A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é conhecer, analisar e descrever a percepção de professores de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. Para atingir o objetivo, utilizou-se em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, sumariando o que já foi pesquisado, achados e conclusões consensuais. A segunda etapa consitiu na coleta de dados, que ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores de perícia contábil. Esta última etapa, envolveu uma amostra de quatro instituições de ensino superior que ministram o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial na cidade de São Paulo, e teve como objetivo, verificar se a interdisciplinariade é conhecida e praticada pelos docentes e se os mesmos percebem sua finalidade na prática pedagógica. Os resultados demonstraram que as IES abordam a interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso, seguindo as orientações da Resolução (CNE/CES) Nº. 10/2004. As informações obtidas nas entrevistas, confirmam a literatura existente, quanto a interdisciplinaridade ser importante na formação do contador, embora sua prática ocorra de forma modesta, evidenciando que há uma lacuna entre o falado e o efetivamente praticado pelos professores entrevistados. |
id |
FECAP-0_7aa0f7fedc9d2474c9a5819d2391af67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:jspui/716 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.Forensic accounting. Accounting. Accounting - Study and teaching.Perícia contábil. Contabilidade. Contabilidade – estudo e ensinoCIÊNCIAS CONTÁBEISO objetivo desta pesquisa é conhecer, analisar e descrever a percepção de professores de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. Para atingir o objetivo, utilizou-se em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, sumariando o que já foi pesquisado, achados e conclusões consensuais. A segunda etapa consitiu na coleta de dados, que ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores de perícia contábil. Esta última etapa, envolveu uma amostra de quatro instituições de ensino superior que ministram o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial na cidade de São Paulo, e teve como objetivo, verificar se a interdisciplinariade é conhecida e praticada pelos docentes e se os mesmos percebem sua finalidade na prática pedagógica. Os resultados demonstraram que as IES abordam a interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso, seguindo as orientações da Resolução (CNE/CES) Nº. 10/2004. As informações obtidas nas entrevistas, confirmam a literatura existente, quanto a interdisciplinaridade ser importante na formação do contador, embora sua prática ocorra de forma modesta, evidenciando que há uma lacuna entre o falado e o efetivamente praticado pelos professores entrevistados.The objective of this research is to understand, analyze and describe the perception of accounting expertise of teachers in Accounting courses in higher education institutions in the city of São Paulo, on interdisciplinarity and its importance in the formation of counters. To achieve the goal, it was used in a first stage, the exploratory study through documentary and bibliographic research, summarizing what has been researched, findings and conclusions agreed. The second stage had consisted in data collection, which occurred through semi-structured interviews involving accounting expertise teachers. This last step involved a sample of four higher education institutions providing the course in Accounting in classroom mode in São Paulo, and aimed to determine whether the interdisciplinariade is known and practiced by teachers and if they perceive their purpose in teaching practice. The results showed that the IES approach interdisciplinarity in the pedagogical project of the course, following the guidelines of Resolution (CNE / CES) No. 10/2004. The information obtained in the interviews, confirm the existing literature, as interdisciplinarity be important in the formation of the counter, although its practice occurs modestly, showing that there is a gap between the spoken and effectively practiced by the teachers interviewed.FECAPEscola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em Ciências ContábeisPELEIAS, Ivam Ricardohttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686ARAUJO, Adriana Maria Procópiohttp://lattes.cnpq.br/3907440088436844WEFFORT, Elionor Farah Jreigehttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350BASTOS, Alberto Messias Rodrigues2016-12-01T15:32:22Z2016-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBASTOS, Alberto Messias Rodrigues. A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. 2016.125 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-10-09T20:31:22Zoai:tede.fecap.br:jspui/716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-10-09T20:31:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. |
title |
A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. |
spellingShingle |
A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. BASTOS, Alberto Messias Rodrigues Forensic accounting. Accounting. Accounting - Study and teaching. Perícia contábil. Contabilidade. Contabilidade – estudo e ensino CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_short |
A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. |
title_full |
A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. |
title_fullStr |
A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. |
title_full_unstemmed |
A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. |
title_sort |
A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. |
author |
BASTOS, Alberto Messias Rodrigues |
author_facet |
BASTOS, Alberto Messias Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PELEIAS, Ivam Ricardo http://lattes.cnpq.br/1583907056732686 ARAUJO, Adriana Maria Procópio http://lattes.cnpq.br/3907440088436844 WEFFORT, Elionor Farah Jreige http://lattes.cnpq.br/3929537799335350 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BASTOS, Alberto Messias Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forensic accounting. Accounting. Accounting - Study and teaching. Perícia contábil. Contabilidade. Contabilidade – estudo e ensino CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
topic |
Forensic accounting. Accounting. Accounting - Study and teaching. Perícia contábil. Contabilidade. Contabilidade – estudo e ensino CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
description |
O objetivo desta pesquisa é conhecer, analisar e descrever a percepção de professores de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. Para atingir o objetivo, utilizou-se em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, sumariando o que já foi pesquisado, achados e conclusões consensuais. A segunda etapa consitiu na coleta de dados, que ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores de perícia contábil. Esta última etapa, envolveu uma amostra de quatro instituições de ensino superior que ministram o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial na cidade de São Paulo, e teve como objetivo, verificar se a interdisciplinariade é conhecida e praticada pelos docentes e se os mesmos percebem sua finalidade na prática pedagógica. Os resultados demonstraram que as IES abordam a interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso, seguindo as orientações da Resolução (CNE/CES) Nº. 10/2004. As informações obtidas nas entrevistas, confirmam a literatura existente, quanto a interdisciplinaridade ser importante na formação do contador, embora sua prática ocorra de forma modesta, evidenciando que há uma lacuna entre o falado e o efetivamente praticado pelos professores entrevistados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01T15:32:22Z 2016-09-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BASTOS, Alberto Messias Rodrigues. A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. 2016.125 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo. http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716 |
identifier_str_mv |
BASTOS, Alberto Messias Rodrigues. A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. 2016.125 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP Escola de Comércio Álvares Penteado Brasil FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP Escola de Comércio Álvares Penteado Brasil FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850326913712128 |