Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DELGADO, Andréia Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/944
Resumo: O desenvolvimento de competências empreendedoras é mais exigido dos profissionais recém-formados nos cursos de Ciências Sociais Aplicadas. Tais competências não devem ser utilizadas apenas na criação de novos negócios, mas também na vida profissional dos indivíduos dentro de um ambiente corporativo. Diante desse cenário, esta pesquisa tem o objetivo de investigar o nível de confiança dos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis oferecidos por Instituições Privadas de Ensino Superior (IES) da cidade de São Paulo, em relação ao comportamento empreendedor e suas competências. Para se obter os resultados, utilizou-se o método de pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, cujos dados foram computados por meio de um questionário elaborado com assertivas a serem respondidas através de escala Likert de sete pontos, aplicada em uma amostra de 54 respondentes. As apurações demonstraram que as competências e habilidades estão, de certa forma, presentes nos alunos concluintes. Contudo, ao serem confrontados sobre como empregar essas habilidades e, no que tange à iniciativa necessária para empreender, 75,45% dos respondentes mostram que há insegurança e falta de confiança. Em suma, observou-se que as competências do comportamento empreendedor, por mais que existam e sejam tratadas ao longo da vida acadêmica dos alunos, talvez ainda não gerem suficientemente a confiança necessária para utilizá-las nos momentos precisos. A partir de tais resultados, entende-se que as competências empreendedoras precisam ser mais destacadas na grade curricular do curso, considerando que, cada dia mais, o mundo corporativo e dos negócios exige profissionais melhor preparados para lidarem com incertezas, dificuldades e grandes mudanças
id FECAP-0_89df9413ec955bc5c31facf5dd7cc0ea
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/944
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São PauloEmpreendedores – ContabilidadeEmpreendedores – Comportamento – Ensino SuperiorCompetências – Contabilidade – Ensino SuperiorEnsino Superior – São PauloEntrepreneurs - AccountingEntrepreneurs - BehaviorCore competencies - Accounting -Education, Higher - São Paulo (Brazil)CIÊNCIAS CONTÁBEISO desenvolvimento de competências empreendedoras é mais exigido dos profissionais recém-formados nos cursos de Ciências Sociais Aplicadas. Tais competências não devem ser utilizadas apenas na criação de novos negócios, mas também na vida profissional dos indivíduos dentro de um ambiente corporativo. Diante desse cenário, esta pesquisa tem o objetivo de investigar o nível de confiança dos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis oferecidos por Instituições Privadas de Ensino Superior (IES) da cidade de São Paulo, em relação ao comportamento empreendedor e suas competências. Para se obter os resultados, utilizou-se o método de pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, cujos dados foram computados por meio de um questionário elaborado com assertivas a serem respondidas através de escala Likert de sete pontos, aplicada em uma amostra de 54 respondentes. As apurações demonstraram que as competências e habilidades estão, de certa forma, presentes nos alunos concluintes. Contudo, ao serem confrontados sobre como empregar essas habilidades e, no que tange à iniciativa necessária para empreender, 75,45% dos respondentes mostram que há insegurança e falta de confiança. Em suma, observou-se que as competências do comportamento empreendedor, por mais que existam e sejam tratadas ao longo da vida acadêmica dos alunos, talvez ainda não gerem suficientemente a confiança necessária para utilizá-las nos momentos precisos. A partir de tais resultados, entende-se que as competências empreendedoras precisam ser mais destacadas na grade curricular do curso, considerando que, cada dia mais, o mundo corporativo e dos negócios exige profissionais melhor preparados para lidarem com incertezas, dificuldades e grandes mudançasEach year, the development of entrepreneurial skills is more demanded of newly graduated Applied Social Sciences professionals. Such skills should not only be used on the new business’s creation, but also in the professional lives of individuals within a corporate environment. In this scenario, this research aims to investigate the confidence level Accounting Graduation offered by Private Institutions of Higher Education (HEI) in São Paulo city, in relation to entrepreneurial behavior and competences. We obtained the results through the descriptive research method with a quantitative approach was used, whose data were computed through a questionnaire elaborated with assertions to be answered using a seven-point Likert scale, applied to a sample of 54 respondents. The findings showed that skills and abilities are, in certain ways, present in graduating students. However, when confronted about how to use these skills and the initiative needed to undertake, 75,45% of the respondents showed that there are insecurity and lack of confidence. In conclusion, we observed that the skills of entrepreneurial behavior, no matter how much they are present and dealt with throughout the student’s academic life, perhaps still do not generate enough confidence to use them in the right moments. From these results, we understood that entrepreneurship needs to be more highlighted in the curriculum courses, considering that the corporate and business world increasingly requires professionals who are better prepared to deal with uncertainties, difficulties, and major changes.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1EL-KHATIB, Ahmed Sameer http://lattes.cnpq.br/4342154115808776ARAÚJO, Juliano Augusto Orsi deBARROS, Pedro Henrique deDELGADO, Andréia Ramos2022-05-09T14:07:19Z2022-05-092022-05-09T14:07:19Z2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/944porDELGADO, Andréia Ramos. Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo. 2021. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2021info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2022-05-09T14:07:19Zoai:tede.fecap.br:123456789/944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2022-05-09T14:07:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
title Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
spellingShingle Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
DELGADO, Andréia Ramos
Empreendedores – Contabilidade
Empreendedores – Comportamento – Ensino Superior
Competências – Contabilidade – Ensino Superior
Ensino Superior – São Paulo
Entrepreneurs - Accounting
Entrepreneurs - Behavior
Core competencies - Accounting -
Education, Higher - São Paulo (Brazil)
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
title_full Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
title_fullStr Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
title_sort Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
author DELGADO, Andréia Ramos
author_facet DELGADO, Andréia Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EL-KHATIB, Ahmed Sameer
 http://lattes.cnpq.br/4342154115808776
ARAÚJO, Juliano Augusto Orsi de
BARROS, Pedro Henrique de
dc.contributor.author.fl_str_mv DELGADO, Andréia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedores – Contabilidade
Empreendedores – Comportamento – Ensino Superior
Competências – Contabilidade – Ensino Superior
Ensino Superior – São Paulo
Entrepreneurs - Accounting
Entrepreneurs - Behavior
Core competencies - Accounting -
Education, Higher - São Paulo (Brazil)
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Empreendedores – Contabilidade
Empreendedores – Comportamento – Ensino Superior
Competências – Contabilidade – Ensino Superior
Ensino Superior – São Paulo
Entrepreneurs - Accounting
Entrepreneurs - Behavior
Core competencies - Accounting -
Education, Higher - São Paulo (Brazil)
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description O desenvolvimento de competências empreendedoras é mais exigido dos profissionais recém-formados nos cursos de Ciências Sociais Aplicadas. Tais competências não devem ser utilizadas apenas na criação de novos negócios, mas também na vida profissional dos indivíduos dentro de um ambiente corporativo. Diante desse cenário, esta pesquisa tem o objetivo de investigar o nível de confiança dos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis oferecidos por Instituições Privadas de Ensino Superior (IES) da cidade de São Paulo, em relação ao comportamento empreendedor e suas competências. Para se obter os resultados, utilizou-se o método de pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, cujos dados foram computados por meio de um questionário elaborado com assertivas a serem respondidas através de escala Likert de sete pontos, aplicada em uma amostra de 54 respondentes. As apurações demonstraram que as competências e habilidades estão, de certa forma, presentes nos alunos concluintes. Contudo, ao serem confrontados sobre como empregar essas habilidades e, no que tange à iniciativa necessária para empreender, 75,45% dos respondentes mostram que há insegurança e falta de confiança. Em suma, observou-se que as competências do comportamento empreendedor, por mais que existam e sejam tratadas ao longo da vida acadêmica dos alunos, talvez ainda não gerem suficientemente a confiança necessária para utilizá-las nos momentos precisos. A partir de tais resultados, entende-se que as competências empreendedoras precisam ser mais destacadas na grade curricular do curso, considerando que, cada dia mais, o mundo corporativo e dos negócios exige profissionais melhor preparados para lidarem com incertezas, dificuldades e grandes mudanças
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
2022-05-09T14:07:19Z
2022-05-09
2022-05-09T14:07:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/944
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DELGADO, Andréia Ramos. Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo. 2021. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330985332736