Estratégias Empresariais para Medicamentos Genéricos no Brasil: Um Estudo com as Dez Maiores Empresas do Setor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
DOI: | 10.5585/ijsm.v10i1.1710 |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15051 |
Resumo: | No Brasil os medicamentos genéricos são considerados seguros e eficazes e, substancialmente mais baratos que os chamados medicamentos de referência e, por essa razão tornaram-se um importante segmento no mercado farmacêutico. Contudo, os estudos sobre o tema, ainda são escassos e os pesquisadores se concentram nos profissionais de saúde e de vendas diretas. Este artigo busca ampliar o conhecimento sobre o tema investigando a visão dos responsáveis pela produção, sua relação com os médicos, políticas governamentais e sobre o gerenciamento do delivery chain para atender o consumidor. Para atender a esse propósito foram realizadas entrevistas em profundidade com dez executivos que ocupam cargos estratégicos na Indústria Farmacêutica de genéricos. A amostra representa aproximadamente 84% das vendas de medicamentos genéricos no Brasil. Os resultados mostraram que a atuação do governo desempenha um papel importante na divulgação de medicamentos genéricos à população, enquanto a farmácia e os distribuidores foram apontados como entraves ao crescimento deste mercado, devido as práticas utilizadas nos pontos de venda. Os médicos são considerados o principal agente na popularização do uso de medicamentos genéricos no Brasil. DOI:10.5585/riae.v10i.1710 |
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Estratégias Empresariais para Medicamentos Genéricos no Brasil: Um Estudo com as Dez Maiores Empresas do SetorCorporate Strategies for Generic Medicines in Brazil: A Study with the Sector’s Ten Largest CompaniesHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V10i1.1710Medicamento Genérico; Indústria farmacêutica; Mensuração de Atitudes de Executivos; Criação de Valor.Generic Drug; Pharmaceutical Industry; Executive Opinion Measurement; Value Creation.No Brasil os medicamentos genéricos são considerados seguros e eficazes e, substancialmente mais baratos que os chamados medicamentos de referência e, por essa razão tornaram-se um importante segmento no mercado farmacêutico. Contudo, os estudos sobre o tema, ainda são escassos e os pesquisadores se concentram nos profissionais de saúde e de vendas diretas. Este artigo busca ampliar o conhecimento sobre o tema investigando a visão dos responsáveis pela produção, sua relação com os médicos, políticas governamentais e sobre o gerenciamento do delivery chain para atender o consumidor. Para atender a esse propósito foram realizadas entrevistas em profundidade com dez executivos que ocupam cargos estratégicos na Indústria Farmacêutica de genéricos. A amostra representa aproximadamente 84% das vendas de medicamentos genéricos no Brasil. Os resultados mostraram que a atuação do governo desempenha um papel importante na divulgação de medicamentos genéricos à população, enquanto a farmácia e os distribuidores foram apontados como entraves ao crescimento deste mercado, devido as práticas utilizadas nos pontos de venda. Os médicos são considerados o principal agente na popularização do uso de medicamentos genéricos no Brasil. DOI:10.5585/riae.v10i.1710In Brazil, generic drugs are considered safe and effective and substantially cheaper than the so-called reference medicinal products. Due to this, generic drugs have become an important sector within the pharmaceutical market. However, topical studies are scarce and researchers focus on health professionals and direct sales. This article looks to expand on the understanding concerning the subject investigating the vision of those responsible for production, its relationship with physicians, government policies and delivery chain management in serving the consumer. To present this objective, in-depth interviews were conducted with ten executives occupying strategic positions in the pharmaceutical industry in general. The sample represents approximately 84% of generic drug sales in Brazil. The results have demonstrated that government performance plays an important role in the marketing of generic drugs to the population, while the drugstore and distributors were identified in this market as growth barriers, due to the practices used at point of sale. Doctors are considered the prime agent in popularizing the use of generic drugs in Brazil.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2011-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1505110.5585/ijsm.v10i1.1710Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 77-101Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 77-1012176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15051/7260Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSfair, Silvia Antonioda Silva, DirceuGarcia, Mauro NevesMoretti, Sérgio Luiz do Amaral2019-09-20T13:23:58Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15051Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:23:58Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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