Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Clodoir Gabriel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/404
Resumo: Esse estudo, de natureza qualitativa, se propôs a investigar como se dá a relação entre a gestão de stakeholders e a criação de valor, buscando contribuir para os estudos do campo da Administração. Para isso, foi considerado o modelo de Harrison et al. (2010), que propõe uma discussão se a gestão do stakeholder gera valor. Os objetivos específicos deste estudo são: (a) aprofundar o modelo proposto por Harrison et al. (2010), avaliando sua aplicabilidade à realidade brasileira, com ênfase na gestão do stakeholder fornecedor; (b) analisar um caso real, na relação empresa e stakeholders; (c) investigar como uma empresa do setor tecnologia da informação com foco no fornecedor pode aplicar o modelo de Harrison et al. (2010), para aumentar sua vantagem competitiva por meio da gestão de stakeholders; (d) levantar proposições sobre o tema, que possam ser testadas por outros pesquisadores. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso com ênfase no stakeholder fornecedor, ou seja, aquele que se interessa pela otimização1 dos negócios de seus clientes como forma de garantir a continuidade do fornecimento de seus próprios produtos. Participaram desse estudo stakeholders integrantes da empresa, quais sejam: diretor presidente; diretor financeiro; diretor de vendas; e fornecedor. Estas entrevistas geraram dados para a elaboração do presente estudo
id FECAP-0_eef227b62439e39fab8e1ec8b5be7abe
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/404
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de casoStrategic planning - Case studiesBusiness planning - Case studiesIndustrial management - Case studies.Planejamento estratégico - Estudo de casosPlanejamento empresarial - Estudo de casosAdministração de empresas - Estudo de casosADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASEsse estudo, de natureza qualitativa, se propôs a investigar como se dá a relação entre a gestão de stakeholders e a criação de valor, buscando contribuir para os estudos do campo da Administração. Para isso, foi considerado o modelo de Harrison et al. (2010), que propõe uma discussão se a gestão do stakeholder gera valor. Os objetivos específicos deste estudo são: (a) aprofundar o modelo proposto por Harrison et al. (2010), avaliando sua aplicabilidade à realidade brasileira, com ênfase na gestão do stakeholder fornecedor; (b) analisar um caso real, na relação empresa e stakeholders; (c) investigar como uma empresa do setor tecnologia da informação com foco no fornecedor pode aplicar o modelo de Harrison et al. (2010), para aumentar sua vantagem competitiva por meio da gestão de stakeholders; (d) levantar proposições sobre o tema, que possam ser testadas por outros pesquisadores. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso com ênfase no stakeholder fornecedor, ou seja, aquele que se interessa pela otimização1 dos negócios de seus clientes como forma de garantir a continuidade do fornecimento de seus próprios produtos. Participaram desse estudo stakeholders integrantes da empresa, quais sejam: diretor presidente; diretor financeiro; diretor de vendas; e fornecedor. Estas entrevistas geraram dados para a elaboração do presente estudoThis research, based on qualitative analysis, proposes to investigate the relationship between the shareholder management and value creation, seeking to collaborate with the Business Administration studies. Therefore, the Harisson et al. (2010) model considered, raising a discussion around the influence of management for value creation. The specific goals of this work are: (a) expanding the proposed model by Harisson et al. (2010), evaluating its applicability in the Brazilian scenario, focusing on the supplier stakeholder management; (b) analysing a real case, which is recognized as a successful one, towards the relationship of company and stakeholders; (c) Demonstrating how an Information Technology (IT) company focused on supplier can apply the model of Harison et al. (2010) model, looking to increase its competitive advantage by managing the stakeholders; (d) raising propositions about the theme for future development by other researchers. This investigation was made by studying the case focused on the supplier stakeholder, i.e., that one interested in optimizing its clients' business as a way to guarantee the relationship continuity for supplying products. The perspectives of members from the company used for this research, such as the President, Finance Director, Sales Director, and supplier, considered along this work. From these interviews, relevant data created for using in this researchFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasBARBERO, Edson RicardoCPF:9070782820http://lattes.cnpq.br/6184493974682663ARMANDO, EduardoCPF:04699019854http://lattes.cnpq.br/2886663075479049LANGRAFE, Taiguara de FreitasCPF:1520030http://lattes.cnpq.br/4338985013408143VIEIRA, Clodoir Gabriel2015-12-03T18:33:16Z2015-10-202015-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfVIEIRA, Clodoir Gabriel. Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T20:03:12Zoai:tede.fecap.br:tede/404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T20:03:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso
title Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso
spellingShingle Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso
VIEIRA, Clodoir Gabriel
Strategic planning - Case studies
Business planning - Case studies
Industrial management - Case studies.
Planejamento estratégico - Estudo de casos
Planejamento empresarial - Estudo de casos
Administração de empresas - Estudo de casos
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso
title_full Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso
title_fullStr Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso
title_full_unstemmed Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso
title_sort Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso
author VIEIRA, Clodoir Gabriel
author_facet VIEIRA, Clodoir Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBERO, Edson Ricardo
CPF:9070782820
http://lattes.cnpq.br/6184493974682663
ARMANDO, Eduardo
CPF:04699019854
http://lattes.cnpq.br/2886663075479049
LANGRAFE, Taiguara de Freitas
CPF:1520030
http://lattes.cnpq.br/4338985013408143
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Clodoir Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Strategic planning - Case studies
Business planning - Case studies
Industrial management - Case studies.
Planejamento estratégico - Estudo de casos
Planejamento empresarial - Estudo de casos
Administração de empresas - Estudo de casos
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Strategic planning - Case studies
Business planning - Case studies
Industrial management - Case studies.
Planejamento estratégico - Estudo de casos
Planejamento empresarial - Estudo de casos
Administração de empresas - Estudo de casos
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description Esse estudo, de natureza qualitativa, se propôs a investigar como se dá a relação entre a gestão de stakeholders e a criação de valor, buscando contribuir para os estudos do campo da Administração. Para isso, foi considerado o modelo de Harrison et al. (2010), que propõe uma discussão se a gestão do stakeholder gera valor. Os objetivos específicos deste estudo são: (a) aprofundar o modelo proposto por Harrison et al. (2010), avaliando sua aplicabilidade à realidade brasileira, com ênfase na gestão do stakeholder fornecedor; (b) analisar um caso real, na relação empresa e stakeholders; (c) investigar como uma empresa do setor tecnologia da informação com foco no fornecedor pode aplicar o modelo de Harrison et al. (2010), para aumentar sua vantagem competitiva por meio da gestão de stakeholders; (d) levantar proposições sobre o tema, que possam ser testadas por outros pesquisadores. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso com ênfase no stakeholder fornecedor, ou seja, aquele que se interessa pela otimização1 dos negócios de seus clientes como forma de garantir a continuidade do fornecimento de seus próprios produtos. Participaram desse estudo stakeholders integrantes da empresa, quais sejam: diretor presidente; diretor financeiro; diretor de vendas; e fornecedor. Estas entrevistas geraram dados para a elaboração do presente estudo
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03T18:33:16Z
2015-10-20
2015-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Clodoir Gabriel. Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/404
identifier_str_mv VIEIRA, Clodoir Gabriel. Gestão de stakeholder e criação de valor: um estudo de caso. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850329373671424