Um estudo dos conteúdos programáticos das disciplinas de contabilidade de custos e contabilidade gerencial dos cursos de ciências contábeis das instituições de ensino superior da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celli Junior, Clovis
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/568
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal analisar os conteúdos programáticos das disciplinas Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial das instituições de ensino de Ciências Contábeis localizadas na cidade de São Paulo, para verificar se há entre eles uma sobreposição de temas, e teve como objetivos específicos comparar temas abordados nos conteúdos das disciplinas supra citados com temas dos sumários dos principais livros disponíveis no mercado editorial, tendo como base os livros publicados pelas Editoras consideradas nível "A" pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e analisar se os conteúdos programáticos das disciplinas Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial estão alinhados às exigências do exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Para viabilizar as análises, procurou-se obter junto aos coordenadores dos citados cursos, cópia dos conteúdos programáticos. Os sumários dos livros foram obtidos, quando disponíveis, diretamente na home page (sítio) das editoras como a Atlas, Saraiva e Thompson. Quando o sumário não estava disponibilizado na respectiva home page (sítio), foi obtido por meio da consulta aos livros citados neste trabalho. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, tendo como base o conteúdo programático e em alguns casos o plano de aulas das citadas disciplinas, observou-se que apesar de 16,33% dos conteúdos de Contabilidade de Custos estarem presentes nos conteúdos de Contabilidade Gerencial, este resultado não foi suficiente para confirmar a existência do nosso primeiro problema, entretanto, observou-se ainda, que é necessário uma reflexão sobre os respectivos conteúdos, devido a grande diversidade de temas que são abordados nas duas disciplinas e em alguns casos sem relação com o objetivo das disciplinas. Este trabalho identificou ainda, que em relação à contabilidade gerencial, há uma sintonia entre os conteúdos programáticos e os sumários dos principais livros, o que não é confirmado quando analisa-se os conteúdos programáticos ministrados nas instituições de ensino com os requisitos exigidos no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.
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Para viabilizar as análises, procurou-se obter junto aos coordenadores dos citados cursos, cópia dos conteúdos programáticos. Os sumários dos livros foram obtidos, quando disponíveis, diretamente na home page (sítio) das editoras como a Atlas, Saraiva e Thompson. Quando o sumário não estava disponibilizado na respectiva home page (sítio), foi obtido por meio da consulta aos livros citados neste trabalho. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, tendo como base o conteúdo programático e em alguns casos o plano de aulas das citadas disciplinas, observou-se que apesar de 16,33% dos conteúdos de Contabilidade de Custos estarem presentes nos conteúdos de Contabilidade Gerencial, este resultado não foi suficiente para confirmar a existência do nosso primeiro problema, entretanto, observou-se ainda, que é necessário uma reflexão sobre os respectivos conteúdos, devido a grande diversidade de temas que são abordados nas duas disciplinas e em alguns casos sem relação com o objetivo das disciplinas. Este trabalho identificou ainda, que em relação à contabilidade gerencial, há uma sintonia entre os conteúdos programáticos e os sumários dos principais livros, o que não é confirmado quando analisa-se os conteúdos programáticos ministrados nas instituições de ensino com os requisitos exigidos no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.This study had as main objective to analyze the programmatic contents of the disciplines of Cost accounting and Management Accounting of college Institutions which make available the course of Accounting Sciences in the city of São Paulo, in order to check any superposition of contents among them as well as, had as specific objectives compare themes mentioned in the disciplines above cited with themes of summaries of main books available in the publisher market, using as basis the launched books by Publishers considered level "A" by CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. It was also verified, if there was any connection between the programmatic contents and the requirements demanded in the exam of proficiency by the Federal Council of Accounting. To make the analysis possible, with reference to the programmatic contents it was requested to the coordinators a copy of the Accounting Sciences courses and concerning to the summaries of the books were obtained from the sites of the respective publishers or even directly from the books which were the basis to the research, when in case these ones were not available. Along the development of the work, besides analyzing the programmatic contents, we also worked on the class plans of the mentioned disciplines. We observed that in despite of 16,33% of Costs Accounting contents of teaching institutions offer two disciplines whose contents get mixed, which was not enough to confirm the existence of our first problem, however, we still observed, that it is necessary a reflection on the respective contents, due to the great diversity of themes that are approached in both disciplines and in some cases with no relation to the objective of the disciplines.This study has still identified, that in relation to management accounting, there is a syntony between the programmatic contents and the summaries of the main books, as well as, there is no syntony to the demanded requirements in the exam of proficiency by the Federal Council of Accounting.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado-BRFECAPMestrado em Controladoria e Contabilidade EstratégicaOliveira, Antonio Benedito SilvaCPF:00378962884http://lattes.cnpq.br/6607115615912231Nova, Silvia Pereira de Castro CasaCPF:14301231846http://lattes.cnpq.br/6578494544043971Weffort, Elionor Farah JreigeCPF:14773512806http://lattes.cnpq.br/3929537799335350Celli Junior, Clovis2015-12-04T11:45:15Z2010-04-172005-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCELLI JUNIOR, Clovis. Um estudo dos conteúdos programáticos das disciplinas de contabilidade de custos e contabilidade gerencial dos cursos de ciências contábeis das instituições de ensino superior da cidade de São Paulo. 2005. 156 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:55Zoai:tede.fecap.br:tede/568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
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