |
author |
Sfeir, Silvia Antonio |
author_facet |
Sfeir, Silvia Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Dirceu da CPF:87300176887 http://lattes.cnpq.br/9583759917108842 Bazanini, Roberto CPF:41689100834 http://lattes.cnpq.br/0166946863505823 Garcia, Mauro Neves CPF:06009751853 http://lattes.cnpq.br/6202169991924202 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sfeir, Silvia Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pharmaceutical industry Executives Perception Generic drugs Indústria farmacêutica - Medicamentos genéricos - Executivos - Percepção ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
topic |
Pharmaceutical industry Executives Perception Generic drugs Indústria farmacêutica - Medicamentos genéricos - Executivos - Percepção ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
description |
Esta dissertação discute as percepções e opiniões dos executivos da indústria de genéricos sobre o desenvolvimento deste mercado no Brasil através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade. Foram analisadas as forças competitivas dos stakeholders desta classe de medicamentos. Estas informações são ainda precárias na literatura acadêmica mundial. Foram realizadas entrevistas com dez executivos da Indústria Farmacêutica de genéricos, em um período de estudo de três meses - de agosto a outubro de 2005 - com o objetivo de verificar suas percepções em relação a importância do papel do distribuidor, farmácia, médico, paciente e governo na performance desta indústria. O critério principal de escolha dos entrevistados foi baseado nos cargos estratégicos ocupados por eles. Pode-se concluir que o governo desempenha um papel importante na divulgação dos medicamentos genéricos à população. A farmácia e o distribuidor foram apontados como entraves no crescimento deste mercado, devido às práticas utilizadas nos pontos-de-venda. O médico também foi apontado como um agente para popularizar o uso de medicamentos genéricos no Brasil. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-04 2012-02-29 2015-12-03T18:33:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SFEIR, Silvia Antonio. Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/356 |
identifier_str_mv |
SFEIR, Silvia Antonio. Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Administração estratégica BR FECAP Mestrado em Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Administração estratégica BR FECAP Mestrado em Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850327016472576 |