Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/769 |
Resumo: | Estudos sobre franquias têm recebido singular relevância acadêmica. Concomitantemente, há extensa literatura que aponta o poder preditivo dos valores individuais no comportamento humano. O presente artigo diagnostica a relação entre os valores de franqueados e o desempenho financeiro de suas franquias. Utilizou-se um survey com o inventário de valores de Schwartz (1992) para coletar as prioridades axiológicas de uma amostra de franqueados (n=33) de uma empresa franqueadora no Brasil. O desempenho financeiro foi medido através da mediana do percentual de crescimento da receita anual das franquias. Após análises correlacionais e de regressão, os resultados revelaram que os Tipos Motivacionais Tradição e Segurança têm relação positiva significante com o desempenho das franquias. Tais classes de valores humanos tendem à preservação dos arranjos sociais. Esse resultado aponta que franquias cujos empreendedores têm perfil mais conservador apresentam melhor desempenho financeiro. Encontrou-se relação positiva e estatisticamente significante também entre valores coletivistas e desempenho financeiro. Nesse aspecto, os resultados corroboram a literatura recente, segundo a qual o relacionamento franqueador/franqueado tem impacto positivo no desempenho da franquia. O conservadorismo e o coletivismo, portanto, devem ser valores privilegiados, caso o objetivo da franquia seja o desempenho financeiro. Deste modo, o artigo contribui para a teoria, ao relacionar dois arcabouços conceituais pouco associados na literatura – valores individuais e gestão de franquias – e colabora também para a prática empresarial, ao apontar elementos empíricos concretos que aumentam o desempenho. |
id |
FECAP-0_716dfcd2dc4f5e3c8199c6d7d41b6338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:jspui/769 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquiasFranchises (Retail trade). Entrepreneurship. Organizational change.Franquias (Comércio varejista). Empreendedorismo. Desenvolvimento organizacional.ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASEstudos sobre franquias têm recebido singular relevância acadêmica. Concomitantemente, há extensa literatura que aponta o poder preditivo dos valores individuais no comportamento humano. O presente artigo diagnostica a relação entre os valores de franqueados e o desempenho financeiro de suas franquias. Utilizou-se um survey com o inventário de valores de Schwartz (1992) para coletar as prioridades axiológicas de uma amostra de franqueados (n=33) de uma empresa franqueadora no Brasil. O desempenho financeiro foi medido através da mediana do percentual de crescimento da receita anual das franquias. Após análises correlacionais e de regressão, os resultados revelaram que os Tipos Motivacionais Tradição e Segurança têm relação positiva significante com o desempenho das franquias. Tais classes de valores humanos tendem à preservação dos arranjos sociais. Esse resultado aponta que franquias cujos empreendedores têm perfil mais conservador apresentam melhor desempenho financeiro. Encontrou-se relação positiva e estatisticamente significante também entre valores coletivistas e desempenho financeiro. Nesse aspecto, os resultados corroboram a literatura recente, segundo a qual o relacionamento franqueador/franqueado tem impacto positivo no desempenho da franquia. O conservadorismo e o coletivismo, portanto, devem ser valores privilegiados, caso o objetivo da franquia seja o desempenho financeiro. Deste modo, o artigo contribui para a teoria, ao relacionar dois arcabouços conceituais pouco associados na literatura – valores individuais e gestão de franquias – e colabora também para a prática empresarial, ao apontar elementos empíricos concretos que aumentam o desempenho.Studies that have been done about franchising have been receiving singular academic relevance. In addition to this, there has been extensive literature that points to the predictive power of the individual with regards to human behaviour. The present article diagnoses the relationship between the values of franchisees and the financial performance of the franchise that they manage. A survey, which was done by the Schwartz inventory (1992), was undertaken in order to collect the axiological priorities from a sample of franchisees, 33 to be exact, from a franchising company in Brazil. Financial performance was measured using the median percentage growth in annual franchise revenue. After correlation and regression analyses, the results revealed that the Traditional and Security Motivational Types of behaviours had a significant positive relation with the performance of the franchise. Such classes of human values as these tend to preserve social arrangements. This result indicates that the franchises whose entrepreneurs have a more conservative profile present a better financial performance. A positive and statistically significant relationship was also discovered between collectivist values and financial performance. In this respect, the results corroborate the aforementioned literature, which indicates that the franchisor / franchisee relationship has a positive impact on franchise performance. Conservatism and collectivism, therefore, should be privileged values if the purpose of the franchise is financial performance. In this way, the article contributes to the theory by linking two little conceptual frameworks, individual values and management of franchises, in the literature. The article also collaborates with business practice by pointing out concrete empirical elements that increase performance.FECAPFundação Escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em AdministraçãoBARBERO, Edson Ricardohttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663MORAES, Gustavo Hermínio Salati Marcondes deSAMPAIO, Joelson OliveiraLIMA, William Ronaldo dos Santos2018-05-23T19:52:24Z2017-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLIMA, William Ronaldo dos Santos. Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias. 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/769porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-06T11:51:34Zoai:tede.fecap.br:jspui/769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-06T11:51:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias |
title |
Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias |
spellingShingle |
Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias LIMA, William Ronaldo dos Santos Franchises (Retail trade). Entrepreneurship. Organizational change. Franquias (Comércio varejista). Empreendedorismo. Desenvolvimento organizacional. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
title_short |
Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias |
title_full |
Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias |
title_fullStr |
Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias |
title_full_unstemmed |
Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias |
title_sort |
Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias |
author |
LIMA, William Ronaldo dos Santos |
author_facet |
LIMA, William Ronaldo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BARBERO, Edson Ricardo http://lattes.cnpq.br/6184493974682663 MORAES, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de SAMPAIO, Joelson Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, William Ronaldo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Franchises (Retail trade). Entrepreneurship. Organizational change. Franquias (Comércio varejista). Empreendedorismo. Desenvolvimento organizacional. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
topic |
Franchises (Retail trade). Entrepreneurship. Organizational change. Franquias (Comércio varejista). Empreendedorismo. Desenvolvimento organizacional. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
description |
Estudos sobre franquias têm recebido singular relevância acadêmica. Concomitantemente, há extensa literatura que aponta o poder preditivo dos valores individuais no comportamento humano. O presente artigo diagnostica a relação entre os valores de franqueados e o desempenho financeiro de suas franquias. Utilizou-se um survey com o inventário de valores de Schwartz (1992) para coletar as prioridades axiológicas de uma amostra de franqueados (n=33) de uma empresa franqueadora no Brasil. O desempenho financeiro foi medido através da mediana do percentual de crescimento da receita anual das franquias. Após análises correlacionais e de regressão, os resultados revelaram que os Tipos Motivacionais Tradição e Segurança têm relação positiva significante com o desempenho das franquias. Tais classes de valores humanos tendem à preservação dos arranjos sociais. Esse resultado aponta que franquias cujos empreendedores têm perfil mais conservador apresentam melhor desempenho financeiro. Encontrou-se relação positiva e estatisticamente significante também entre valores coletivistas e desempenho financeiro. Nesse aspecto, os resultados corroboram a literatura recente, segundo a qual o relacionamento franqueador/franqueado tem impacto positivo no desempenho da franquia. O conservadorismo e o coletivismo, portanto, devem ser valores privilegiados, caso o objetivo da franquia seja o desempenho financeiro. Deste modo, o artigo contribui para a teoria, ao relacionar dois arcabouços conceituais pouco associados na literatura – valores individuais e gestão de franquias – e colabora também para a prática empresarial, ao apontar elementos empíricos concretos que aumentam o desempenho. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-10 2018-05-23T19:52:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, William Ronaldo dos Santos. Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias. 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo. http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/769 |
identifier_str_mv |
LIMA, William Ronaldo dos Santos. Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias. 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Brasil FECAP Mestrado em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Brasil FECAP Mestrado em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850329232113664 |