Cidades Virtuais como um ambiente educacional colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Daniel Nehme
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: de Oliveira, Otto Lopes Braitback, Remião, Joelma Adriana Abrão, Silveira, Paloma Dias, Martins, Márcio André Rodrigues, Axt, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12139
Resumo: O CIVITAS (Cidades Virtuais com Tecnologias para Aprendizagem e Simulação) é um projeto de pes- quisa, ensino e extensão, orientado por uma abordagem voltada à construção das cidades imaginadas pelos alunos, nos primeiros anos do ensino fundamental, com ênfase na quarta série. Os professores juntamente com as crianças aventuram-se neste projeto sobre um desvio em relação ao currículo oficial, proposto para refletir sobre a invenção das cidades. Neste contexto, o jogo Città é apresentado como um ambiente que permite a criação de conteúdos digitais, real / virtual / imaginário de cidades, permitindo diferentes formas de interação entre os alunos, por meio de computa- dores em rede. As situações de cooperação, possibilitadas pelo acesso ao jogo, são ferramentas para professores e alunos poderem pensar as informações que operam como regra geral e palavras de ordem com a invenção da cidade / conhecimento.
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