Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, Marcelo Rabelo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/429
Resumo: A perícia contábil é uma opção de atuação profissional para os futuros contadores. A resolução CNE/CES N. 10/2004, determinou que os cursos de Ciências Contábeis devem formar profissionais aptos a interagir com o contexto atual, o que requer boas condições de ensino e professores qualificados nas disciplinas e conteúdos, inclusive perícia contábil. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar as condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na grande São Paulo. Foram analisadas as condições de ensino e obtidas as percepções de coordenadores de cursos e professores de Perícia Contábil em dois grupos de cursos: o 1º. com 7 dos 10 melhores classificados pelo ENADE de 2006, e o 2º. com 10 cursos escolhidos por acessibilidade. Foram usadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, análise de conteúdo para avaliação dos programas de disciplina obtidos, além de estatística descritiva combinada o escalonamento multidimensional para os dados coletados com os questionários. A análise dos programas revelou maiores preocupações e cuidados do grupo das melhores IES em relação a: completude do programa, variação nas estratégias de ensino, ênfase em determinados grupos de conteúdos, e variedade nos critérios de avaliação. A análise das percepções dos respondentes indicou para as demais IES: maior rotatividade dos coordenadores dos cursos, e maior concordância de que os conteúdos oferecidos estão relacionados aos objetivos do curso. Os resultados obtidos com as assertivas indicaram que os sujeitos de três das melhores IES e de três das demais IES têm, ao nível de cada uma, opiniões semelhantes quanto às dimensões denominadas "aspectos gerais da disciplina" e "atividades complementares", embora não haja concordância ao nível dos grupos de IES e das dimensões. Os sujeitos das IES restantes separados nas categorias "professor" e "coordenador" revelaram possuir opiniões distintas em relação aos mesmos "aspectos gerais da disciplina" e "atividades complementares".
id FECAP-0_cb45f3855c8fd84060fe8a023f6075b6
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/429
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São PauloForensic accounting - Study and teaching (Higher)Perícia contábil - Estudo e ensino (Superior)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISA perícia contábil é uma opção de atuação profissional para os futuros contadores. A resolução CNE/CES N. 10/2004, determinou que os cursos de Ciências Contábeis devem formar profissionais aptos a interagir com o contexto atual, o que requer boas condições de ensino e professores qualificados nas disciplinas e conteúdos, inclusive perícia contábil. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar as condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na grande São Paulo. Foram analisadas as condições de ensino e obtidas as percepções de coordenadores de cursos e professores de Perícia Contábil em dois grupos de cursos: o 1º. com 7 dos 10 melhores classificados pelo ENADE de 2006, e o 2º. com 10 cursos escolhidos por acessibilidade. Foram usadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, análise de conteúdo para avaliação dos programas de disciplina obtidos, além de estatística descritiva combinada o escalonamento multidimensional para os dados coletados com os questionários. A análise dos programas revelou maiores preocupações e cuidados do grupo das melhores IES em relação a: completude do programa, variação nas estratégias de ensino, ênfase em determinados grupos de conteúdos, e variedade nos critérios de avaliação. A análise das percepções dos respondentes indicou para as demais IES: maior rotatividade dos coordenadores dos cursos, e maior concordância de que os conteúdos oferecidos estão relacionados aos objetivos do curso. Os resultados obtidos com as assertivas indicaram que os sujeitos de três das melhores IES e de três das demais IES têm, ao nível de cada uma, opiniões semelhantes quanto às dimensões denominadas "aspectos gerais da disciplina" e "atividades complementares", embora não haja concordância ao nível dos grupos de IES e das dimensões. Os sujeitos das IES restantes separados nas categorias "professor" e "coordenador" revelaram possuir opiniões distintas em relação aos mesmos "aspectos gerais da disciplina" e "atividades complementares".Forensic Accounting is an option of professional career for future Accountants. It was determined by the Brazilian Resolution CNE/ CES N. 1012004 that the accounting students should be able to interact with the real context. Therefore, the courses should offer qualified professors to teach all the disciplines from the Accounting Course, and Forensic Accounting is also included. Considering this context, the aim of this research was to identify and analyze the teaching conditions of how the discipline Forensic Accounting is taught in Accounting Courses in São Paulo city. It was analyzed the teaching conditions and obtained the perceptions from coordinators of the courses concerning Forensic Accounting in two different groups: the first grouped 7 out of the 10 best ranked Accounting courses, according to ENADE 2006 - a Brazilian test that aims to analyze the teaching conditions at Brazilian Universities - and the second grouped 10 random courses, chosen because of accessibility. Some research techniques were applied in this work, as the bibliographical, documental, the analysis of content to evaluate the obtained description of the disciplines, as well as the combination of descriptive statistics and multidimensional scaling for the data collected through questionnaires. The analysis of the descriptions showed that the best ranked courses give more attention to all the content in the description, to the variation in the teaching strategies, to specific blocks of content and to the range of evaluation criteria. The analysis of the coordinators from the other universities indicated that, in such universities, there is a more constant change of course coordinators and an agreement that the offered contents are related to the aims of the course. The results obtained from the questionnaires showed that, within each university, the subjects from 3 of the best ranked universities and from 3 of the other random universities have similar views relating the dimensions "general aspects of the disciplines" and "extra activities". However, there is no agreement between the 2 distinct groups and the dimensions. It was also verified that the subjects classified into the categories "professor" and "coordinator" have different views concerning the already mentioned "general aspects of the disciplines" and "extra activities".FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Ornelas, Martinho Maurício Gomes deCPF:02185407872http://lattes.cnpq.br/0534372721867524Weffort, Elionor Farah JreigeCPF:14773512806http://lattes.cnpq.br/3929537799335350Henrique, Marcelo Rabelo2015-12-03T18:35:04Z2010-06-262008-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfHENRIQUE, Marcelo Rabelo. Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2008.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:30Zoai:tede.fecap.br:tede/429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo
title Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo
spellingShingle Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo
Henrique, Marcelo Rabelo
Forensic accounting - Study and teaching (Higher)
Perícia contábil - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo
title_full Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo
title_fullStr Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo
title_full_unstemmed Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo
title_sort Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo
author Henrique, Marcelo Rabelo
author_facet Henrique, Marcelo Rabelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peleias, Ivam Ricardo
CPF:01402220812
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
Ornelas, Martinho Maurício Gomes de
CPF:02185407872
http://lattes.cnpq.br/0534372721867524
Weffort, Elionor Farah Jreige
CPF:14773512806
http://lattes.cnpq.br/3929537799335350
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique, Marcelo Rabelo
dc.subject.por.fl_str_mv Forensic accounting - Study and teaching (Higher)
Perícia contábil - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Forensic accounting - Study and teaching (Higher)
Perícia contábil - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description A perícia contábil é uma opção de atuação profissional para os futuros contadores. A resolução CNE/CES N. 10/2004, determinou que os cursos de Ciências Contábeis devem formar profissionais aptos a interagir com o contexto atual, o que requer boas condições de ensino e professores qualificados nas disciplinas e conteúdos, inclusive perícia contábil. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar as condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na grande São Paulo. Foram analisadas as condições de ensino e obtidas as percepções de coordenadores de cursos e professores de Perícia Contábil em dois grupos de cursos: o 1º. com 7 dos 10 melhores classificados pelo ENADE de 2006, e o 2º. com 10 cursos escolhidos por acessibilidade. Foram usadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, análise de conteúdo para avaliação dos programas de disciplina obtidos, além de estatística descritiva combinada o escalonamento multidimensional para os dados coletados com os questionários. A análise dos programas revelou maiores preocupações e cuidados do grupo das melhores IES em relação a: completude do programa, variação nas estratégias de ensino, ênfase em determinados grupos de conteúdos, e variedade nos critérios de avaliação. A análise das percepções dos respondentes indicou para as demais IES: maior rotatividade dos coordenadores dos cursos, e maior concordância de que os conteúdos oferecidos estão relacionados aos objetivos do curso. Os resultados obtidos com as assertivas indicaram que os sujeitos de três das melhores IES e de três das demais IES têm, ao nível de cada uma, opiniões semelhantes quanto às dimensões denominadas "aspectos gerais da disciplina" e "atividades complementares", embora não haja concordância ao nível dos grupos de IES e das dimensões. Os sujeitos das IES restantes separados nas categorias "professor" e "coordenador" revelaram possuir opiniões distintas em relação aos mesmos "aspectos gerais da disciplina" e "atividades complementares".
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-24
2010-06-26
2015-12-03T18:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HENRIQUE, Marcelo Rabelo. Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2008.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/429
identifier_str_mv HENRIQUE, Marcelo Rabelo. Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2008.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850328627085312