Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/304 |
Resumo: | O presente estudo define os fatores que influenciam na percepção de qualidade do ensino superior privado e analisa a relação de causalidade entre cada um deles e a qualidade. Os fatores foram identificados, apoiando-se em três dimensões do composto de marketing de serviços, sendo as Pessoas, o Processo de produção e entrega dos serviços e os Aspectos Tangíveis. Estudos que versam sobre o ensino superior brasileiro e sobre a qualidade dos serviços também contribuíram como referência. Para verificar a adequação do modelo proposto foram obtidos dados junto a 388 discentes do Curso de Administração em duas Instituições de Ensino Superior da rede privada na cidade de São Paulo. A técnica estatística utilizada foi a da Modelagem de Equações Estruturais. Realizou-se um processo de ajustamento, através de três métodos de estimação, obtendo-se seis construtos endógenos: Capacitação do Corpo Docente, Atendimento, Relacionamento entre Discentes, Principais Aspectos Tangíveis, Ambiente Acadêmico e Relacionamento Professor e Aluno. A relação causal entre os construtos endógenos e o construto exógeno definido como Qualidade foi testada, apresentando resultados que demonstraram a aderência dos dados amostrais pelo modelo causal proposto. O Ambiente Acadêmico foi o que apresentou a relação mais forte com a Qualidade, seguidos do Atendimento, Principais Aspectos Tangíveis, Relacionamento Professor e Aluno, Capacitação do Corpo Docente e Relacionamento entre Discentes. |
id |
FECAP-0_381e8c610214f501f0eba204b2e91435 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/304 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturaisEducation, HigherQuality controlCausationEnsino superior - Controle de qualidade - CausalidadeMarketing de serviçosADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASO presente estudo define os fatores que influenciam na percepção de qualidade do ensino superior privado e analisa a relação de causalidade entre cada um deles e a qualidade. Os fatores foram identificados, apoiando-se em três dimensões do composto de marketing de serviços, sendo as Pessoas, o Processo de produção e entrega dos serviços e os Aspectos Tangíveis. Estudos que versam sobre o ensino superior brasileiro e sobre a qualidade dos serviços também contribuíram como referência. Para verificar a adequação do modelo proposto foram obtidos dados junto a 388 discentes do Curso de Administração em duas Instituições de Ensino Superior da rede privada na cidade de São Paulo. A técnica estatística utilizada foi a da Modelagem de Equações Estruturais. Realizou-se um processo de ajustamento, através de três métodos de estimação, obtendo-se seis construtos endógenos: Capacitação do Corpo Docente, Atendimento, Relacionamento entre Discentes, Principais Aspectos Tangíveis, Ambiente Acadêmico e Relacionamento Professor e Aluno. A relação causal entre os construtos endógenos e o construto exógeno definido como Qualidade foi testada, apresentando resultados que demonstraram a aderência dos dados amostrais pelo modelo causal proposto. O Ambiente Acadêmico foi o que apresentou a relação mais forte com a Qualidade, seguidos do Atendimento, Principais Aspectos Tangíveis, Relacionamento Professor e Aluno, Capacitação do Corpo Docente e Relacionamento entre Discentes.The present study defines the factors that influence the perception of quality for private superior education and analyzes the causality relation between each one of them and the quality. The factors had been identified based on the three dimensions of the marketing mix of services, being the People, the Process of production and delivery of the services and Tangible Aspects. Studies that turn on Brazilian superior education and on the quality of the services had also contributed as reference. To verify the adequacy of the considered model were used information collected from 388 academics of the Course of Administration in two private Institutions of Superior Education in the city of São Paulo. The statistics technique used was the Structural Equation Modeling. An adjustment process became fulfilled, through three methods of esteem, getting itself six endogenous constructs: Qualification of the Faculty, Attendance, Relationship between Learning, Main Tangible Aspects, Academic Environment and Relationship between Professor and Pupil. The causal relation between the endogenous constructs and exogenous construct defined as Quality was tested, presenting resulted that they had demonstrated the tack of the data you show for the considered causal model. The Academic Environment was the factor presented the strongest relation with the Quality, followed by the Attendance, Main Tangible Aspects, Relationship between Professor and Pupil, Qualification of the Teachers and Relationship between Students.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasSilva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Aprile, Maria RitaCPF:60884967891http://lattes.cnpq.br/6530121974206651Garcia, Mauro NevesCPF:06009751853http://lattes.cnpq.br/6202169991924202Souza, Claudia Cristina Moreira de2015-12-03T18:32:53Z2011-11-242005-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOUZA, Claudia Cristina Moreira de. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T20:37:26Zoai:tede.fecap.br:tede/304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T20:37:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais |
title |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais |
spellingShingle |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais Souza, Claudia Cristina Moreira de Education, Higher Quality control Causation Ensino superior - Controle de qualidade - Causalidade Marketing de serviços ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
title_short |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais |
title_full |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais |
title_fullStr |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais |
title_full_unstemmed |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais |
title_sort |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais |
author |
Souza, Claudia Cristina Moreira de |
author_facet |
Souza, Claudia Cristina Moreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Dirceu da CPF:87300176887 http://lattes.cnpq.br/9583759917108842 Aprile, Maria Rita CPF:60884967891 http://lattes.cnpq.br/6530121974206651 Garcia, Mauro Neves CPF:06009751853 http://lattes.cnpq.br/6202169991924202 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Claudia Cristina Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education, Higher Quality control Causation Ensino superior - Controle de qualidade - Causalidade Marketing de serviços ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
topic |
Education, Higher Quality control Causation Ensino superior - Controle de qualidade - Causalidade Marketing de serviços ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
description |
O presente estudo define os fatores que influenciam na percepção de qualidade do ensino superior privado e analisa a relação de causalidade entre cada um deles e a qualidade. Os fatores foram identificados, apoiando-se em três dimensões do composto de marketing de serviços, sendo as Pessoas, o Processo de produção e entrega dos serviços e os Aspectos Tangíveis. Estudos que versam sobre o ensino superior brasileiro e sobre a qualidade dos serviços também contribuíram como referência. Para verificar a adequação do modelo proposto foram obtidos dados junto a 388 discentes do Curso de Administração em duas Instituições de Ensino Superior da rede privada na cidade de São Paulo. A técnica estatística utilizada foi a da Modelagem de Equações Estruturais. Realizou-se um processo de ajustamento, através de três métodos de estimação, obtendo-se seis construtos endógenos: Capacitação do Corpo Docente, Atendimento, Relacionamento entre Discentes, Principais Aspectos Tangíveis, Ambiente Acadêmico e Relacionamento Professor e Aluno. A relação causal entre os construtos endógenos e o construto exógeno definido como Qualidade foi testada, apresentando resultados que demonstraram a aderência dos dados amostrais pelo modelo causal proposto. O Ambiente Acadêmico foi o que apresentou a relação mais forte com a Qualidade, seguidos do Atendimento, Principais Aspectos Tangíveis, Relacionamento Professor e Aluno, Capacitação do Corpo Docente e Relacionamento entre Discentes. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-02 2011-11-24 2015-12-03T18:32:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Claudia Cristina Moreira de. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/304 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Claudia Cristina Moreira de. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Administração estratégica BR FECAP Mestrado em Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Administração estratégica BR FECAP Mestrado em Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850328608210944 |