Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARROZZO, Nelson Felipe Tavares Sales
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/905
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar o grau de reflexividade do Exame de Suficiência/CFC, no período de 2013 a 2017, frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridas dos profissionais da área Contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da análise documental e verificados mediante análise de conteúdo. Constatou-se que o Exame de Suficiência/CFC, no período de 2013 a 2017, teve um grau de reflexividade de 95,2% na estrutura do Currículo Mundial, deste modo, podendo-se inferir que o exame exige a maioria dos conhecimentos contemplados na formação do Contador mundial/global. O Exame de Suficiência frente aos blocos de conhecimento do Currículo Mundial possui maior grau de reflexividade dos conteúdos básicos em Contabilidade e afins (85,7%) em detrimento do bloco de conhecimentos organizacionais e da atividade comercial (6,0%), Conhecimentos Avançados em Contabilidade, Finanças e assuntos afins (3,5%) e com nenhum grau de reflexividade destaca-se o bloco de Conhecimentos em Tecnologia da Informação. Esse perfil técnico-científico valorizado pelo Exame de Suficiência frente aos eixos de competências requeridas dos profissionais da área Contábil fica evidenciado pela predominância do grau de reflexividade do eixo de competências técnico-profissionais com 94,8%, em oposição à baixa reflexividade dos eixos organizacional com 2,4% e relacional/social com 2,8%. Conclui-se que o Exame de Suficiência, no período de 2013 a 2017, valorizou mais as competências técnicas (saber-fazer) do que o saber (conhecimentos) e o saber – ser (atitudes), divergindo, assim, no tocante ao que está proposto para a formação e atuação do profissional Contábil na contemporaneidade.
id FECAP-0_1e61b64a6ab0f0fb20d6d1b7307157c2
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/905
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área ContábilContabilidade - Estudo e EnsinoExame de suficiência para bacharel em Ciências ContábeisContabilidade – CurrículosCompetências – ContabilidadeCore competencies - Study and teachingAccountancy - EducationCore competencies - AccountancyCIÊNCIAS CONTÁBEISEsta pesquisa teve como objetivo evidenciar o grau de reflexividade do Exame de Suficiência/CFC, no período de 2013 a 2017, frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridas dos profissionais da área Contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da análise documental e verificados mediante análise de conteúdo. Constatou-se que o Exame de Suficiência/CFC, no período de 2013 a 2017, teve um grau de reflexividade de 95,2% na estrutura do Currículo Mundial, deste modo, podendo-se inferir que o exame exige a maioria dos conhecimentos contemplados na formação do Contador mundial/global. O Exame de Suficiência frente aos blocos de conhecimento do Currículo Mundial possui maior grau de reflexividade dos conteúdos básicos em Contabilidade e afins (85,7%) em detrimento do bloco de conhecimentos organizacionais e da atividade comercial (6,0%), Conhecimentos Avançados em Contabilidade, Finanças e assuntos afins (3,5%) e com nenhum grau de reflexividade destaca-se o bloco de Conhecimentos em Tecnologia da Informação. Esse perfil técnico-científico valorizado pelo Exame de Suficiência frente aos eixos de competências requeridas dos profissionais da área Contábil fica evidenciado pela predominância do grau de reflexividade do eixo de competências técnico-profissionais com 94,8%, em oposição à baixa reflexividade dos eixos organizacional com 2,4% e relacional/social com 2,8%. Conclui-se que o Exame de Suficiência, no período de 2013 a 2017, valorizou mais as competências técnicas (saber-fazer) do que o saber (conhecimentos) e o saber – ser (atitudes), divergindo, assim, no tocante ao que está proposto para a formação e atuação do profissional Contábil na contemporaneidade.This research intent to show degree of reflexivity of the Sufficiency Examination / CFC, from 2013 to 2017, compared to world’s curricular structure and axes of competences required of accounting professionals. In order to show the results a descriptive research was conducted with a qualitative approach. Data were collected through documentary technique and analyzed through content analysis. It was found that the Sufficiency / CFC Exam, from 2013 to 2017, had a degree of reflexivity of 95.2% in the structure of the Global Curriculum, so it can be said that the exam requires most of the knowledge covered in the formation of the global accountant. The Examination of Sufficiency against the blocks of knowledge of the World Curriculum, has a higher degree of reflexivity of the basic contents in Accounting and related (85.7%), to the detriment of the block of organizational knowledge and commercial activity (6.0%), Advanced Knowledge in Accounting, Finance and related subjects (3.5%) and with no degree of reflexivity, we highlight the Knowledge Technology block. This technical-scientific profile valued by the Sufficiency Examination against the required competency axes of Accounting professionals corroborates the predominance of the reflexivity degree of the technical-professional competences axis (94.8%) as opposed to the low reflexivity of the axes. organizational (2.4%) and relational / social (2.8%). It can be concluded that the Sufficiency Exams, in the period from 2013 to 2017, valued the technical competences (know-how) more than the knowledge (knowledge) and the know-how (attitudes), thus diverging to what is proposed for the formation and performance of the accounting professional in contemporary times.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1SLOMSKI, Vilma Genihttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159SLOMSKI, ValmorPELEIAS, Ivam RicardoCARROZZO, Nelson Felipe Tavares Sales2021-09-17T15:08:47Z2021-09-172021-09-17T15:08:47Z2019-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/905porCARROZZO, Nelson Felipe Tavares Sales. Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2019info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-09-17T15:08:47Zoai:tede.fecap.br:123456789/905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-09-17T15:08:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil
title Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil
spellingShingle Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil
CARROZZO, Nelson Felipe Tavares Sales
Contabilidade - Estudo e Ensino
Exame de suficiência para bacharel em Ciências Contábeis
Contabilidade – Currículos
Competências – Contabilidade
Core competencies - Study and teaching
Accountancy - Education
Core competencies - Accountancy
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil
title_full Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil
title_fullStr Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil
title_full_unstemmed Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil
title_sort Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil
author CARROZZO, Nelson Felipe Tavares Sales
author_facet CARROZZO, Nelson Felipe Tavares Sales
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SLOMSKI, Vilma Geni
http://lattes.cnpq.br/4037547425398159
SLOMSKI, Valmor
PELEIAS, Ivam Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv CARROZZO, Nelson Felipe Tavares Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade - Estudo e Ensino
Exame de suficiência para bacharel em Ciências Contábeis
Contabilidade – Currículos
Competências – Contabilidade
Core competencies - Study and teaching
Accountancy - Education
Core competencies - Accountancy
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Contabilidade - Estudo e Ensino
Exame de suficiência para bacharel em Ciências Contábeis
Contabilidade – Currículos
Competências – Contabilidade
Core competencies - Study and teaching
Accountancy - Education
Core competencies - Accountancy
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar o grau de reflexividade do Exame de Suficiência/CFC, no período de 2013 a 2017, frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridas dos profissionais da área Contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da análise documental e verificados mediante análise de conteúdo. Constatou-se que o Exame de Suficiência/CFC, no período de 2013 a 2017, teve um grau de reflexividade de 95,2% na estrutura do Currículo Mundial, deste modo, podendo-se inferir que o exame exige a maioria dos conhecimentos contemplados na formação do Contador mundial/global. O Exame de Suficiência frente aos blocos de conhecimento do Currículo Mundial possui maior grau de reflexividade dos conteúdos básicos em Contabilidade e afins (85,7%) em detrimento do bloco de conhecimentos organizacionais e da atividade comercial (6,0%), Conhecimentos Avançados em Contabilidade, Finanças e assuntos afins (3,5%) e com nenhum grau de reflexividade destaca-se o bloco de Conhecimentos em Tecnologia da Informação. Esse perfil técnico-científico valorizado pelo Exame de Suficiência frente aos eixos de competências requeridas dos profissionais da área Contábil fica evidenciado pela predominância do grau de reflexividade do eixo de competências técnico-profissionais com 94,8%, em oposição à baixa reflexividade dos eixos organizacional com 2,4% e relacional/social com 2,8%. Conclui-se que o Exame de Suficiência, no período de 2013 a 2017, valorizou mais as competências técnicas (saber-fazer) do que o saber (conhecimentos) e o saber – ser (atitudes), divergindo, assim, no tocante ao que está proposto para a formação e atuação do profissional Contábil na contemporaneidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-30
2021-09-17T15:08:47Z
2021-09-17
2021-09-17T15:08:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/905
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CARROZZO, Nelson Felipe Tavares Sales. Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850329198559232