Estratégias Empresariais para Medicamentos Genéricos no Brasil: Um Estudo com as Dez Maiores Empresas do Setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sfair, Silvia Antonio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: da Silva, Dirceu, Garcia, Mauro Neves, Moretti, Sérgio Luiz do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15051
Resumo: No Brasil os medicamentos genéricos são considerados seguros e eficazes e, substancialmente mais baratos que os chamados medicamentos de referência e, por essa razão tornaram-se um importante segmento no mercado farmacêutico. Contudo, os estudos sobre o tema, ainda são escassos e os pesquisadores se concentram nos profissionais de saúde e de vendas diretas. Este artigo busca ampliar o conhecimento sobre o tema investigando a visão dos responsáveis pela produção, sua relação com os médicos, políticas governamentais e sobre o gerenciamento do delivery chain para atender o consumidor. Para atender a esse propósito foram realizadas entrevistas em profundidade com dez executivos que ocupam cargos estratégicos na Indústria Farmacêutica de genéricos. A amostra representa aproximadamente 84% das vendas de medicamentos genéricos no Brasil. Os resultados mostraram que a atuação do governo desempenha um papel importante na divulgação de medicamentos genéricos à população, enquanto a farmácia e os distribuidores foram apontados como entraves ao crescimento deste mercado, devido as práticas utilizadas nos pontos de venda. Os médicos são considerados o principal agente na popularização do uso de medicamentos genéricos no Brasil. DOI:10.5585/riae.v10i.1710
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