Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exterior
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16906 |
Resumo: | Resumo: Este artigo analisa os métodos de entrada das franquias brasileiras quando optam por se instalar fora do Brasil. Tendo como base um estudo multicasos, foram realizadas entrevistas presenciais em 2012 com 21 redes de franquias internacionalizadas. Entre os resultados, observou-se uma mudança de postura das redes de franquias brasileiras ao longo do tempo, com alteração no método de entrada em mercados internacionais. Destaca-se a intensificação da procura por parte de agentes externos dispostos a levar a marca para o exterior, fato que possibilitou que a estratégia predominante a partir de 2008 fosse franquear suas atividades diretamente a partir do Brasil |
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Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exteriorNetworks of brazilian franchises internationalized : evolution of method of entry abroadFranquias (Comércio varejista)Comércio exteriorGlobalizaçãoFranchises (Retail trade)Foreign tradeGlobalizationFranchisingInternationalization of franchisingFranchising and foreign market entryInput Methods for franchises abroadArtigo originalResumo: Este artigo analisa os métodos de entrada das franquias brasileiras quando optam por se instalar fora do Brasil. Tendo como base um estudo multicasos, foram realizadas entrevistas presenciais em 2012 com 21 redes de franquias internacionalizadas. Entre os resultados, observou-se uma mudança de postura das redes de franquias brasileiras ao longo do tempo, com alteração no método de entrada em mercados internacionais. Destaca-se a intensificação da procura por parte de agentes externos dispostos a levar a marca para o exterior, fato que possibilitou que a estratégia predominante a partir de 2008 fosse franquear suas atividades diretamente a partir do BrasilAbstract: This study examines the methods of entry of Brazilian franchises during the decision of internationalization of operations. Based on a multi-case study in 2012, face-to-face interviews were conducted with 21 internationalized franchise chains. The results suggest that Brazilian franchise chains have modified the method of entry into international markets in recent years. The predominant strategy from 2008 was franchising activities from Brazil. The role of the foreign agent has been essential to lead the Brazilian franching brand abroadAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAguiar, Helder de SouzaConsoni, Flávia Luciane, 1973-Bernardes, Roberto Carlos2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16906AGUIAR, Helder de Souza; CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos. Redes de franquia brasileiras internacionalizadas: evolução do método de entrada no exterior. Revista Ibero-Americana de Estratégia (IJSM) = Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM). São Paulo, SP. v. 13, n. 1, p. 34-48, mar. 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16906. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1379022porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:37:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1379022Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-24T14:37:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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