Psychological Barriers in Single Stock Prices: Evidence from Three Emerging Markets
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) |
Texto Completo: | https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3049 |
Resumo: | Purpose – The purpose of the study is to examine the prices of some of the most widely traded stocks from Taiwan, Brazil and South Africa for indications of psychological barriers at round numbers.Design/methodology/approach – The sample under study includes a group of 24 stocks (8 for each one the emerging markets) during the period 2000-2014. We test for uniformity in the trailing digits of the stock prices and use regression and GARCH analysis to assess the differential impact of being above or below a possible barrier.Findings – We found no consistent psychological barriers in individual stock prices near round numbers. Moreover, we document that the relationship between risk and return tends to be weaker in the proximity of round numbers for about half of the stocks under study.Originality/value – This is the first study to examine the prices of single stocks from emerging markets for indications of psychological barriers at round numbers. Our results advocate special reflection regarding trading strategies linked to support and resistance levels in stock prices. |
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Psychological Barriers in Single Stock Prices: Evidence from Three Emerging MarketsBarreiras psicológicas no preço de ações individuais: evidências de três mercados emergentesBarreiras psicológicas no preço de ações individuais: evidências de três mercados emergentespsychological barriersM-valuesmarket psychologyround numbersemerging markets.Barreiras psicológicasvalores-Mpsicologia do mercadonúmeros redondosmercados emergentes.Barreiras psicológicasvalores-Mpsicologia do mercadonúmeros redondosmercados emergentes.Purpose – The purpose of the study is to examine the prices of some of the most widely traded stocks from Taiwan, Brazil and South Africa for indications of psychological barriers at round numbers.Design/methodology/approach – The sample under study includes a group of 24 stocks (8 for each one the emerging markets) during the period 2000-2014. We test for uniformity in the trailing digits of the stock prices and use regression and GARCH analysis to assess the differential impact of being above or below a possible barrier.Findings – We found no consistent psychological barriers in individual stock prices near round numbers. Moreover, we document that the relationship between risk and return tends to be weaker in the proximity of round numbers for about half of the stocks under study.Originality/value – This is the first study to examine the prices of single stocks from emerging markets for indications of psychological barriers at round numbers. Our results advocate special reflection regarding trading strategies linked to support and resistance levels in stock prices.Objetivo – O objetivo do presente estudo é examinar o preço de algumas das ações mais comercializadas de Taiwan, do Brasil e da África do Sul em relação a indícios de barreiras psicológicas em números redondos.Metodologia – A amostra em estudo inclui um grupo de 24 ações (oito para cada um dos mercados emergentes) do período de 2000 a 2014. Testamos a uniformidade nos dígitos finais do preço das ações e utilizamos a regressão e análise GARCH para avaliar o impacto diferencial de estar acima ou abaixo de uma possível barreira. Resultados – Não encontramos barreiras psicológicas consistentes no preço de ações individuais perto de números redondos. Além disso, documentamos que a relação entre risco e retorno tende a ser mais fraca perto de números redondos para cerca de metade das ações em estudo.Contribuições – Este é o primeiro estudo a examinar o preço de ações individuais dos mercados emergentes em relação a indícios de barreiras psicológicas em números redondos. Nossos resultados defendem reflexão especial sobre as estratégias de comercialização ligadas aos níveis de suporte e resistência no preço das ações.Objetivo – O objetivo do presente estudo é examinar o preço de algumas das ações mais comercializadas de Taiwan, do Brasil e da África do Sul em relação a indícios de barreiras psicológicas em números redondos.Metodologia – A amostra em estudo inclui um grupo de 24 ações (oito para cada um dos mercados emergentes) do período de 2000 a 2014. Testamos a uniformidade nos dígitos finais do preço das ações e utilizamos a regressão e análise GARCH para avaliar o impacto diferencial de estar acima ou abaixo de uma possível barreira.Resultados – Não encontramos barreiras psicológicas consistentes no preço de ações individuais perto de números redondos. Além disso, documentamos que a relação entre risco e retorno tende a ser mais fraca perto de números redondos para cerca de metade das ações em estudo.Contribuições – Este é o primeiro estudo a examinar o preço de ações individuais dos mercados emergentes em relação a indícios de barreiras psicológicas em números redondos. Nossos resultados defendem reflexão especial sobre as estratégias de comercialização ligadas aos níveis de suporte e resistência no preço das ações.FECAP2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/304910.7819/rbgn.v20i2.3049Review of Business Management; Vol. 20 No. 2 (2018); 248-272RBGN Revista Brasileira de Gestão de Negócios; Vol. 20 Núm. 2 (2018); 248-272RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios; v. 20 n. 2 (2018); 248-2721983-08071806-4892reponame:Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAPengporhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3049/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3049/pdf_1Copyright (c) 2018 Review of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobão, JúlioFernandes, João2021-07-21T16:04:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/3049Revistahttp://rbgn.fecap.br/RBGN/indexhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/oai||jmauricio@fecap.br1983-08071806-4892opendoar:2021-07-21T16:04:08Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
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