Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lames, Liliane da Costa Jacobs
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/494
Resumo: As formas tradicionais de conceber o conhecimento vêm revigorando a discussão sobre currículo interdisciplinar e metodologias ativas no ensino-aprendizagem. As tecnologias digitais ganham destaque neste contexto, expandindo-se aí a cultura virtual. O objetivo desta pesquisa foi investigar de que modo docentes de uma IES do estado de São Paulo estão utilizando as mídias digitais em suas aulas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista. Constatou-se que as novas tecnologias estão presentes em sala de aula, entretanto, não têm proporcionado maiores avanços aos métodos tradicionais de ensino, pois, enquanto ferramenta de mediação pedagógica, ainda não estão suficientemente assimiladas pelos professores. As tecnologias digitais ainda não conseguiram otimizar o processo de ensino-aprendizagem aproximando efetivamente o discente e os conteúdos de ensino. A aquisição e manipulação de informações por meio das novas tecnologias por si só não são suficientes, como técnica pela técnica não garantem a otimização do processo de construção do conhecimento pelos discentes. A intervenção por parte do educador é fundamental em vista da criação de um vínculo entre as experiências de vida do discente e o conteúdo acadêmico. Para que a integração das novas tecnologias na prática pedagógica seja efetiva e esteja condizente com as atuais orientações curriculares, faz-se necessário uma política de formação continuada com o objetivo não só do domínio técnico de cada tecnologia ou software e suas potencialidades, mas também do domínio pedagógico e da maneira como essas ferramentas podem ser usadas em sala de aula, de modo a criar na IES condições de sua efetiva utilização. Essas condições organizacionais e operacionais envolvem tanto a logística (equipamentos, manutenção, espaço, condição de acesso por professores e alunos) como processos formativos dos educadores que orientem a sua utilização e permitem detectar dificuldades e possibilidades de inovação. Conclui-se, assim, que os ganhos na aprendizagem do discente estão ligados à familiarização com as tecnologias digitais e à confiança em relação à sua utilização em sala de aula. Independentemente da geração que o docente pertence e do contexto tecnológico em que viveu, ele é capaz de aprender e saber lidar com o novo, basta que esteja aberto à aprendizagem e encontre na IES fomento às suas experiências e a oportunidade de desenvolver suas competências para o uso das novas tecnologias.
id FECAP-0_b06fbd361d17489b4e1a80fdf6395a20
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/494
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógicaDigital mediaAccounting educationDidactic and teaching practiceTeather trainingEnsino superior - MetodologiaPrática de ensino - Mídia digitalContabilidade - Estudo e ensino (Superior)Professores universitários - FormaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISAs formas tradicionais de conceber o conhecimento vêm revigorando a discussão sobre currículo interdisciplinar e metodologias ativas no ensino-aprendizagem. As tecnologias digitais ganham destaque neste contexto, expandindo-se aí a cultura virtual. O objetivo desta pesquisa foi investigar de que modo docentes de uma IES do estado de São Paulo estão utilizando as mídias digitais em suas aulas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista. Constatou-se que as novas tecnologias estão presentes em sala de aula, entretanto, não têm proporcionado maiores avanços aos métodos tradicionais de ensino, pois, enquanto ferramenta de mediação pedagógica, ainda não estão suficientemente assimiladas pelos professores. As tecnologias digitais ainda não conseguiram otimizar o processo de ensino-aprendizagem aproximando efetivamente o discente e os conteúdos de ensino. A aquisição e manipulação de informações por meio das novas tecnologias por si só não são suficientes, como técnica pela técnica não garantem a otimização do processo de construção do conhecimento pelos discentes. A intervenção por parte do educador é fundamental em vista da criação de um vínculo entre as experiências de vida do discente e o conteúdo acadêmico. Para que a integração das novas tecnologias na prática pedagógica seja efetiva e esteja condizente com as atuais orientações curriculares, faz-se necessário uma política de formação continuada com o objetivo não só do domínio técnico de cada tecnologia ou software e suas potencialidades, mas também do domínio pedagógico e da maneira como essas ferramentas podem ser usadas em sala de aula, de modo a criar na IES condições de sua efetiva utilização. Essas condições organizacionais e operacionais envolvem tanto a logística (equipamentos, manutenção, espaço, condição de acesso por professores e alunos) como processos formativos dos educadores que orientem a sua utilização e permitem detectar dificuldades e possibilidades de inovação. Conclui-se, assim, que os ganhos na aprendizagem do discente estão ligados à familiarização com as tecnologias digitais e à confiança em relação à sua utilização em sala de aula. Independentemente da geração que o docente pertence e do contexto tecnológico em que viveu, ele é capaz de aprender e saber lidar com o novo, basta que esteja aberto à aprendizagem e encontre na IES fomento às suas experiências e a oportunidade de desenvolver suas competências para o uso das novas tecnologias.The traditional ways of conceiving knowledge are reinvigorating the discussion on interdisciplinary curriculum and active methods in teaching and learning. Digital technologies are highlighted in this context, expanding around the virtual culture. The objective of this research was to investigate how teachers in a university in the state of São Paulo are using digital media in their classes. For this purpose, we performed an exploratory and qualitative research. Data were collected through questionnaires and interviews. It was found that new technologies are present in the classroom, however, have not provided major advances to traditional teaching methods, because, as a tool for pedagogical mediation, are still not sufficiently assimilated by teachers. Digital technologies have not yet optimized the process of teaching and learning, effectively approaching the student and teaching contents. The acquisition and manipulation of information through new technologies alone are not sufficient, as technique by technique does not ensure the optimization of the process of knowledge construction by students. The intervention by the educator is crucial in view of creating a link between the life experiences of students and academic content. For the integration of new technologies in teaching practice is effective and consistent with the current curriculum guidelines, it is necessary a policy of continuous training in order to provide not only a technical mastery of each technology or software and its capabilities, but also a pedagogical mastery and how these tools can be used in the classroom to create conditions of its effective use in the higher education institutions. These organizational and operational conditions involve both logistics (equipment, maintenance, space, condition of access by teachers and students) as formative processes of educators to guide their use and help detecting problems and opportunities for innovation. It follows therefore that the gains in student learning are related to familiarity with digital technologies and the trust regarding their use in the classroom. Regardless to the generation that the teacher belongs and the technological context in which he lived, he is able to learn and deal with the new, being enough that he is open to learning and find in the higher education institutions support to their experiences and the opportunity to develop their skills in the use of new technologies.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisSlomski, Vilma GeniCPF:55203418934http://lattes.cnpq.br/4037547425398159Pereira, Anisio CandidoCPF:04122291887http://lattes.cnpq.br/5798574967417360Silva, Antonio Carlos Ribeiro daCPF:35927305504http://lattes.cnpq.br/4931873747655821Lames, Liliane da Costa Jacobs2015-12-03T18:35:20Z2012-05-142011-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLAMES, Liliane da Costa Jacobs. Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica. 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:40Zoai:tede.fecap.br:tede/494Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica
title Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica
spellingShingle Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica
Lames, Liliane da Costa Jacobs
Digital media
Accounting education
Didactic and teaching practice
Teather training
Ensino superior - Metodologia
Prática de ensino - Mídia digital
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Professores universitários - Formação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica
title_full Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica
title_fullStr Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica
title_full_unstemmed Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica
title_sort Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica
author Lames, Liliane da Costa Jacobs
author_facet Lames, Liliane da Costa Jacobs
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Slomski, Vilma Geni
CPF:55203418934
http://lattes.cnpq.br/4037547425398159
Pereira, Anisio Candido
CPF:04122291887
http://lattes.cnpq.br/5798574967417360
Silva, Antonio Carlos Ribeiro da
CPF:35927305504
http://lattes.cnpq.br/4931873747655821
dc.contributor.author.fl_str_mv Lames, Liliane da Costa Jacobs
dc.subject.por.fl_str_mv Digital media
Accounting education
Didactic and teaching practice
Teather training
Ensino superior - Metodologia
Prática de ensino - Mídia digital
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Professores universitários - Formação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Digital media
Accounting education
Didactic and teaching practice
Teather training
Ensino superior - Metodologia
Prática de ensino - Mídia digital
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Professores universitários - Formação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description As formas tradicionais de conceber o conhecimento vêm revigorando a discussão sobre currículo interdisciplinar e metodologias ativas no ensino-aprendizagem. As tecnologias digitais ganham destaque neste contexto, expandindo-se aí a cultura virtual. O objetivo desta pesquisa foi investigar de que modo docentes de uma IES do estado de São Paulo estão utilizando as mídias digitais em suas aulas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista. Constatou-se que as novas tecnologias estão presentes em sala de aula, entretanto, não têm proporcionado maiores avanços aos métodos tradicionais de ensino, pois, enquanto ferramenta de mediação pedagógica, ainda não estão suficientemente assimiladas pelos professores. As tecnologias digitais ainda não conseguiram otimizar o processo de ensino-aprendizagem aproximando efetivamente o discente e os conteúdos de ensino. A aquisição e manipulação de informações por meio das novas tecnologias por si só não são suficientes, como técnica pela técnica não garantem a otimização do processo de construção do conhecimento pelos discentes. A intervenção por parte do educador é fundamental em vista da criação de um vínculo entre as experiências de vida do discente e o conteúdo acadêmico. Para que a integração das novas tecnologias na prática pedagógica seja efetiva e esteja condizente com as atuais orientações curriculares, faz-se necessário uma política de formação continuada com o objetivo não só do domínio técnico de cada tecnologia ou software e suas potencialidades, mas também do domínio pedagógico e da maneira como essas ferramentas podem ser usadas em sala de aula, de modo a criar na IES condições de sua efetiva utilização. Essas condições organizacionais e operacionais envolvem tanto a logística (equipamentos, manutenção, espaço, condição de acesso por professores e alunos) como processos formativos dos educadores que orientem a sua utilização e permitem detectar dificuldades e possibilidades de inovação. Conclui-se, assim, que os ganhos na aprendizagem do discente estão ligados à familiarização com as tecnologias digitais e à confiança em relação à sua utilização em sala de aula. Independentemente da geração que o docente pertence e do contexto tecnológico em que viveu, ele é capaz de aprender e saber lidar com o novo, basta que esteja aberto à aprendizagem e encontre na IES fomento às suas experiências e a oportunidade de desenvolver suas competências para o uso das novas tecnologias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
2012-05-14
2015-12-03T18:35:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAMES, Liliane da Costa Jacobs. Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica. 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/494
identifier_str_mv LAMES, Liliane da Costa Jacobs. Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica. 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330883620864