The relationship between strategy making and organizational learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Versiani, Ângela França
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rezende, Sérgio Fernando Loureiro, Magalhães, Ana Thereza Novaes, Vaz, Samir Lófti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
Texto Completo: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3888
Resumo: Purpose – This paper discusses the role of strategy making in organizational learning. By linking organizational learning and strategyas-practice literatures, the objective of this research was to analyze how intertwined the cognitive process and strategic activities are in organizational learning. Design/methodology/approach – The metodology used is a longitudinal qualitative single case study of one of the largest Brazilian companies in the power industry. The unit of analysis is the firm’s growth strategy through mergers and acquisitions from 2003 to 2012. Findings – The findings show that organizational learning involved four sequenced causal flows in which specific types of strategic activities contributed directly or indirectly to learning loops.Originality/value – Our main contribution is to show that the implementation of strategic activities is the key to strategic renewal.
id FECAP-3_2a77f957c1187ec0e33bcc13bc3da7b8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/3888
network_acronym_str FECAP-3
network_name_str Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
repository_id_str
spelling The relationship between strategy making and organizational learningA relação entre a elaboração de estratégias e a aprendizagem organizacionalA relação entre a elaboração de estratégias e a aprendizagem organizacionalOrganizational learningstrategizingstrategy makinggrowth strategystrategy-as-practice.Aprendizagem organizacionalcriação de estratégiaselaboração de estratégiasestratégia de crescimentoestratégia-comoprática.Aprendizagem organizacionalcriação de estratégiaselaboração de estratégiasestratégia de crescimentoestratégia-comoprática.Purpose – This paper discusses the role of strategy making in organizational learning. By linking organizational learning and strategyas-practice literatures, the objective of this research was to analyze how intertwined the cognitive process and strategic activities are in organizational learning. Design/methodology/approach – The metodology used is a longitudinal qualitative single case study of one of the largest Brazilian companies in the power industry. The unit of analysis is the firm’s growth strategy through mergers and acquisitions from 2003 to 2012. Findings – The findings show that organizational learning involved four sequenced causal flows in which specific types of strategic activities contributed directly or indirectly to learning loops.Originality/value – Our main contribution is to show that the implementation of strategic activities is the key to strategic renewal.Objetivo – Este artigo discute o papel da estratégia na aprendizagemorganizacional. Ao vincular a aprendizagem organizacional e asliteraturas sobre estratégia-como-prática, o objetivo da presente pesquisaé analisar a proximidade do processo cognitivo com as atividadesestratégicas na aprendizagem organizacional.Metodologia – A metodologia utilizada é um estudo de caso único,qualitativo e longitudinal de uma das maiores empresas brasileiros dosetor de energia. A unidade de análise é a estratégia de crescimento daempresa por meio de fusões e aquisições de 2003 a 2012.Resultados – Os resultados mostram que a aprendizagem organizacionalenvolveu quatro fluxos causais sequenciados, nos quais tipos específicosde atividades estratégicas contribuíram direta ou indiretamente paraos ciclos de aprendizagem.Contribuições – Nossa principal contribuição é mostrar que aimplantação de atividades estratégicas é a chave para a renovaçãoestratégica.Objetivo – Este artigo discute o papel da estratégia na aprendizagemorganizacional. Ao vincular a aprendizagem organizacional e asliteraturas sobre estratégia-como-prática, o objetivo da presente pesquisaé analisar a proximidade do processo cognitivo com as atividadesestratégicas na aprendizagem organizacional.Metodologia – A metodologia utilizada é um estudo de caso único,qualitativo e longitudinal de uma das maiores empresas brasileiros dosetor de energia. A unidade de análise é a estratégia de crescimento daempresa por meio de fusões e aquisições de 2003 a 2012.Resultados – Os resultados mostram que a aprendizagem organizacionalenvolveu quatro fluxos causais sequenciados, nos quais tipos específicosde atividades estratégicas contribuíram direta ou indiretamente paraos ciclos de aprendizagem.Contribuições – Nossa principal contribuição é mostrar que aimplantação de atividades estratégicas é a chave para a renovaçãoestratégica.FECAP2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/388810.7819/rbgn.v20i2.3888Review of Business Management; Vol. 20 No. 2 (2018); 157-177RBGN Revista Brasileira de Gestão de Negócios; Vol. 20 Núm. 2 (2018); 157-177RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios; v. 20 n. 2 (2018); 157-1771983-08071806-4892reponame:Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAPengporhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3888/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3888/pdf_1Copyright (c) 2018 Review of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessVersiani, Ângela FrançaRezende, Sérgio Fernando LoureiroMagalhães, Ana Thereza NovaesVaz, Samir Lófti2021-07-21T16:04:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/3888Revistahttp://rbgn.fecap.br/RBGN/indexhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/oai||jmauricio@fecap.br1983-08071806-4892opendoar:2021-07-21T16:04:08Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv The relationship between strategy making and organizational learning
A relação entre a elaboração de estratégias e a aprendizagem organizacional
A relação entre a elaboração de estratégias e a aprendizagem organizacional
title The relationship between strategy making and organizational learning
spellingShingle The relationship between strategy making and organizational learning
Versiani, Ângela França
Organizational learning
strategizing
strategy making
growth strategy
strategy-as-practice.
Aprendizagem organizacional
criação de estratégias
elaboração de estratégias
estratégia de crescimento
estratégia-comoprática.
Aprendizagem organizacional
criação de estratégias
elaboração de estratégias
estratégia de crescimento
estratégia-comoprática.
title_short The relationship between strategy making and organizational learning
title_full The relationship between strategy making and organizational learning
title_fullStr The relationship between strategy making and organizational learning
title_full_unstemmed The relationship between strategy making and organizational learning
title_sort The relationship between strategy making and organizational learning
author Versiani, Ângela França
author_facet Versiani, Ângela França
Rezende, Sérgio Fernando Loureiro
Magalhães, Ana Thereza Novaes
Vaz, Samir Lófti
author_role author
author2 Rezende, Sérgio Fernando Loureiro
Magalhães, Ana Thereza Novaes
Vaz, Samir Lófti
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Versiani, Ângela França
Rezende, Sérgio Fernando Loureiro
Magalhães, Ana Thereza Novaes
Vaz, Samir Lófti
dc.subject.por.fl_str_mv Organizational learning
strategizing
strategy making
growth strategy
strategy-as-practice.
Aprendizagem organizacional
criação de estratégias
elaboração de estratégias
estratégia de crescimento
estratégia-comoprática.
Aprendizagem organizacional
criação de estratégias
elaboração de estratégias
estratégia de crescimento
estratégia-comoprática.
topic Organizational learning
strategizing
strategy making
growth strategy
strategy-as-practice.
Aprendizagem organizacional
criação de estratégias
elaboração de estratégias
estratégia de crescimento
estratégia-comoprática.
Aprendizagem organizacional
criação de estratégias
elaboração de estratégias
estratégia de crescimento
estratégia-comoprática.
description Purpose – This paper discusses the role of strategy making in organizational learning. By linking organizational learning and strategyas-practice literatures, the objective of this research was to analyze how intertwined the cognitive process and strategic activities are in organizational learning. Design/methodology/approach – The metodology used is a longitudinal qualitative single case study of one of the largest Brazilian companies in the power industry. The unit of analysis is the firm’s growth strategy through mergers and acquisitions from 2003 to 2012. Findings – The findings show that organizational learning involved four sequenced causal flows in which specific types of strategic activities contributed directly or indirectly to learning loops.Originality/value – Our main contribution is to show that the implementation of strategic activities is the key to strategic renewal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3888
10.7819/rbgn.v20i2.3888
url https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3888
identifier_str_mv 10.7819/rbgn.v20i2.3888
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3888/pdf
https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3888/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Review of Business Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Review of Business Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP
publisher.none.fl_str_mv FECAP
dc.source.none.fl_str_mv Review of Business Management; Vol. 20 No. 2 (2018); 157-177
RBGN Revista Brasileira de Gestão de Negócios; Vol. 20 Núm. 2 (2018); 157-177
RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios; v. 20 n. 2 (2018); 157-177
1983-0807
1806-4892
reponame:Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
collection Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv ||jmauricio@fecap.br
_version_ 1798942369665515520