Avaliação do perfil de pilotagem do motociclista brasileiro na cidade de São Paulo e sua relação com a durabilidade do veículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fossa, Sergio Skoretzky
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3101
Resumo: A principal ideia deste trabalho é apresentar uma proposta para a avaliação do perfil de pilotagem adotado por condutores brasileiros na cidade de São Paulo e sua influência com a durabilidade de uma motocicleta. Durante a execução da pesquisa, foi utilizada uma moto equipada com sensores e um sistema de aquisição de dados capaz de coletar informações da rede de bordo e dos sensores adicionais que foram anexados ao veículo. Para que o estudo pudesse ser executado, um banco de dados foi desenvolvido com as informações adquiridas durante sessões de pilotagem executadas por 30 diferentes condutores. Eles foram convidados a participar da pesquisa, de forma que o padrão de condução dos participantes pudesse ser avaliado. Após a coleta dos dados, um estudo estatístico baseado em testes de hipóteses foi aplicado para as três variáveis de interesse (tempo de condução, velocidade média e porcentagem de abertura do acelerador), todas monitoradas em tempo real durante a pilotagem por um trajeto real em vias públicas. Os testes estatísticos confirmaram que para estas variáveis, pelo menos uma das classes de condutores estudadas se destacou em comparação com as demais, sendo que com a intensão de se desenvolver uma análise de durabilidade a partir dos dados colhidos, a força vertical no eixo dianteiro da motocicleta foi calculada para cada piloto ao longo do tempo de execução do percurso. Posteriormente, a partir da aplicação de um algoritmo baseado na teoria de contagem de ciclos Rainflow, uma nova análise estatística para que uma comparação entre os intervalos de confiança associados aos quocientes de severidade média entre as três amostras da população de pilotos fosse executada. Ao término do trabalho, concluiu-se que dois dos três grupos analisados apresentaram características semelhantes associadas aos carregamentos impostos pelos diferentes pilotos
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Para que o estudo pudesse ser executado, um banco de dados foi desenvolvido com as informações adquiridas durante sessões de pilotagem executadas por 30 diferentes condutores. Eles foram convidados a participar da pesquisa, de forma que o padrão de condução dos participantes pudesse ser avaliado. Após a coleta dos dados, um estudo estatístico baseado em testes de hipóteses foi aplicado para as três variáveis de interesse (tempo de condução, velocidade média e porcentagem de abertura do acelerador), todas monitoradas em tempo real durante a pilotagem por um trajeto real em vias públicas. Os testes estatísticos confirmaram que para estas variáveis, pelo menos uma das classes de condutores estudadas se destacou em comparação com as demais, sendo que com a intensão de se desenvolver uma análise de durabilidade a partir dos dados colhidos, a força vertical no eixo dianteiro da motocicleta foi calculada para cada piloto ao longo do tempo de execução do percurso. Posteriormente, a partir da aplicação de um algoritmo baseado na teoria de contagem de ciclos Rainflow, uma nova análise estatística para que uma comparação entre os intervalos de confiança associados aos quocientes de severidade média entre as três amostras da população de pilotos fosse executada. Ao término do trabalho, concluiu-se que dois dos três grupos analisados apresentaram características semelhantes associadas aos carregamentos impostos pelos diferentes pilotosThe aim of this paper is to present a method to evaluate the riding profile adopted by Brazilian riders in São Paulo city and its influence in the vehicle durability. For that, it was used an instrumented motorcycle which was equipped with sensors and a data acquisition device. The system was able to collect the vehicle on board signals and the information provided by the additional sensors. In order to enable the analysis, a data set was developed with the measurements collected during the riding sessions performed by 30 different riders, which were invited to participate in this research to provide the necessary data for the riding profile evaluation. A statistical analysis based on hypothesis tests was then applied to the three most relevant variables (riding time, average speed and throttle body opening), all real time monitored during the riding through a route performed in public roads. The hypothesis tests confirmed that for these variables, at least one group of riders was different between the others that were investigated. In order to enable a relation to the durability analysis by the collected data, the vertical force applied in the front wheel axle was calculated against the riding time for each rider. Lately, through a Rainflow cycles counting algorithm implementation, a new statistical analysis was performed to compare the confidence intervals for the quotients in the median severity associated to the three studied riders´ samples. At the end, it was concluded that two from the three analyzed groups presented similar load characteristicsporpt_BRCentro Universitário FEI, São Bernardo do CampoMotocicletasMotociclistasAvaliação do perfil de pilotagem do motociclista brasileiro na cidade de São Paulo e sua relação com a durabilidade do veículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALfulltext.pdfapplication/pdf6740627https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3101/1/fulltext.pdf39d60ec628d3c7ff315c2d175bdbad7fMD51TEXTfulltext.pdf.txtfulltext.pdf.txtExtracted texttext/plain272098https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3101/2/fulltext.pdf.txt9371557010acd00e537211357739ec7aMD52THUMBNAILfulltext.pdf.jpgfulltext.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3101/3/fulltext.pdf.jpg5fc44b6b83e8db698e8c84c8dd2efb98MD53FEI/31012020-06-19 00:00:53.708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRI
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