Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, William Ronaldo dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/769
Resumo: Estudos sobre franquias têm recebido singular relevância acadêmica. Concomitantemente, há extensa literatura que aponta o poder preditivo dos valores individuais no comportamento humano. O presente artigo diagnostica a relação entre os valores de franqueados e o desempenho financeiro de suas franquias. Utilizou-se um survey com o inventário de valores de Schwartz (1992) para coletar as prioridades axiológicas de uma amostra de franqueados (n=33) de uma empresa franqueadora no Brasil. O desempenho financeiro foi medido através da mediana do percentual de crescimento da receita anual das franquias. Após análises correlacionais e de regressão, os resultados revelaram que os Tipos Motivacionais Tradição e Segurança têm relação positiva significante com o desempenho das franquias. Tais classes de valores humanos tendem à preservação dos arranjos sociais. Esse resultado aponta que franquias cujos empreendedores têm perfil mais conservador apresentam melhor desempenho financeiro. Encontrou-se relação positiva e estatisticamente significante também entre valores coletivistas e desempenho financeiro. Nesse aspecto, os resultados corroboram a literatura recente, segundo a qual o relacionamento franqueador/franqueado tem impacto positivo no desempenho da franquia. O conservadorismo e o coletivismo, portanto, devem ser valores privilegiados, caso o objetivo da franquia seja o desempenho financeiro. Deste modo, o artigo contribui para a teoria, ao relacionar dois arcabouços conceituais pouco associados na literatura – valores individuais e gestão de franquias – e colabora também para a prática empresarial, ao apontar elementos empíricos concretos que aumentam o desempenho.
id FECAP-0_716dfcd2dc4f5e3c8199c6d7d41b6338
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:jspui/769
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquiasFranchises (Retail trade). Entrepreneurship. Organizational change.Franquias (Comércio varejista). Empreendedorismo. Desenvolvimento organizacional.ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASEstudos sobre franquias têm recebido singular relevância acadêmica. Concomitantemente, há extensa literatura que aponta o poder preditivo dos valores individuais no comportamento humano. O presente artigo diagnostica a relação entre os valores de franqueados e o desempenho financeiro de suas franquias. Utilizou-se um survey com o inventário de valores de Schwartz (1992) para coletar as prioridades axiológicas de uma amostra de franqueados (n=33) de uma empresa franqueadora no Brasil. O desempenho financeiro foi medido através da mediana do percentual de crescimento da receita anual das franquias. Após análises correlacionais e de regressão, os resultados revelaram que os Tipos Motivacionais Tradição e Segurança têm relação positiva significante com o desempenho das franquias. Tais classes de valores humanos tendem à preservação dos arranjos sociais. Esse resultado aponta que franquias cujos empreendedores têm perfil mais conservador apresentam melhor desempenho financeiro. Encontrou-se relação positiva e estatisticamente significante também entre valores coletivistas e desempenho financeiro. Nesse aspecto, os resultados corroboram a literatura recente, segundo a qual o relacionamento franqueador/franqueado tem impacto positivo no desempenho da franquia. O conservadorismo e o coletivismo, portanto, devem ser valores privilegiados, caso o objetivo da franquia seja o desempenho financeiro. Deste modo, o artigo contribui para a teoria, ao relacionar dois arcabouços conceituais pouco associados na literatura – valores individuais e gestão de franquias – e colabora também para a prática empresarial, ao apontar elementos empíricos concretos que aumentam o desempenho.Studies that have been done about franchising have been receiving singular academic relevance. In addition to this, there has been extensive literature that points to the predictive power of the individual with regards to human behaviour. The present article diagnoses the relationship between the values of franchisees and the financial performance of the franchise that they manage. A survey, which was done by the Schwartz inventory (1992), was undertaken in order to collect the axiological priorities from a sample of franchisees, 33 to be exact, from a franchising company in Brazil. Financial performance was measured using the median percentage growth in annual franchise revenue. After correlation and regression analyses, the results revealed that the Traditional and Security Motivational Types of behaviours had a significant positive relation with the performance of the franchise. Such classes of human values as these tend to preserve social arrangements. This result indicates that the franchises whose entrepreneurs have a more conservative profile present a better financial performance. A positive and statistically significant relationship was also discovered between collectivist values and financial performance. In this respect, the results corroborate the aforementioned literature, which indicates that the franchisor / franchisee relationship has a positive impact on franchise performance. Conservatism and collectivism, therefore, should be privileged values if the purpose of the franchise is financial performance. In this way, the article contributes to the theory by linking two little conceptual frameworks, individual values and management of franchises, in the literature. The article also collaborates with business practice by pointing out concrete empirical elements that increase performance.FECAPFundação Escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em AdministraçãoBARBERO, Edson Ricardohttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663MORAES, Gustavo Hermínio Salati Marcondes deSAMPAIO, Joelson OliveiraLIMA, William Ronaldo dos Santos2018-05-23T19:52:24Z2017-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLIMA, William Ronaldo dos Santos. Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias. 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/769porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-06T11:51:34Zoai:tede.fecap.br:jspui/769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-06T11:51:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias
title Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias
spellingShingle Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias
LIMA, William Ronaldo dos Santos
Franchises (Retail trade). Entrepreneurship. Organizational change.
Franquias (Comércio varejista). Empreendedorismo. Desenvolvimento organizacional.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias
title_full Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias
title_fullStr Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias
title_full_unstemmed Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias
title_sort Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias
author LIMA, William Ronaldo dos Santos
author_facet LIMA, William Ronaldo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBERO, Edson Ricardo
http://lattes.cnpq.br/6184493974682663
MORAES, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de
SAMPAIO, Joelson Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, William Ronaldo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Franchises (Retail trade). Entrepreneurship. Organizational change.
Franquias (Comércio varejista). Empreendedorismo. Desenvolvimento organizacional.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Franchises (Retail trade). Entrepreneurship. Organizational change.
Franquias (Comércio varejista). Empreendedorismo. Desenvolvimento organizacional.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description Estudos sobre franquias têm recebido singular relevância acadêmica. Concomitantemente, há extensa literatura que aponta o poder preditivo dos valores individuais no comportamento humano. O presente artigo diagnostica a relação entre os valores de franqueados e o desempenho financeiro de suas franquias. Utilizou-se um survey com o inventário de valores de Schwartz (1992) para coletar as prioridades axiológicas de uma amostra de franqueados (n=33) de uma empresa franqueadora no Brasil. O desempenho financeiro foi medido através da mediana do percentual de crescimento da receita anual das franquias. Após análises correlacionais e de regressão, os resultados revelaram que os Tipos Motivacionais Tradição e Segurança têm relação positiva significante com o desempenho das franquias. Tais classes de valores humanos tendem à preservação dos arranjos sociais. Esse resultado aponta que franquias cujos empreendedores têm perfil mais conservador apresentam melhor desempenho financeiro. Encontrou-se relação positiva e estatisticamente significante também entre valores coletivistas e desempenho financeiro. Nesse aspecto, os resultados corroboram a literatura recente, segundo a qual o relacionamento franqueador/franqueado tem impacto positivo no desempenho da franquia. O conservadorismo e o coletivismo, portanto, devem ser valores privilegiados, caso o objetivo da franquia seja o desempenho financeiro. Deste modo, o artigo contribui para a teoria, ao relacionar dois arcabouços conceituais pouco associados na literatura – valores individuais e gestão de franquias – e colabora também para a prática empresarial, ao apontar elementos empíricos concretos que aumentam o desempenho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-10
2018-05-23T19:52:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, William Ronaldo dos Santos. Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias. 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo.
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/769
identifier_str_mv LIMA, William Ronaldo dos Santos. Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias. 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Administração
publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850329232113664