Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exterior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Helder de Souza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Consoni, Flávia Luciane, 1973-, Bernardes, Roberto Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16906
Resumo: Resumo: Este artigo analisa os métodos de entrada das franquias brasileiras quando optam por se instalar fora do Brasil. Tendo como base um estudo multicasos, foram realizadas entrevistas presenciais em 2012 com 21 redes de franquias internacionalizadas. Entre os resultados, observou-se uma mudança de postura das redes de franquias brasileiras ao longo do tempo, com alteração no método de entrada em mercados internacionais. Destaca-se a intensificação da procura por parte de agentes externos dispostos a levar a marca para o exterior, fato que possibilitou que a estratégia predominante a partir de 2008 fosse franquear suas atividades diretamente a partir do Brasil
id CAMP_270d5f04260d240dbceafc5398b57cc5
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1379022
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exteriorNetworks of brazilian franchises internationalized : evolution of method of entry abroadFranquias (Comércio varejista)Comércio exteriorGlobalizaçãoFranchises (Retail trade)Foreign tradeGlobalizationFranchisingInternationalization of franchisingFranchising and foreign market entryInput Methods for franchises abroadArtigo originalResumo: Este artigo analisa os métodos de entrada das franquias brasileiras quando optam por se instalar fora do Brasil. Tendo como base um estudo multicasos, foram realizadas entrevistas presenciais em 2012 com 21 redes de franquias internacionalizadas. Entre os resultados, observou-se uma mudança de postura das redes de franquias brasileiras ao longo do tempo, com alteração no método de entrada em mercados internacionais. Destaca-se a intensificação da procura por parte de agentes externos dispostos a levar a marca para o exterior, fato que possibilitou que a estratégia predominante a partir de 2008 fosse franquear suas atividades diretamente a partir do BrasilAbstract: This study examines the methods of entry of Brazilian franchises during the decision of internationalization of operations. Based on a multi-case study in 2012, face-to-face interviews were conducted with 21 internationalized franchise chains. The results suggest that Brazilian franchise chains have modified the method of entry into international markets in recent years. The predominant strategy from 2008 was franchising activities from Brazil. The role of the foreign agent has been essential to lead the Brazilian franching brand abroadAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAguiar, Helder de SouzaConsoni, Flávia Luciane, 1973-Bernardes, Roberto Carlos2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16906AGUIAR, Helder de Souza; CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos. Redes de franquia brasileiras internacionalizadas: evolução do método de entrada no exterior. Revista Ibero-Americana de Estratégia (IJSM) = Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM). São Paulo, SP. v. 13, n. 1, p. 34-48, mar. 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16906. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1379022porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:37:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1379022Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-24T14:37:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exterior
Networks of brazilian franchises internationalized : evolution of method of entry abroad
title Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exterior
spellingShingle Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exterior
Aguiar, Helder de Souza
Franquias (Comércio varejista)
Comércio exterior
Globalização
Franchises (Retail trade)
Foreign trade
Globalization
Franchising
Internationalization of franchising
Franchising and foreign market entry
Input Methods for franchises abroad
Artigo original
title_short Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exterior
title_full Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exterior
title_fullStr Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exterior
title_full_unstemmed Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exterior
title_sort Redes de franquia brasileiras internacionalizadas : evolução do método de entrada no exterior
author Aguiar, Helder de Souza
author_facet Aguiar, Helder de Souza
Consoni, Flávia Luciane, 1973-
Bernardes, Roberto Carlos
author_role author
author2 Consoni, Flávia Luciane, 1973-
Bernardes, Roberto Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Helder de Souza
Consoni, Flávia Luciane, 1973-
Bernardes, Roberto Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Franquias (Comércio varejista)
Comércio exterior
Globalização
Franchises (Retail trade)
Foreign trade
Globalization
Franchising
Internationalization of franchising
Franchising and foreign market entry
Input Methods for franchises abroad
Artigo original
topic Franquias (Comércio varejista)
Comércio exterior
Globalização
Franchises (Retail trade)
Foreign trade
Globalization
Franchising
Internationalization of franchising
Franchising and foreign market entry
Input Methods for franchises abroad
Artigo original
description Resumo: Este artigo analisa os métodos de entrada das franquias brasileiras quando optam por se instalar fora do Brasil. Tendo como base um estudo multicasos, foram realizadas entrevistas presenciais em 2012 com 21 redes de franquias internacionalizadas. Entre os resultados, observou-se uma mudança de postura das redes de franquias brasileiras ao longo do tempo, com alteração no método de entrada em mercados internacionais. Destaca-se a intensificação da procura por parte de agentes externos dispostos a levar a marca para o exterior, fato que possibilitou que a estratégia predominante a partir de 2008 fosse franquear suas atividades diretamente a partir do Brasil
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16906
AGUIAR, Helder de Souza; CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos. Redes de franquia brasileiras internacionalizadas: evolução do método de entrada no exterior. Revista Ibero-Americana de Estratégia (IJSM) = Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM). São Paulo, SP. v. 13, n. 1, p. 34-48, mar. 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16906. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16906
identifier_str_mv AGUIAR, Helder de Souza; CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos. Redes de franquia brasileiras internacionalizadas: evolução do método de entrada no exterior. Revista Ibero-Americana de Estratégia (IJSM) = Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM). São Paulo, SP. v. 13, n. 1, p. 34-48, mar. 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16906. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1379022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030836076478464