Family Business Performance: A Perspective on Family Influence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Catarina Afonso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gama, Ana Paula Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
Texto Completo: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4040
Resumo: Purpose – The purpose of this study is to analyze the relationship between family influence, measured through power, experience and culture (F-PEC) and family business (FB) performance. Performance is measured from a financial and non-financial perspective.  Design/methodology/approach – Empirical study using the quantitative method and data collected through a questionnaire, answered by 169 Portuguese family firms. The survey design was based on prior research of FB performance and the F-PEC questionnaire. The exploratory factor analysis and multiple linear regression models are used.  Findings – The results indicate a negative relationship between experience and financial performance, a positive association between a culture of family commitment and performance (financial and non-economic goals), and a positive relationship between a culture of family values and non-economic goals. The results show the importance of agreement between the firm and the family goals. Family influence on FB performance cannot be seen only from a positive (stewardship theory) or a negative (agency theory) perspective.   Originality/value – Commitment increases financial performance and the achievement of non-economic goals (perpetuity and family assets). It is important to study how a culture of commitment leads to superior performance.  
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The exploratory factor analysis and multiple linear regression models are used.  Findings – The results indicate a negative relationship between experience and financial performance, a positive association between a culture of family commitment and performance (financial and non-economic goals), and a positive relationship between a culture of family values and non-economic goals. The results show the importance of agreement between the firm and the family goals. Family influence on FB performance cannot be seen only from a positive (stewardship theory) or a negative (agency theory) perspective.   Originality/value – Commitment increases financial performance and the achievement of non-economic goals (perpetuity and family assets). It is important to study how a culture of commitment leads to superior performance.  Objetivo – Analisar a relação existente entre o grau de influência da família, medida por meio do poder, da experiência e da cultura (F-PEC) na performance da empresa familiar (EF). A performance é medida em uma perspectiva financeira e não financeira. Metodologia – É um estudo empírico que utiliza o método quantitativo, usando como metodologia de recolha de dados o inquérito por questionário. Utilizou-se o método de amostragem não probabilístico por conveniência. A técnica estatística utilizada foi a análise fatorial exploratória e os modelos de regressão linear múltipla. Resultados – Os resultados sustentam a existência de uma relação negativa entre a experiência (mudança geracional) e a performance econômico-financeira e uma associação positiva entre a cultura de compromisso e a performance, quer econômico-financeira quer nos objetivos não econômicos. Também foi encontrada uma relação positiva entre a cultura de valores e os objetivos não econômicos da EF. Contribuições – Nas contribuições teóricas: a cultura de compromisso vincula o incremento quer da performance econômico-financeira quer dos objetivos de perpetuidade e de conservação do patrimônio familiar; a importância de estudar como a cultura de compromisso se transforma em uma performance superior.Objetivo – Analisar a relação existente entre o grau de influência da família, medida por meio do poder, da experiência e da cultura (F-PEC) na performance da empresa familiar (EF). A performance é medida em uma perspectiva financeira e não financeira. Metodologia – É um estudo empírico que utiliza o método quantitativo, usando como metodologia de recolha de dados o inquérito por questionário. Utilizou-se o método de amostragem não probabilístico por conveniência. A técnica estatística utilizada foi a análise fatorial exploratória e os modelos de regressão linear múltipla. Resultados – Os resultados sustentam a existência de uma relação negativa entre a experiência (mudança geracional) e a performance econômico-financeira e uma associação positiva entre a cultura de compromisso e a performance, quer econômico-financeira quer nos objetivos não econômicos. Também foi encontrada uma relação positiva entre a cultura de valores e os objetivos não econômicos da EF. Contribuições – Nas contribuições teóricas: a cultura de compromisso vincula o incremento quer da performance econômico-financeira quer dos objetivos de perpetuidade e de conservação do patrimônio familiar; a importância de estudar como a cultura de compromisso se transforma em uma performance superior.FECAP2020-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/404010.7819/rbgn.v22i1.4040Review of Business Management; Vol. 22 No. 1 (2020); 163-182RBGN Revista Brasileira de Gestão de Negócios; Vol. 22 Núm. 1 (2020); 163-182RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios; v. 22 n. 1 (2020); 163-1821983-08071806-4892reponame:Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAPengporhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4040/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4040/pdf_1Copyright (c) 2019 Review of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Catarina AfonsoGama, Ana Paula Matias2021-07-21T15:52:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/4040Revistahttp://rbgn.fecap.br/RBGN/indexhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/oai||jmauricio@fecap.br1983-08071806-4892opendoar:2021-07-21T15:52:10Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
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