Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sfeir, Silvia Antonio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/356
Resumo: Esta dissertação discute as percepções e opiniões dos executivos da indústria de genéricos sobre o desenvolvimento deste mercado no Brasil através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade. Foram analisadas as forças competitivas dos stakeholders desta classe de medicamentos. Estas informações são ainda precárias na literatura acadêmica mundial. Foram realizadas entrevistas com dez executivos da Indústria Farmacêutica de genéricos, em um período de estudo de três meses - de agosto a outubro de 2005 - com o objetivo de verificar suas percepções em relação a importância do papel do distribuidor, farmácia, médico, paciente e governo na performance desta indústria. O critério principal de escolha dos entrevistados foi baseado nos cargos estratégicos ocupados por eles. Pode-se concluir que o governo desempenha um papel importante na divulgação dos medicamentos genéricos à população. A farmácia e o distribuidor foram apontados como entraves no crescimento deste mercado, devido às práticas utilizadas nos pontos-de-venda. O médico também foi apontado como um agente para popularizar o uso de medicamentos genéricos no Brasil.
id FECAP-0_12fd8e67bb8482876dbc6092fffcd94b
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/356
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setorPharmaceutical industryExecutivesPerceptionGeneric drugsIndústria farmacêutica - Medicamentos genéricos - Executivos - PercepçãoADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASEsta dissertação discute as percepções e opiniões dos executivos da indústria de genéricos sobre o desenvolvimento deste mercado no Brasil através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade. Foram analisadas as forças competitivas dos stakeholders desta classe de medicamentos. Estas informações são ainda precárias na literatura acadêmica mundial. Foram realizadas entrevistas com dez executivos da Indústria Farmacêutica de genéricos, em um período de estudo de três meses - de agosto a outubro de 2005 - com o objetivo de verificar suas percepções em relação a importância do papel do distribuidor, farmácia, médico, paciente e governo na performance desta indústria. O critério principal de escolha dos entrevistados foi baseado nos cargos estratégicos ocupados por eles. Pode-se concluir que o governo desempenha um papel importante na divulgação dos medicamentos genéricos à população. A farmácia e o distribuidor foram apontados como entraves no crescimento deste mercado, devido às práticas utilizadas nos pontos-de-venda. O médico também foi apontado como um agente para popularizar o uso de medicamentos genéricos no Brasil.This dissertation discusses perceptions and opinions of generic industry executives about the development of this market in Brazil through a qualitative survey with in depth interviews. Stakeholders´ competitive forces were also studied in generic industry environment. There is lack of academic information about generic drug industry worldwide. It was made ten interviews with executives in the generic industry in a period of three months study - from August through October 2005 - with the objective of analyzing their perceptions regarding the importance of distributor, pharmacy, physician, patient and government. The main criteria to select the interviewers were based on the strategic positions they have in the companies. Some of the conclusions of this study were that government develops an important role in divulging generic drugs to people. Pharmacy and distributor were indicated as barriers to grow this market due to the sales practices they develop in the stores. Physician plays an important role as a stakeholder in this industry in order to popularize the use of generic drug in Brazil.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasSilva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Bazanini, RobertoCPF:41689100834http://lattes.cnpq.br/0166946863505823Garcia, Mauro NevesCPF:06009751853http://lattes.cnpq.br/6202169991924202Sfeir, Silvia Antonio2015-12-03T18:33:05Z2012-02-292006-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSFEIR, Silvia Antonio. Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T21:04:48Zoai:tede.fecap.br:tede/356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T21:04:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor
title Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor
spellingShingle Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor
Sfeir, Silvia Antonio
Pharmaceutical industry
Executives
Perception
Generic drugs
Indústria farmacêutica - Medicamentos genéricos - Executivos - Percepção
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor
title_full Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor
title_fullStr Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor
title_full_unstemmed Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor
title_sort Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor
author Sfeir, Silvia Antonio
author_facet Sfeir, Silvia Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da
CPF:87300176887
http://lattes.cnpq.br/9583759917108842
Bazanini, Roberto
CPF:41689100834
http://lattes.cnpq.br/0166946863505823
Garcia, Mauro Neves
CPF:06009751853
http://lattes.cnpq.br/6202169991924202
dc.contributor.author.fl_str_mv Sfeir, Silvia Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Pharmaceutical industry
Executives
Perception
Generic drugs
Indústria farmacêutica - Medicamentos genéricos - Executivos - Percepção
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Pharmaceutical industry
Executives
Perception
Generic drugs
Indústria farmacêutica - Medicamentos genéricos - Executivos - Percepção
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description Esta dissertação discute as percepções e opiniões dos executivos da indústria de genéricos sobre o desenvolvimento deste mercado no Brasil através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade. Foram analisadas as forças competitivas dos stakeholders desta classe de medicamentos. Estas informações são ainda precárias na literatura acadêmica mundial. Foram realizadas entrevistas com dez executivos da Indústria Farmacêutica de genéricos, em um período de estudo de três meses - de agosto a outubro de 2005 - com o objetivo de verificar suas percepções em relação a importância do papel do distribuidor, farmácia, médico, paciente e governo na performance desta indústria. O critério principal de escolha dos entrevistados foi baseado nos cargos estratégicos ocupados por eles. Pode-se concluir que o governo desempenha um papel importante na divulgação dos medicamentos genéricos à população. A farmácia e o distribuidor foram apontados como entraves no crescimento deste mercado, devido às práticas utilizadas nos pontos-de-venda. O médico também foi apontado como um agente para popularizar o uso de medicamentos genéricos no Brasil.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-04
2012-02-29
2015-12-03T18:33:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SFEIR, Silvia Antonio. Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/356
identifier_str_mv SFEIR, Silvia Antonio. Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850327016472576