Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, J. da C. e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/241
Resumo: Os sistemas colaborativos utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão são ferramentas importantes para o compartilhamento do conhecimento acadêmico. Este estudo exploratório busca entender as características de um sistema colaborativo para a aprendizagem e a gestão do conhecimento acadêmico em ensino e pesquisa, e aborda como os sistemas de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem auxiliam nos mecanismos de conversão do conhecimento acadêmico. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a coleta e análise das concepções de pesquisadores e gestores de IES reconhecidas por sua proposta inovadora e pioneirismo em tecnologia educacional. Foi utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo em torno das categorias: compartilhamento de informação e conhecimento, funcionalidades, interações sociais e relação tempo-espaço
id FEI_25104e242599b320b0d70915f7284f8c
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/241
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativosGestão do conhecimentoAmbientes colaborativosSistemas informatizadosOs sistemas colaborativos utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão são ferramentas importantes para o compartilhamento do conhecimento acadêmico. Este estudo exploratório busca entender as características de um sistema colaborativo para a aprendizagem e a gestão do conhecimento acadêmico em ensino e pesquisa, e aborda como os sistemas de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem auxiliam nos mecanismos de conversão do conhecimento acadêmico. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a coleta e análise das concepções de pesquisadores e gestores de IES reconhecidas por sua proposta inovadora e pioneirismo em tecnologia educacional. Foi utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo em torno das categorias: compartilhamento de informação e conhecimento, funcionalidades, interações sociais e relação tempo-espaçoCollaborative systems used in teaching, research and extended learning activities are important to share academic knowledge. This exploratory study seeks to understand the characteristics of a collaborative system that manages learning, teaching and research. This study addresses how content management systems and learning mechanisms assist in the conversion of academic knowledge. A qualitative research was applied, with the collection and analysis of managers and researches conceptions, from Higher Educational Institutions that are recognized for its innovative approach and pioneering educational technology. The semi-structured interviews technique and content analysis were used around the categories: information and knowledge, sharing contents features, social interactions and time-spaceCentro Universitário FEI, São PauloMascarenhas, A. O.Silva, J. da C. e2019-03-15T17:44:45Z2019-03-15T17:44:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/241porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:17:51Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T13:17:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativos
title Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativos
spellingShingle Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativos
Silva, J. da C. e
Gestão do conhecimento
Ambientes colaborativos
Sistemas informatizados
title_short Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativos
title_full Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativos
title_fullStr Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativos
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativos
title_sort Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativos
author Silva, J. da C. e
author_facet Silva, J. da C. e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mascarenhas, A. O.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, J. da C. e
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Ambientes colaborativos
Sistemas informatizados
topic Gestão do conhecimento
Ambientes colaborativos
Sistemas informatizados
description Os sistemas colaborativos utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão são ferramentas importantes para o compartilhamento do conhecimento acadêmico. Este estudo exploratório busca entender as características de um sistema colaborativo para a aprendizagem e a gestão do conhecimento acadêmico em ensino e pesquisa, e aborda como os sistemas de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem auxiliam nos mecanismos de conversão do conhecimento acadêmico. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a coleta e análise das concepções de pesquisadores e gestores de IES reconhecidas por sua proposta inovadora e pioneirismo em tecnologia educacional. Foi utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo em torno das categorias: compartilhamento de informação e conhecimento, funcionalidades, interações sociais e relação tempo-espaço
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-03-15T17:44:45Z
2019-03-15T17:44:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/241
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/241
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225182287495168