The effect of communication on the legitimacy and performance of organizations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado-Roman, Camilo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Diez-Martin, Francisco, Blanco-Gonzalez, Alicia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
Texto Completo: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4071
Resumo: Purpose – The aim of the investigation is to examine the effect of communication on the legitimacy and performance of organizations. The research framework was built based on Institutional Theory.  Design/methodology/approach – The data were collected from 613 surveys of patients and health personnel of public hospitals in Madrid (Spain) and analyzed through partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). The questionnaires were anonymous. No identification data or biomedical data were requested.  Findings – The results confirm the existence of a positive effect between communication and organizational legitimacy. They also indicate that the effect produced by communication on organizational performance is considerably greater than that produced by organizational legitimacy. The findings provide new knowledge on communication as an antecedent of organizational legitimacy. From a practical point of view, the research provides ideas on how hospital managers can improve their performance through communication management and organizational legitimacy.  Originality/value – New evidence of the effects of communication on the legitimacy and performance of organizations is provided. The effect and the predictive relevance of legitimacy in relation on the performance of organizations are also identified. 
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No identification data or biomedical data were requested.  Findings – The results confirm the existence of a positive effect between communication and organizational legitimacy. They also indicate that the effect produced by communication on organizational performance is considerably greater than that produced by organizational legitimacy. The findings provide new knowledge on communication as an antecedent of organizational legitimacy. From a practical point of view, the research provides ideas on how hospital managers can improve their performance through communication management and organizational legitimacy.  Originality/value – New evidence of the effects of communication on the legitimacy and performance of organizations is provided. The effect and the predictive relevance of legitimacy in relation on the performance of organizations are also identified. Objetivo – O objetivo desta pesquisa é examinar o efeito da comunicação na legitimidade e no desempenho das organizações. A estrutura da pesquisa foi construída com base na teoria institucional. Metodologia – Os dados foram coletados em 613 questionários de pacientes e profissionais de saúde de hospitais públicos de Madri (Espanha) e analisados por meio da modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os questionários eram anônimos. Não foram solicitados dados de identificação ou dados biomédicos. Resultados – Os resultados confirmam a existência de um efeito positivo entre comunicação e legitimidade organizacional. Eles também apontam que o efeito produzido pela comunicação no desempenho organizacional é consideravelmente maior do que aquele produzido pela legitimidade organizacional. Os resultados fornecem novos conhecimentos sobre a comunicação como um precedente da legitimidade organizacional. Do ponto de vista prático, a pesquisa apresenta ideias sobre como os gestores de hospitais podem melhorar seu desempenho por meio do gerenciamento da comunicação e da legitimidade organizacional. Contribuições – Novas evidências dos efeitos da comunicação sobre a legitimidade e o desempenho das organizações são fornecidas. Além disso, o efeito e a relevância preditiva da legitimidade no desempenho das organizações são identificados.Objetivo – O objetivo desta pesquisa é examinar o efeito da comunicação na legitimidade e no desempenho das organizações. A estrutura da pesquisa foi construída com base na teoria institucional. Metodologia – Os dados foram coletados em 613 questionários de pacientes e profissionais de saúde de hospitais públicos de Madri (Espanha) e analisados por meio da modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os questionários eram anônimos. Não foram solicitados dados de identificação ou dados biomédicos. Resultados – Os resultados confirmam a existência de um efeito positivo entre comunicação e legitimidade organizacional. Eles também apontam que o efeito produzido pela comunicação no desempenho organizacional é consideravelmente maior do que aquele produzido pela legitimidade organizacional. Os resultados fornecem novos conhecimentos sobre a comunicação como um precedente da legitimidade organizacional. Do ponto de vista prático, a pesquisa apresenta ideias sobre como os gestores de hospitais podem melhorar seu desempenho por meio do gerenciamento da comunicação e da legitimidade organizacional. Contribuições – Novas evidências dos efeitos da comunicação sobre a legitimidade e o desempenho das organizações são fornecidas. 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