Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Claudia Cristina Moreira de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/304
Resumo: O presente estudo define os fatores que influenciam na percepção de qualidade do ensino superior privado e analisa a relação de causalidade entre cada um deles e a qualidade. Os fatores foram identificados, apoiando-se em três dimensões do composto de marketing de serviços, sendo as Pessoas, o Processo de produção e entrega dos serviços e os Aspectos Tangíveis. Estudos que versam sobre o ensino superior brasileiro e sobre a qualidade dos serviços também contribuíram como referência. Para verificar a adequação do modelo proposto foram obtidos dados junto a 388 discentes do Curso de Administração em duas Instituições de Ensino Superior da rede privada na cidade de São Paulo. A técnica estatística utilizada foi a da Modelagem de Equações Estruturais. Realizou-se um processo de ajustamento, através de três métodos de estimação, obtendo-se seis construtos endógenos: Capacitação do Corpo Docente, Atendimento, Relacionamento entre Discentes, Principais Aspectos Tangíveis, Ambiente Acadêmico e Relacionamento Professor e Aluno. A relação causal entre os construtos endógenos e o construto exógeno definido como Qualidade foi testada, apresentando resultados que demonstraram a aderência dos dados amostrais pelo modelo causal proposto. O Ambiente Acadêmico foi o que apresentou a relação mais forte com a Qualidade, seguidos do Atendimento, Principais Aspectos Tangíveis, Relacionamento Professor e Aluno, Capacitação do Corpo Docente e Relacionamento entre Discentes.
id FECAP-0_381e8c610214f501f0eba204b2e91435
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/304
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturaisEducation, HigherQuality controlCausationEnsino superior - Controle de qualidade - CausalidadeMarketing de serviçosADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASO presente estudo define os fatores que influenciam na percepção de qualidade do ensino superior privado e analisa a relação de causalidade entre cada um deles e a qualidade. Os fatores foram identificados, apoiando-se em três dimensões do composto de marketing de serviços, sendo as Pessoas, o Processo de produção e entrega dos serviços e os Aspectos Tangíveis. Estudos que versam sobre o ensino superior brasileiro e sobre a qualidade dos serviços também contribuíram como referência. Para verificar a adequação do modelo proposto foram obtidos dados junto a 388 discentes do Curso de Administração em duas Instituições de Ensino Superior da rede privada na cidade de São Paulo. A técnica estatística utilizada foi a da Modelagem de Equações Estruturais. Realizou-se um processo de ajustamento, através de três métodos de estimação, obtendo-se seis construtos endógenos: Capacitação do Corpo Docente, Atendimento, Relacionamento entre Discentes, Principais Aspectos Tangíveis, Ambiente Acadêmico e Relacionamento Professor e Aluno. A relação causal entre os construtos endógenos e o construto exógeno definido como Qualidade foi testada, apresentando resultados que demonstraram a aderência dos dados amostrais pelo modelo causal proposto. O Ambiente Acadêmico foi o que apresentou a relação mais forte com a Qualidade, seguidos do Atendimento, Principais Aspectos Tangíveis, Relacionamento Professor e Aluno, Capacitação do Corpo Docente e Relacionamento entre Discentes.The present study defines the factors that influence the perception of quality for private superior education and analyzes the causality relation between each one of them and the quality. The factors had been identified based on the three dimensions of the marketing mix of services, being the People, the Process of production and delivery of the services and Tangible Aspects. Studies that turn on Brazilian superior education and on the quality of the services had also contributed as reference. To verify the adequacy of the considered model were used information collected from 388 academics of the Course of Administration in two private Institutions of Superior Education in the city of São Paulo. The statistics technique used was the Structural Equation Modeling. An adjustment process became fulfilled, through three methods of esteem, getting itself six endogenous constructs: Qualification of the Faculty, Attendance, Relationship between Learning, Main Tangible Aspects, Academic Environment and Relationship between Professor and Pupil. The causal relation between the endogenous constructs and exogenous construct defined as Quality was tested, presenting resulted that they had demonstrated the tack of the data you show for the considered causal model. The Academic Environment was the factor presented the strongest relation with the Quality, followed by the Attendance, Main Tangible Aspects, Relationship between Professor and Pupil, Qualification of the Teachers and Relationship between Students.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasSilva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Aprile, Maria RitaCPF:60884967891http://lattes.cnpq.br/6530121974206651Garcia, Mauro NevesCPF:06009751853http://lattes.cnpq.br/6202169991924202Souza, Claudia Cristina Moreira de2015-12-03T18:32:53Z2011-11-242005-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOUZA, Claudia Cristina Moreira de. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T20:37:26Zoai:tede.fecap.br:tede/304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T20:37:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais
title Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais
spellingShingle Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais
Souza, Claudia Cristina Moreira de
Education, Higher
Quality control
Causation
Ensino superior - Controle de qualidade - Causalidade
Marketing de serviços
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais
title_full Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais
title_fullStr Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais
title_full_unstemmed Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais
title_sort Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais
author Souza, Claudia Cristina Moreira de
author_facet Souza, Claudia Cristina Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da
CPF:87300176887
http://lattes.cnpq.br/9583759917108842
Aprile, Maria Rita
CPF:60884967891
http://lattes.cnpq.br/6530121974206651
Garcia, Mauro Neves
CPF:06009751853
http://lattes.cnpq.br/6202169991924202
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Claudia Cristina Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Education, Higher
Quality control
Causation
Ensino superior - Controle de qualidade - Causalidade
Marketing de serviços
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Education, Higher
Quality control
Causation
Ensino superior - Controle de qualidade - Causalidade
Marketing de serviços
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description O presente estudo define os fatores que influenciam na percepção de qualidade do ensino superior privado e analisa a relação de causalidade entre cada um deles e a qualidade. Os fatores foram identificados, apoiando-se em três dimensões do composto de marketing de serviços, sendo as Pessoas, o Processo de produção e entrega dos serviços e os Aspectos Tangíveis. Estudos que versam sobre o ensino superior brasileiro e sobre a qualidade dos serviços também contribuíram como referência. Para verificar a adequação do modelo proposto foram obtidos dados junto a 388 discentes do Curso de Administração em duas Instituições de Ensino Superior da rede privada na cidade de São Paulo. A técnica estatística utilizada foi a da Modelagem de Equações Estruturais. Realizou-se um processo de ajustamento, através de três métodos de estimação, obtendo-se seis construtos endógenos: Capacitação do Corpo Docente, Atendimento, Relacionamento entre Discentes, Principais Aspectos Tangíveis, Ambiente Acadêmico e Relacionamento Professor e Aluno. A relação causal entre os construtos endógenos e o construto exógeno definido como Qualidade foi testada, apresentando resultados que demonstraram a aderência dos dados amostrais pelo modelo causal proposto. O Ambiente Acadêmico foi o que apresentou a relação mais forte com a Qualidade, seguidos do Atendimento, Principais Aspectos Tangíveis, Relacionamento Professor e Aluno, Capacitação do Corpo Docente e Relacionamento entre Discentes.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-02
2011-11-24
2015-12-03T18:32:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Claudia Cristina Moreira de. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/304
identifier_str_mv SOUZA, Claudia Cristina Moreira de. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850328608210944