Modelo de vetorização de torque aplicado a veículos de competição de alto desempenho
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
Texto Completo: | https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5224 https://doi.org/10.31414/EE.2023.T.131669 |
Resumo: | Diante de um cenário com constante modificações tecnológicas envolvendo automóveis e veículos automotores em geral, como automóveis de passeio, transporte de carga, veículos de competição dentre outros, grandes desenvolvimentos nos sistemas de propulsão estão sendo impulsionados devido à eletrificação, evolução esta que não havia sido vista nos últimos 100 anos. Nesta linha de plena ascensão dos veículos com propulsão elétrica, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas, dentre elas a vetorização de torque. Essa técnica consiste em utilizar 4 motores implantados em cada uma das 4 rodas do veículo e fazer esses motores trabalharem de maneira independente. Este estudo visa explorar os métodos de projeto, simulação, teste e modelagem, visando implementar a vetorização de torque. Pretende desenvolver adicionalmente um protótipo de alto desempenho: um veículo de competição do tipo Fórmula SAE, em que o principal objetivo é a performance com o menor consumo de energia. Para o auxílio no desenvolvimento da vetorização de torque, foi incluído um modelamento matemático para prever o desempenho do veículo com tração nas 4 rodas independentes e para poder aprimorá-lo. O objetivo final desse trabalho é entregar um conjunto de métodos, procedimentos e tecnologias, condensadas em uma plataforma de pesquisa que pode ser utilizada para outras aplicações no âmbito universitário |
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Modelo de vetorização de torque aplicado a veículos de competição de alto desempenhoVeiculos eletricosVetorização de torqueControle do sistema de propulsãoSimuladorDiante de um cenário com constante modificações tecnológicas envolvendo automóveis e veículos automotores em geral, como automóveis de passeio, transporte de carga, veículos de competição dentre outros, grandes desenvolvimentos nos sistemas de propulsão estão sendo impulsionados devido à eletrificação, evolução esta que não havia sido vista nos últimos 100 anos. Nesta linha de plena ascensão dos veículos com propulsão elétrica, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas, dentre elas a vetorização de torque. Essa técnica consiste em utilizar 4 motores implantados em cada uma das 4 rodas do veículo e fazer esses motores trabalharem de maneira independente. Este estudo visa explorar os métodos de projeto, simulação, teste e modelagem, visando implementar a vetorização de torque. Pretende desenvolver adicionalmente um protótipo de alto desempenho: um veículo de competição do tipo Fórmula SAE, em que o principal objetivo é a performance com o menor consumo de energia. Para o auxílio no desenvolvimento da vetorização de torque, foi incluído um modelamento matemático para prever o desempenho do veículo com tração nas 4 rodas independentes e para poder aprimorá-lo. O objetivo final desse trabalho é entregar um conjunto de métodos, procedimentos e tecnologias, condensadas em uma plataforma de pesquisa que pode ser utilizada para outras aplicações no âmbito universitárioConsidering a scenario with constant technological changes involving automotive vehicles, such as passenger cars, cargo transportation, racecars, etc., major developments in propulsion systems are being driven due to electrification, this kind of evolution that has not been seen in the last one hundred years. In this exponential increasing line of electric propulsion system, several technologies have been developed, among them the torque vectoring. This technique consists of using four in-hub motors in each of the four vehicle wheels, allowing these four motors work independently. This study aims to implement torque vectoring in a Formula SAE type competition vehicle, in which the main objective is performance with the lowest energy consumption. To support the development of torque vectoring, a mathematical modeling was created to predict the performance of the vehicle with 4-wheel drive and to be able to improve it. The final objective of the work is to deliver a prototype faster and more efficient than the current vehicle, with electric propulsion, in addition to a research platform that can be used for other applications in the university environment, being able to be integrated with artificial intelligence to achieve the cutting edge of mobility technologyCentro Universitário FEI, São Bernardo do CampoGiacomini, R. C.Serralvo Neto, R.2024-01-10T15:48:49Z2024-01-10T15:48:49Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSERRALVO NETO, R. <b> Modelo de vetorização de torque aplicado a veículos de competição de alto desempenho. </b> 2023. 123 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EE.2023.T.131669.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5224https://doi.org/10.31414/EE.2023.T.131669porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-01T22:48:12Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/5224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2024-03-01T22:48:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false |
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