Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Melissa Galdino de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3082
Resumo: Essa pesquisa trata das características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico. Os alunos das Etecs Lauro Gomes e Juscelino Kubitschek de Oliveira foram selecionados para essa pesquisa. A investigação parte do seguinte questionamento: em que medida as características empreendedoras e o ambiente escolar podem influenciar na intenção empreendedora dos alunos do ensino médio/técnico das Etecs? Para responder tal pergunta, adotou-se o método quantitativo e utilizou-se a técnica de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). A amostra utilizada foi composta por 384 estudantes de cursos técnicos, tais como Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Química, Secretariado, entre outros. O modelo proposto, inicialmente aplicado no ensino superior, foi validado e se mostrou adequado aos alunos do ensino médio/técnico. As hipóteses confirmadas evidenciaram que a autoeficácia é influenciada positivamente pelas características empreendedoras; a intenção empreendedora influenciada positivamente pela autoeficácia e pelo ambiente escolar. Na análise de multigrupos houve confirmação em relação a existência de diferença entre o relacionamento da liderança e autoeficácia e sociabilidade e autoeficácia no que diz respeito ao curso. Os resultados da pesquisa contribuem no avanço do conhecimento acerca do interesse pela atividade empreendedora dos estudantes do ensino médio/técnico, algo incipiente na literatura nacional e internacional
id FEI_1f7eca6186c185f2cae7f62fb963668a
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3082
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnicoEmpreendimentosEnsino técnicoEnsino médioEssa pesquisa trata das características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico. Os alunos das Etecs Lauro Gomes e Juscelino Kubitschek de Oliveira foram selecionados para essa pesquisa. A investigação parte do seguinte questionamento: em que medida as características empreendedoras e o ambiente escolar podem influenciar na intenção empreendedora dos alunos do ensino médio/técnico das Etecs? Para responder tal pergunta, adotou-se o método quantitativo e utilizou-se a técnica de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). A amostra utilizada foi composta por 384 estudantes de cursos técnicos, tais como Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Química, Secretariado, entre outros. O modelo proposto, inicialmente aplicado no ensino superior, foi validado e se mostrou adequado aos alunos do ensino médio/técnico. As hipóteses confirmadas evidenciaram que a autoeficácia é influenciada positivamente pelas características empreendedoras; a intenção empreendedora influenciada positivamente pela autoeficácia e pelo ambiente escolar. Na análise de multigrupos houve confirmação em relação a existência de diferença entre o relacionamento da liderança e autoeficácia e sociabilidade e autoeficácia no que diz respeito ao curso. Os resultados da pesquisa contribuem no avanço do conhecimento acerca do interesse pela atividade empreendedora dos estudantes do ensino médio/técnico, algo incipiente na literatura nacional e internacionalThis research deals with the entrepreneurial characteristics and the school environment in the entrepreneurial intention of high school/technical students. The students of the Etecs Lauro Gomes and Juscelino Kubitschek de Oliveira were selected for this research. Research is part of the following question: to what extent are entrepreneurial characteristics and the school environment influenced by the entrepreneurial intent of high school/technical students of the Etecs? To answer this question, the quantitative method was adopted and the Partial Least Squares (PLS-SEM) was used technique. The sample used consisted of 384 students of technical courses, such as Administration, Systems Development, Chemistry. Secretariat, among others. The proposed model, initially applied in higher education, was validated and proved appropriate for high school/technical students. The confirmed hypotheses showed that self-efficacy is positively influenced by the entrepreneurial characteristics; the entrepreneurial intent positively influenced by the self-efficacy and the school environment. In the analysis of Multigroups there was confirmation regarding the existence of difference between the relationship of leadership and self-efficacy and sociability and self-efficacy in relation to the course. The results of kwowledge about the interest in the entrepreneurial activity of high school/technical students, something incipient in the national and international literatureCentro Universitário FEI, São PauloIizuka, Edson SadaoSouza, Melissa Galdino de2020-06-18T20:34:17Z2020-06-18T20:34:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Melissa Galdino de. <b> Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico. </b> 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2019 Disponível em: &lt;https://doi.org/10.31414/ADM.2019.D.130975&gt;. Acesso em: 16 mar. 2020.10.31414/ADM.2019.D.130975https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3082porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:01:35Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3082Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T13:01:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico
title Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico
spellingShingle Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico
Souza, Melissa Galdino de
Empreendimentos
Ensino técnico
Ensino médio
title_short Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico
title_full Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico
title_fullStr Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico
title_full_unstemmed Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico
title_sort Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico
author Souza, Melissa Galdino de
author_facet Souza, Melissa Galdino de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iizuka, Edson Sadao
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Melissa Galdino de
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendimentos
Ensino técnico
Ensino médio
topic Empreendimentos
Ensino técnico
Ensino médio
description Essa pesquisa trata das características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico. Os alunos das Etecs Lauro Gomes e Juscelino Kubitschek de Oliveira foram selecionados para essa pesquisa. A investigação parte do seguinte questionamento: em que medida as características empreendedoras e o ambiente escolar podem influenciar na intenção empreendedora dos alunos do ensino médio/técnico das Etecs? Para responder tal pergunta, adotou-se o método quantitativo e utilizou-se a técnica de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). A amostra utilizada foi composta por 384 estudantes de cursos técnicos, tais como Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Química, Secretariado, entre outros. O modelo proposto, inicialmente aplicado no ensino superior, foi validado e se mostrou adequado aos alunos do ensino médio/técnico. As hipóteses confirmadas evidenciaram que a autoeficácia é influenciada positivamente pelas características empreendedoras; a intenção empreendedora influenciada positivamente pela autoeficácia e pelo ambiente escolar. Na análise de multigrupos houve confirmação em relação a existência de diferença entre o relacionamento da liderança e autoeficácia e sociabilidade e autoeficácia no que diz respeito ao curso. Os resultados da pesquisa contribuem no avanço do conhecimento acerca do interesse pela atividade empreendedora dos estudantes do ensino médio/técnico, algo incipiente na literatura nacional e internacional
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-06-18T20:34:17Z
2020-06-18T20:34:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Melissa Galdino de. <b> Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico. </b> 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2019 Disponível em: &lt;https://doi.org/10.31414/ADM.2019.D.130975&gt;. Acesso em: 16 mar. 2020.
10.31414/ADM.2019.D.130975
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3082
identifier_str_mv SOUZA, Melissa Galdino de. <b> Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico. </b> 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2019 Disponível em: &lt;https://doi.org/10.31414/ADM.2019.D.130975&gt;. Acesso em: 16 mar. 2020.
10.31414/ADM.2019.D.130975
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3082
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225180149448704