Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RABELLO, Leonardo Lelis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CASTRO, Marina Magalhães de, OLIVEIRA, Rafael Ricardo Silva de, SILVA, Juliano Rodrigues
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/935
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo descritivo acerca das práticas de Governança Corporativa adotadas por 89 fintechs atuantes no Brasil, com base nas práticas recomendadas pelo IBGC. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, encontrou que é baixo o número de fintechs que divulgam diretrizes estatutárias que definam o número de diretores, a nomeação do diretor-presidente e a do presidente do Conselho de Administração, bem como o prazo de mandato e a forma como os avalia. Embora o IBGC recomende a instituição de um Comitê de Auditoria, as empresas da amostra parecem tê-lo substituído pelo Conselho Fiscal, sob as quais, os atributos deste órgão, não deve ser o de assessorar o Conselho de Administração, mas o de fiscalizar os atos da administração. O estudo traz a tona que, embora se constate um crescimento no número de fintechs no Brasil, este setor tem ainda muito a desenvolver quanto à adoção de melhores práticas de governança, o que pode tardar uma possível abrangência delas para mercados onde possam concorrer de igual para igual com instituições financeiras tradicionais onde se requer maior acesso e transparência a informação para o usuário.
id FECAP-0_80505e5204c8e5d80b3360c2a1830288
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/935
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Governança corporativa nas fintechs: evidências no BrasilGovernança corporativa - Estudo de casosInovações tecnológicas - FinançasMercado financeiro - BrasilCIÊNCIAS CONTÁBEISEsta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo descritivo acerca das práticas de Governança Corporativa adotadas por 89 fintechs atuantes no Brasil, com base nas práticas recomendadas pelo IBGC. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, encontrou que é baixo o número de fintechs que divulgam diretrizes estatutárias que definam o número de diretores, a nomeação do diretor-presidente e a do presidente do Conselho de Administração, bem como o prazo de mandato e a forma como os avalia. Embora o IBGC recomende a instituição de um Comitê de Auditoria, as empresas da amostra parecem tê-lo substituído pelo Conselho Fiscal, sob as quais, os atributos deste órgão, não deve ser o de assessorar o Conselho de Administração, mas o de fiscalizar os atos da administração. O estudo traz a tona que, embora se constate um crescimento no número de fintechs no Brasil, este setor tem ainda muito a desenvolver quanto à adoção de melhores práticas de governança, o que pode tardar uma possível abrangência delas para mercados onde possam concorrer de igual para igual com instituições financeiras tradicionais onde se requer maior acesso e transparência a informação para o usuário..Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAP2022-04-27T18:17:31Z2020-12-112022-04-27T18:17:31Z2021-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCONGRESSO ANPCONT, 14,, 11 a 15 dez., Foz do Iguaçu - PR .; RABELLO, Leonardo Lelis; CASTRO, Marina Magalhães de; OLIVEIRA, Rafael Ricardo Silva de; SILVA, Juliano Rodrigues. Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil. Artigo (Graduação em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/935porCongresso ANPCONTRABELLO, Leonardo LelisCASTRO, Marina Magalhães deOLIVEIRA, Rafael Ricardo Silva deSILVA, Juliano Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-10-10T20:38:28Zoai:tede.fecap.br:123456789/935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-10-10T20:38:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil
title Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil
spellingShingle Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil
RABELLO, Leonardo Lelis
Governança corporativa - Estudo de casos
Inovações tecnológicas - Finanças
Mercado financeiro - Brasil
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil
title_full Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil
title_fullStr Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil
title_full_unstemmed Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil
title_sort Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil
author RABELLO, Leonardo Lelis
author_facet RABELLO, Leonardo Lelis
CASTRO, Marina Magalhães de
OLIVEIRA, Rafael Ricardo Silva de
SILVA, Juliano Rodrigues
author_role author
author2 CASTRO, Marina Magalhães de
OLIVEIRA, Rafael Ricardo Silva de
SILVA, Juliano Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RABELLO, Leonardo Lelis
CASTRO, Marina Magalhães de
OLIVEIRA, Rafael Ricardo Silva de
SILVA, Juliano Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Governança corporativa - Estudo de casos
Inovações tecnológicas - Finanças
Mercado financeiro - Brasil
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Governança corporativa - Estudo de casos
Inovações tecnológicas - Finanças
Mercado financeiro - Brasil
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo descritivo acerca das práticas de Governança Corporativa adotadas por 89 fintechs atuantes no Brasil, com base nas práticas recomendadas pelo IBGC. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, encontrou que é baixo o número de fintechs que divulgam diretrizes estatutárias que definam o número de diretores, a nomeação do diretor-presidente e a do presidente do Conselho de Administração, bem como o prazo de mandato e a forma como os avalia. Embora o IBGC recomende a instituição de um Comitê de Auditoria, as empresas da amostra parecem tê-lo substituído pelo Conselho Fiscal, sob as quais, os atributos deste órgão, não deve ser o de assessorar o Conselho de Administração, mas o de fiscalizar os atos da administração. O estudo traz a tona que, embora se constate um crescimento no número de fintechs no Brasil, este setor tem ainda muito a desenvolver quanto à adoção de melhores práticas de governança, o que pode tardar uma possível abrangência delas para mercados onde possam concorrer de igual para igual com instituições financeiras tradicionais onde se requer maior acesso e transparência a informação para o usuário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
2021-04-27
2022-04-27T18:17:31Z
2022-04-27T18:17:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONGRESSO ANPCONT, 14,, 11 a 15 dez., Foz do Iguaçu - PR .; RABELLO, Leonardo Lelis; CASTRO, Marina Magalhães de; OLIVEIRA, Rafael Ricardo Silva de; SILVA, Juliano Rodrigues. Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil. Artigo (Graduação em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo.
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/935
identifier_str_mv CONGRESSO ANPCONT, 14,, 11 a 15 dez., Foz do Iguaçu - PR .; RABELLO, Leonardo Lelis; CASTRO, Marina Magalhães de; OLIVEIRA, Rafael Ricardo Silva de; SILVA, Juliano Rodrigues. Governança corporativa nas fintechs: evidências no Brasil. Artigo (Graduação em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso ANPCONT
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850327018569728