Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luís Fernando da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/493
Resumo: O estudo do laboratório de contabilidade, sob o aspecto da integração teoria e prática, visa trazer contribuições ao processo de esino-aprendizagem da contabilidade. Este trabalho procurou conhecer a percepção de coordenadores sobre o uso do laboratório de contabilidade como estratégia de ensino utilizada nos cursos de graduação de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior do Estado de São Paulo. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo subsidiada por um levantamento bibliográfico e documental. A pesquisa de campo buscou informações da amostra de 120 instituições com os cursos reconhecidos, tendo como população os 196 cursos de Ciências Contábeis do Estado de São Paulo, listados no Site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Utilizou-se o questionário, validado por um pré-teste, como instrumento de coleta de dados, elaborado em consonância com o problema, objetivos e fundamentação teórica, sendo enviado por e-mail e respondido por 48 coordenadores, representando um retorno de 40% dos 120 cursos. Os resultados obtidos indicam a existência, nomenclatura e exclusividade do ambiente nos cursos, explorando aspectos sobre estrutura, relação aluno por microcomputador, metodologias de ensino e disciplinas técnicas que são conduzidas no laboratório, bem como o tempo de uso desse ambiente em relação à carga horária total do curso. O trabalho demonstra que os coordenadores reconhecem a importância do laboratório para integrar teoria e prática, constituindo-se uma estratégia que favorece o aprendizado prático por refletir de certa forma a realidade das empresas, unindo à formação acadêmica as atividades profissionais
id FECAP-0_2dc11fc1414b9b87602151f09f992ec3
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/493
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-práticaAccountingAccountingLaboratoriesContabilidade - Estudo e ensino (Superior)Contabilidade - LaboratóriosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO estudo do laboratório de contabilidade, sob o aspecto da integração teoria e prática, visa trazer contribuições ao processo de esino-aprendizagem da contabilidade. Este trabalho procurou conhecer a percepção de coordenadores sobre o uso do laboratório de contabilidade como estratégia de ensino utilizada nos cursos de graduação de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior do Estado de São Paulo. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo subsidiada por um levantamento bibliográfico e documental. A pesquisa de campo buscou informações da amostra de 120 instituições com os cursos reconhecidos, tendo como população os 196 cursos de Ciências Contábeis do Estado de São Paulo, listados no Site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Utilizou-se o questionário, validado por um pré-teste, como instrumento de coleta de dados, elaborado em consonância com o problema, objetivos e fundamentação teórica, sendo enviado por e-mail e respondido por 48 coordenadores, representando um retorno de 40% dos 120 cursos. Os resultados obtidos indicam a existência, nomenclatura e exclusividade do ambiente nos cursos, explorando aspectos sobre estrutura, relação aluno por microcomputador, metodologias de ensino e disciplinas técnicas que são conduzidas no laboratório, bem como o tempo de uso desse ambiente em relação à carga horária total do curso. O trabalho demonstra que os coordenadores reconhecem a importância do laboratório para integrar teoria e prática, constituindo-se uma estratégia que favorece o aprendizado prático por refletir de certa forma a realidade das empresas, unindo à formação acadêmica as atividades profissionaisThe study of accounting laboratory, under the aspect of the integration between theory and practice, aims to bring contributions to the process of teaching-learning of accounting. This work intended to know the coordinators' perception about the use of accounting laboratory as a teaching strategy used in Accountancy graduation courses in the universities at the State of São Paulo. An exploratory and descriptive research was developed being subsidized by a bibliographical and documental survey. The field work searched for information from 120 courses, having as population the 196 courses of Accountancy at the State of São Paulo, listed in the Site of the National Institute of Studies and Education Researches Anísio Teixeira. A questionnaire was used which was validated by a pre-test as an instrument of data collection, elaborated in accordance with the problem, goals and theoretical basis, being sent by e-mail and answered for 48 coordinators, representing a return of 40% of the 120 courses. The results obtained indicate the existence, nomenclature and exclusiveness of the environment of the courses, exploring aspects on structure, student per microcomputer, teaching methodologies and technical subjects taught at the laboratory, as well as the time of use of that environment in relation to the total workload of the course. The study demonstrates that the coordinators recognize the importance of the laboratory to integrate theory and practice, being constituted a strategy that favors the practical learning for contemplating in a certain way the reality of the companies and joining the professional activities to the academic preparation.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisCôrtes, Pedro LuizCPF:11508062811http://lattes.cnpq.br/0806369390396060Benedicto, Gideon Carvalho deCPF:85120839800http://lattes.cnpq.br/1080019231954948Weffort, Elionor Farah JreigeCPF:14773512806http://lattes.cnpq.br/3929537799335350Rocha, Luís Fernando da2015-12-03T18:35:20Z2012-02-292007-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfROCHA, Luís Fernando da. Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:38Zoai:tede.fecap.br:tede/493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática
title Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática
spellingShingle Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática
Rocha, Luís Fernando da
Accounting
Accounting
Laboratories
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Laboratórios
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática
title_full Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática
title_fullStr Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática
title_full_unstemmed Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática
title_sort Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática
author Rocha, Luís Fernando da
author_facet Rocha, Luís Fernando da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Côrtes, Pedro Luiz
CPF:11508062811
http://lattes.cnpq.br/0806369390396060
Benedicto, Gideon Carvalho de
CPF:85120839800
http://lattes.cnpq.br/1080019231954948
Weffort, Elionor Farah Jreige
CPF:14773512806
http://lattes.cnpq.br/3929537799335350
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luís Fernando da
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting
Accounting
Laboratories
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Laboratórios
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Accounting
Accounting
Laboratories
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Laboratórios
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description O estudo do laboratório de contabilidade, sob o aspecto da integração teoria e prática, visa trazer contribuições ao processo de esino-aprendizagem da contabilidade. Este trabalho procurou conhecer a percepção de coordenadores sobre o uso do laboratório de contabilidade como estratégia de ensino utilizada nos cursos de graduação de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior do Estado de São Paulo. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo subsidiada por um levantamento bibliográfico e documental. A pesquisa de campo buscou informações da amostra de 120 instituições com os cursos reconhecidos, tendo como população os 196 cursos de Ciências Contábeis do Estado de São Paulo, listados no Site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Utilizou-se o questionário, validado por um pré-teste, como instrumento de coleta de dados, elaborado em consonância com o problema, objetivos e fundamentação teórica, sendo enviado por e-mail e respondido por 48 coordenadores, representando um retorno de 40% dos 120 cursos. Os resultados obtidos indicam a existência, nomenclatura e exclusividade do ambiente nos cursos, explorando aspectos sobre estrutura, relação aluno por microcomputador, metodologias de ensino e disciplinas técnicas que são conduzidas no laboratório, bem como o tempo de uso desse ambiente em relação à carga horária total do curso. O trabalho demonstra que os coordenadores reconhecem a importância do laboratório para integrar teoria e prática, constituindo-se uma estratégia que favorece o aprendizado prático por refletir de certa forma a realidade das empresas, unindo à formação acadêmica as atividades profissionais
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-14
2012-02-29
2015-12-03T18:35:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Luís Fernando da. Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/493
identifier_str_mv ROCHA, Luís Fernando da. Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330946535424