Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DINIZ, Adriana dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1100
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo aprofundar os estudos acerca do processo de engajamento dos stakeholders em instituições públicas de ensino básico e refletir como essa prática pode influenciar no desempenho escolar. Para isso, foi realizado um estudo organizacional qualitativo que teve como estratégia metodológica o estudo de caso. Foram selecionadas duas escolas municipais da cidade de Lavras, Minas Gerais, por meio da análise da série histórica das metas do IDEB entre os anos de 2013 e 2021. Os resultados obtidos da análise de conteúdo das entrevistas complementam a literatura e revelam que os stakeholders envolvidos no processo educacional reconhecem a importância da estratégia do engajamento para aprimorar o desempenho escolar e que nesse contexto, o engajamento acontece por meio dos seguintes mecanismos: aumento da autoestima dos stakeholders, sentimento de orgulho e pertencimento, compartilhamento das informações, aprimoramento do diálogo, consicência da liderança e informalidade na comunicação. Tais achados ampliam a gama de pesquisa sobre o tema e contribuem para discussões de novas práticas e políticas educacionais.
id FECAP-0_4399a513031037020e3901a598363962
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/1100
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholdersStakeholders – Aspectos estratégicosEscolas públicas – Municípios – Minas GeraisEscolas – Organização e AdministraçãoRendimento escolarStakeholders - Strategic aspectsPublic schoolsSchools - OrganizationADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASEssa pesquisa teve como objetivo aprofundar os estudos acerca do processo de engajamento dos stakeholders em instituições públicas de ensino básico e refletir como essa prática pode influenciar no desempenho escolar. Para isso, foi realizado um estudo organizacional qualitativo que teve como estratégia metodológica o estudo de caso. Foram selecionadas duas escolas municipais da cidade de Lavras, Minas Gerais, por meio da análise da série histórica das metas do IDEB entre os anos de 2013 e 2021. Os resultados obtidos da análise de conteúdo das entrevistas complementam a literatura e revelam que os stakeholders envolvidos no processo educacional reconhecem a importância da estratégia do engajamento para aprimorar o desempenho escolar e que nesse contexto, o engajamento acontece por meio dos seguintes mecanismos: aumento da autoestima dos stakeholders, sentimento de orgulho e pertencimento, compartilhamento das informações, aprimoramento do diálogo, consicência da liderança e informalidade na comunicação. Tais achados ampliam a gama de pesquisa sobre o tema e contribuem para discussões de novas práticas e políticas educacionais.This research aimed to deepen the studies about the stakeholder engagement process in public institutions of basic education and reflect on how this practice can influence school performance. For this, a qualitative organizational study was carried out, which had the case study as a methodological strategy. Two municipal schools in the city of Lavras, Minas Gerais, were selected through the analysis of the historical series of IDEB goals between the years 2013 and 2021. The results obtained from the content analysis of the interviews complement the literature and reveal that the stakeholders involved in the educational process recognize the importance of the engagement strategy to improve school performance and that in this context, engagement takes place through the following mechanisms: increased self-esteem of stake- holders, feeling of pride and belonging, sharing of information, improvement of dialogue, awareness of leadership and informality in communication. Such findings broaden the range of research on the subject and contribute to discussions of new educational practices and policies.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1BARBERO, Edson Ricardohttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663ARCAS, Paulo HenriqueGOMES, Jésus de LisboaDINIZ, Adriana dos Santos2023-11-09T15:22:06Z2023-11-092023-11-09T15:22:06Z2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1100porDINIZ, Adriana dos Santos. Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-11-09T15:22:06Zoai:tede.fecap.br:123456789/1100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-11-09T15:22:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders
title Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders
spellingShingle Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders
DINIZ, Adriana dos Santos
Stakeholders – Aspectos estratégicos
Escolas públicas – Municípios – Minas Gerais
Escolas – Organização e Administração
Rendimento escolar
Stakeholders - Strategic aspects
Public schools
Schools - Organization
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders
title_full Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders
title_fullStr Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders
title_full_unstemmed Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders
title_sort Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders
author DINIZ, Adriana dos Santos
author_facet DINIZ, Adriana dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBERO, Edson Ricardo
http://lattes.cnpq.br/6184493974682663
ARCAS, Paulo Henrique
GOMES, Jésus de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv DINIZ, Adriana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Stakeholders – Aspectos estratégicos
Escolas públicas – Municípios – Minas Gerais
Escolas – Organização e Administração
Rendimento escolar
Stakeholders - Strategic aspects
Public schools
Schools - Organization
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Stakeholders – Aspectos estratégicos
Escolas públicas – Municípios – Minas Gerais
Escolas – Organização e Administração
Rendimento escolar
Stakeholders - Strategic aspects
Public schools
Schools - Organization
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description Essa pesquisa teve como objetivo aprofundar os estudos acerca do processo de engajamento dos stakeholders em instituições públicas de ensino básico e refletir como essa prática pode influenciar no desempenho escolar. Para isso, foi realizado um estudo organizacional qualitativo que teve como estratégia metodológica o estudo de caso. Foram selecionadas duas escolas municipais da cidade de Lavras, Minas Gerais, por meio da análise da série histórica das metas do IDEB entre os anos de 2013 e 2021. Os resultados obtidos da análise de conteúdo das entrevistas complementam a literatura e revelam que os stakeholders envolvidos no processo educacional reconhecem a importância da estratégia do engajamento para aprimorar o desempenho escolar e que nesse contexto, o engajamento acontece por meio dos seguintes mecanismos: aumento da autoestima dos stakeholders, sentimento de orgulho e pertencimento, compartilhamento das informações, aprimoramento do diálogo, consicência da liderança e informalidade na comunicação. Tais achados ampliam a gama de pesquisa sobre o tema e contribuem para discussões de novas práticas e políticas educacionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-09T15:22:06Z
2023-11-09
2023-11-09T15:22:06Z
2023-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1100
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DINIZ, Adriana dos Santos. Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2023.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330927661056