Innovation performance in service companies and KIBS vis-à-vis manufacturing: the relevance of absorptive capacity and openness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: A.C. Teixeira, Aurora
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bezerra dos Santos, Lilian Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
Texto Completo: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/2215
Resumo: Purpose – The present paper adds to the most recent current ofliterature that highlights the importance of innovation in services,analyzing a setting – Portugal – which is relatively backward in termsof innovation performance.Design/methodology/approach – Based on a sample of 4128companies (including 1489 service companies) that answered theCommunity Innovation Survey 2008, we assessed, by resorting tologistic regressions, the determinants of innovation performance inPortuguese companies.Findings – 1) Workers who have the 1st cycle of higher educationhave a positive and significant impact on the innovation of servicecompanies whereas PhDs are detrimental to companies’ innovativeperformance; 2) Companies in the service sector in general, and inKIBS in particular, that effectively invest in external and (continuous)internal R&D activities are more innovative; 3) External scientificsources of information for innovation are crucial (and much more thanin manufacturing) to the innovation performance of service companies,especially of KIBS; 4) Similarly to manufacturing, participation ininnovation activities in cooperation with foreign partners appears as akey factor in the innovative performance of service companies.Originality/value – The study demonstrates the influence ofcompanies’ openness and the relative importance attributed to differentsources of information for innovation on innovation outcomes ofservice companies (and KIBS) compared to manufacturing industries.
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2) Companies in the service sector in general, and inKIBS in particular, that effectively invest in external and (continuous)internal R&D activities are more innovative; 3) External scientificsources of information for innovation are crucial (and much more thanin manufacturing) to the innovation performance of service companies,especially of KIBS; 4) Similarly to manufacturing, participation ininnovation activities in cooperation with foreign partners appears as akey factor in the innovative performance of service companies.Originality/value – The study demonstrates the influence ofcompanies’ openness and the relative importance attributed to differentsources of information for innovation on innovation outcomes ofservice companies (and KIBS) compared to manufacturing industries.Objetivo – O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a maisrecente corrente de literatura que destaca a importância da inovaçãonos serviços, analisando um contexto – Portugal – caracterizado porum relativo atraso em termos de desempenho inovador.Metodologia – Com base em uma amostra de 4.128 empresas (incluindo1.489 de serviços) que responderam à Pesquisa Comunitária sobreInovação (PCI/CIS) 2008, avaliamos, recorrendo a regressões logísticas,os determinantes do desempenho da inovação nas empresas portuguesas.Resultados – 1) Os trabalhadores que possuem o 1º ciclo do ensinosuperior têm um impacto positivo e significativo na inovação das empresasde serviços, ao passo que os doutorados são prejudiciais para odesempenho inovador das empresas; 2) as empresas do setor dos serviçosem geral, e as dos KIBS em particular, que efetivamente investem ematividade de P&D externa e interna são mais inovadoras; 3) fontescientíficas externas de informação para inovação são críticas (e muitomais do que na indústria transformadora) para o desempenho inovadordas empresas de serviços, especialmente dos KIBS; 4) da mesmaforma para a indústria transformadora, a participação em atividadesde inovação em cooperação com parceiros estrangeiros emerge comoum fator-chave para o desempenho inovador das empresas de serviços.Contribuições – Explicita a influência de abertura das empresas e aimportância relativa atribuída às distintas fontes de informação para ainovação nos resultados de inovação das empresas de serviços (e KIBS)face às empresas da indústria transformadora.Objetivo – O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a maisrecente corrente de literatura que destaca a importância da inovaçãonos serviços, analisando um contexto – Portugal – caracterizado porum relativo atraso em termos de desempenho inovador.Metodologia – Com base em uma amostra de 4.128 empresas (incluindo1.489 de serviços) que responderam à Pesquisa Comunitária sobreInovação (PCI/CIS) 2008, avaliamos, recorrendo a regressões logísticas,os determinantes do desempenho da inovação nas empresas portuguesas.Resultados – 1) Os trabalhadores que possuem o 1º ciclo do ensinosuperior têm um impacto positivo e significativo na inovação das empresasde serviços, ao passo que os doutorados são prejudiciais para odesempenho inovador das empresas; 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