New business models: Beyond the shareholder approach
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) |
Texto Completo: | https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4035 |
Resumo: | Purpose – The first objective of this paper is to explain and compare new business models that are currently being successfully applied worldwide. The second objective is to carry out an empirical analysis to observe the perception of experts regarding these models, the differences between them, and their orientation toward the traditional theory of the firm or the stakeholder approach in some of the characteristic elements of the organizational structure of the firm. Design/methodology/approach – In a first step we conduct a literature review that compares the dominant theory of the firm (neoclassical model) with the stakeholder theory. Secondly, we present six additional business models and compare them with both the neoclassical and stakeholder approaches. In a second part of the paper we use a fuzzy Delphi methodology in order to collect qualitative information from a group of experts about those six additional business models. Findings – The stakeholder approach is a valuable explanatory tool to address how firms can generate a broader positive impact at the social level. Identifying the stakeholders that interact within the firm allows the firm’s managers to take into account their specific needs, which are usually not limited to profit maximization. Originality/value – Emerging business models can benefit from the stakeholder approach to integrate those needs due to an organizational structure focused on stakeholders' interests. |
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O segundo objetivo é realizar uma análise empírica para observar a percepção dos especialistas sobre esses modelos, as diferenças entre eles e sua orientação para a teoria tradicional de empresas ou para a abordagem das partes interessadas em alguns dos elementos característicos da estrutura organizacional das empresas. Metodologia – Em uma primeira etapa, realizamos uma análise da literatura que compara a teoria dominante de empresas (modelo neoclássico) com a teoria das partes interessadas. Em segundo lugar, apresentamos seis modelos de negócio adicionais e os comparamos com as abordagens neoclássica e das partes interessadas. Em uma segunda parte do artigo, usamos uma metodologia Delphi difusa para coletar informações qualitativas de um grupo de especialistas sobre esses seis modelos de negócio adicionais. Resultados – A abordagem das partes interessadas é uma ferramenta explicativa útil para abordar como as empresas podem gerar um impacto positivo mais amplo no nível social. A identificação das partes interessadas que interagem na empresa permite que os gestores levem em consideração suas necessidades específicas, que geralmente não se limitam à maximização do lucro. Contribuições – Modelos de negócio emergentes podem se beneficiar da abordagem das partes interessadas para integrar essas necessidades, devido a uma estrutura organizacional focada nos interesses das partes interessadas.Objetivo – O primeiro objetivo deste artigo é explicar e comparar novos modelos de negócio que estão sendo aplicados com sucesso em todo o mundo atualmente. O segundo objetivo é realizar uma análise empírica para observar a percepção dos especialistas sobre esses modelos, as diferenças entre eles e sua orientação para a teoria tradicional de empresas ou para a abordagem das partes interessadas em alguns dos elementos característicos da estrutura organizacional das empresas. Metodologia – Em uma primeira etapa, realizamos uma análise da literatura que compara a teoria dominante de empresas (modelo neoclássico) com a teoria das partes interessadas. Em segundo lugar, apresentamos seis modelos de negócio adicionais e os comparamos com as abordagens neoclássica e das partes interessadas. Em uma segunda parte do artigo, usamos uma metodologia Delphi difusa para coletar informações qualitativas de um grupo de especialistas sobre esses seis modelos de negócio adicionais. Resultados – A abordagem das partes interessadas é uma ferramenta explicativa útil para abordar como as empresas podem gerar um impacto positivo mais amplo no nível social. A identificação das partes interessadas que interagem na empresa permite que os gestores levem em consideração suas necessidades específicas, que geralmente não se limitam à maximização do lucro. 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